-
Teoria de Herzberg, a satisfação abrange as Rel. Interpessoais, as Condições físicas e os Itens de segurança. A motivação abrange Realização, Reconhecimento e Possibilidade de Crescimenot. Dai, a questão está errada, porque afeta o seu nível de satisfação e não motivação.
-
" Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação- Higiene".Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação.Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. ":)
-
Os fatores motivacionais (intrínsecos) seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg afirma que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto
nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos (extrínsecos) influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.
Bons estudos!!
-
Quando estamos estudando o importante para entender e fixar a materia e CONTEXTUALIZAR - Neste tõpico podemos citar um exemplo- Joao e um medico e acabou de ser designado depois de anos de tentativas para compor uma equipe de medicos para atuar na regiao Amazonica sera que ele vai estar motivado ou desmotivado naquele localidade cheia de mosquitos, higiene precaria.....Obvio que estara motivado pois o seu objetivo maior salvar vidas estra sendo concretizado INDEPENDENTE DOS FATORES HIGIENICOS serem insatisfatorios.
-
Herzberg elaborou a teoria dos 2 fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas.
Existem fatores higiênicos - Jamais gerão satisfação, portanto são insatisfeitos ou na melhor das possibilidades não insatisfeitos. São aqueles relacionados a salários, benefícios sociais, tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais do trabalho, políticas e diretrizes das empresas, clima organizacional, os regulamentos internos. Ou seja não geram motivação. Pode-se dizer que são as necessidades fisiológicas, sociais e de segurança de Maslow.
Os fatores motivacionais geram satisfação e motivação, portanto são ou satisfeitos ou na pior das hipóteses não satisfeitos. São aqueles relacionados a sentimentos de crescimento individual, reconhecimento e auto-realização. São as necessidades de estima e auto-realização de Maslow.
-
Acho que o comentário de Cris é o mais coerente: "Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. ".
Os fatores higiênicos podem causar INsatisfação! Acho que o erro da questão está justamento em citar que a insatisfação afetará DECISIVAMENTE o seu nível de motivação. O x da questão está no DECISIVAMENTE!
-
Pessoal, gravem estas duas linhas abaixo: é o suficiente pra matar várias questões!
- Fatores intrínsecos (motivacionais) - se presentes, geram motivação;
- Fatores extrínsecos (higiênicos) - se presentes, levam a NÃO-SATISFAÇÃO
Traduzindo: os fatores higiênicos apenas impedem, se presentes, que o indivíduo se motive (não-satisfação). Não quer dizer, entretanto, que ele fique insatisfeito.
-
Caro Juraci Junior, acho que você se equivocou no seu posicionamento.
Os fatores higiênicos, se presentes, não necessariamente causarão motivação, apenas garantem que não haverá insatisfação. Por outro lado, se ausentes, causarão insatisfação.
- Fatores intrínsecos (motivacionais) - se presentes, geram motivação;
- Fatores extrínsecos (higiênicos) - se presentes, levam a NÃO-INSATISFAÇÃO;
-
Errado.
Conforme a teoria de Herzberg, a insatisfação está ligada ao fator higiênico extrínseco, ou seja, na liderança, relações pessoais, salário, política administração e recursos humanos, condição física e segurança trabalho. Diante dos fatos apresentados a insatisfação relaciona-se ao ambiente de trabalho e não a motivação do trabalhador.
Bons estudos
-
Segundo o professor, FLÁVIO POMPÊO, do ponto dos concursos:
"Os Fatores de higiene, também chamados insatisfacientes, são fatores
extrínsecos, ou exteriores ao trabalho. Para Herzberg, eles podem causar a insatisfação
e desmotivação se não atendidos, mas, se atendidos, não
necessariamente causarão a motivação. Entre estes fatores, estão os
seguintes: “segurança, status, relações de poder, vida pessoal, salário,
condições de trabalho, supervisão, política e administração da empresa”.
Os fatores motivadores, também chamados satisfacientes, são os fatores
intrínsecos, internos ao trabalho. Estes fatores podem causar a satisfação e a
motivação. Entre eles, estão os seguintes: “crescimento, progresso,
responsabilidade, o próprio trabalho, o reconhecimento e a realização”.
Percebam que a principal sutileza desta teoria refere-se ao fato de que ações
organizacionais que contemplem apenas os fatores de higiene não irão causar
motivação."
Acho que o erro ficou em DECISIVAMENTE...
-
Então,
na questão q44178 da Cespe, dá como certo o seguinte:
"Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos. "
Aqui, afirma-se que a ausência do fator higiênico causou impacto na motivação.
Alguém poderia ajudar?
Bom estudo a todos.
-
Oi André...não tenho total convicção do que vou dizer, mas fica aqui a sugestão de interpretação :
O servidor está insatisfeito.
A instatisfação está ligada a fatores extrínsecos (Higiene) e tais fatores são controlados pela Administração, ou seja, o nível de insatisfação varia perante os atos da Adm.
A ausência de fatores higiênicos (banheiro sujo, por exemplo) é algo que está sob domínio da Adm, logo, quando a ADM deixa de fazer algo, a insatisfação aumenta.
E aumento de insatisfação = motivação impactada! A banca não está sendo pontual ao dizer que a motivação aumentou, mas somente que a motivação foi impactada!!!!
Eu pensaria assim para responder......agora se a banca errou, eu iria errar junto !!!!!!!
-
Caros André e José,
O Cespe dá como errada a seguinte questão (31527):
Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação.
Se tirarmos a palavra "decisamente" o sentido ficaria igual ao da questão 44178. É muita sutileza...
-
Concordo com o último colega, e não com o primeiro comentário.
Teoria de Herzberg, a satisfação abrange as Rel. Interpessoais, as Condições físicas e os Itens de segurança. A motivação abrange Realização, Reconhecimento e Possibilidade de Crescimenot. Dai, a questão está errada, porque afeta o seu nível de satisfação e não motivação.
Esse foi o primeiro comentário, só para facilitar. O erro não é essa troca de palavra que ele citou, pois motivação e satisfação são palavras relativamente próximas. Acredito que o concurseiro precisa ler a questão e dizer: NÃO NECESSARIAMENTE. Está afirmando que as condições físicas do trabalho afetam decisivamente a motivação do sujeito. Como um dos ótimos comentários explicou, o cara na Amazônia, ou no Médico de Fronteiras, dificilmente terá condições físicas favoráveis em seu trabalho, mas o nível de satisfação dele pode ser absurdamente alto, pode ser médio, baixo, muito baixo, depende. As condições intrínsecas é que vão responder se as condições EXTRÍNSECAS vão afetar, e não somente as condições extrínsecas por si. E houve um outro comentário dizendo que a afirmativa era absurda à luz do senso comum, mas após ouvir as explicações muito bem colocadas por alguns, tendo a concordar com a afirmativa mesmo no senso comum. Servidor público é muito amplo, existem vários tipos de servidores públicos, e se o salário e as condições de estabilidade forem satisfatórios, duvido que a insatisfação com o local de trabalho vai deixar o servidor decisivamente desmotivado. Por isso após ler a questão é preciso dizer, não necessariamente.
-
ERRADO
NENHUM FATOR PODE INFLUENCIAR NA MOTIVAÇÃO , PORÉM PODE DESPERTÁ-LA EM ALGÚEM .
A MOTIVAÇÃO É FRUTO DA PRÓPRIA PESSOA , POR ISSO , NÃO SE PODE DIZER QUE - PELA SITUAÇÃO DE AMBIENTE FÍSICO- SERÁ DECISIVO PARA DESMOTIVAÇÃO
-
Teoria dos dois Fatores de Herzberg
Com base na ideia de que as necessidades induzem ao comportamento, Herzberg formulou sua Teoria dos dois Fatores, segundo a qual existem fatores extrínsecos ou higiênicos, que se estiverem ausentes, causarão a insatisfação do trabalhador; por outro lado, se estiverem presentes, não necessariamente causarão sua motivação.
Os fatores intrínsecos ou motivacionais são os que devem estar presentes para que o trabalhador se sinta motivado. Herzberg considera que a motivação nasce daqueles fatores que estão ligados ao conteúdo do cargo. Por isto ele propõe o enriquecimento das tarefas como forma de motivar o empregado.
O enriquecimento de tarefas (job enrichment) consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo.
Segundo Herzberg, o enriquecimento de tarefas traz efeitos altamente desejáveis, como o aumento da motivação, aumento de produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade de pessoal (demissões de empregados).
Assim, como consequência, o enriquecimento de tarefas levaria a um atendimento das necessidades de autorrealização, levando o trabalhador a se sentir motivado a obter níveis cada vez mais elevados de desempenho.
-
Concordo com os colegas Marcelo Lacerda e Felipe Brandão.
A palavra "decisivamente" torna a questão errada, justamente porque é impossível saber se tal fator irá influenciar com certeza na motivação do empregado. Pode muito bem não afetar como pode afetar, como disse o Felipe a motivação é algo interno. Busquei um pouco de base teórica e encontrei algo interessante.
Idalberto Chivavenato - Administração Geral e Pública, Pág. 231
"As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das diversas situações de vida. As necessidades ou os motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. Cada pessoa possui motivos ou necessidades que condicionam seu comportamento e que são pessoais e individuais, pois são determinados por fatores que formam a personalidade, por traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas pela experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa. Ademais, cada pessoa pode sentir e perceber seus motivos e necessidades de maneira diferente, em diferentes épocas ou situações".
Abraço e bons estudos!
-
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Logo,a ausencia de fatores higienicos podem sim DESMOTIVAR, mas não DECISIVAMENTE!
decisivo
de.ci.si.vo
adj (lat decisivu) 1 Que decide, que põe fim a uma indecisão. 2 Em que não há dúvida. 3 Que termina um pleito, uma disputa, uma guerra. 4 Corajoso, enérgico, pronto, resoluto.
fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=decisivo
-
Fatores Higiênicos:
São as condições às quais as pessoas são submetidas enquanto trabalham, ou seja, o contexto do cargo, como relações com colegas, segurança no cargo, salário, políticas da organização, e condições de trabalho.
Fatores Motivacionais:
São o conteúdo, as tarefas, obrigações e prestígio do cargo em si. É o status, o reconhecimento, o crescimento e a responsabilidade inerente ao cargo.
-
Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:
- "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo; ESSES SÃO DECIDIDAMENTE MOTIVACIONAIS
- "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
Pode não motivar com fatores higiênicos mas para motivar somente com desafios, estímulos nas tarefas.
-
Acho que uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
-
O erro está em dizer que o ambiente físico afetará em sua motivação. Ambiente físico faz parte dos fatores higiênicos ou extrínsecos e, eles causam insatisfação quando não satisfeitos, mas quando satisfeitos, não geram necessariamente motivação. A motivação é resultado de fatores motivacionais ou intrínsecos, como por exemplo, o trabalho em si e não seu ambiente físico!
-
Atenção quando a Cespe limita uma questão! exemplo usando a palavra "decisivamente" na afirmativa. Grandes chances de a mesma estar errada. valeu
-
ATENÇÃO GALERA!
Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais são independentes entre si, ou seja, jamais não se misturam.
-
Fatores Motivacionais (influenciam a SATISFAÇÃO):INTRÍNSECOS
- Crescimento profissional, conteúdo do trabalho, exercício da responsabilidade, reconhecimento, realização.
-------
Fatores Higiênicos (influenciam a INSATISFAÇÃO): EXTRÍNSECOS
- Salários, relacionamentos pessoais, condições de trabalho, supervisores, segurança, políticas da empresa, Salubridade ambiente trabalho.
ERRADO
-
ERRADA.
DECISIVAMENTE? Não.
-
-
Seu nível DE MOTIVAÇÃO PODERÁ. Não algo decisivo.
Cuidado com expressões absolutas. Tudo passa, até uva passa! rsrss
-
FATORES HIGIÊNICOS SÃO EXTRÍNSECOS (E NÃO GERAM MOTIVAÇÃO)
CORRESPONDEM AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, DE SEGURANÇA E SOCIAIS DE MASLOW
SE PRESENTES = NÃO INSATISFAÇÃO
SE AUSENTES = INSATISFAÇÃO
-
afetará decisivamente o seu nível de SATISFAÇÃO
-
AS VEZES NÃO CONSIGO ACREDITAR
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MS
Prova: Administrador
texto associado
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos.
GABARITO: CERTO
Ano: 2009
Banca: CESPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: Agente Federal da Polícia Federal Escrivão da Polícia Federal
texto associado
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.
GABARITO ERRADO
-
Fator higiênico (extrínsecos): salários, benefícios, relacionamento, segurança, condição de trabalho, políticas e normas.
-
impactar é diferente de afetar DECISIVAMENTE...cuidado!
-
- Segundo Herzberg, existem dois fatores:
Fatores higiênicos / Manutenção/ Preventivos / Extrinsecos /Insatisfacientes -> não motivam, apenas evitam a insatisfação(quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Ex: salário, ambiente de trabalho, relações interpessoais, segurança, status, punição e recompensa.
Fatores motivacionais / Intrínsecos / Satisfacientes -> serve para motivar. Ex: PLR, RECONHECIMENTO, elogios, oportunidade de crescer/promoção, a responsabilidade e maior autonomia, conquista, renda variável.
-
Comentário:
Como eu te disse, a teoria bifatorial é uma das mais cobradas, juntamente com a de Maslow da hierarquia das necessidades. Segundo Herzberg, o contrário de insatisfação é não insatisfação e o contrário de satisfação é não satisfação. Além disso, divide as necessidades humanas em fatores motivadores e fatores higiênicos. De acordo com a teoria, o ambiente físico do trabalho se relaciona com os fatores higiênicos (responsáveis pela insatisfação ou não insatisfação). Então, este fator extrínseco não se relaciona em nada com os fatores motivadores (responsáveis pela satisfação ou não satisfação). Portanto, resposta incorreta.
Gabarito: E
-
Na administração, o contrário da insatisfação não é a satisfação, e sim a não-insatisfação.
Na verdade, na ausência de fatores higiênicos haveria a insatisfação, enquanto na sua presença se chegaria a um "ponto neutro", chamado de não-insatisfação. Enquanto isso, na ausência de fatores motivacionais haveria, quanto a esses fatores, um estado de não-satisfação. Se eles estiverem presentes haveria um estado de satisfação.
Para que o trabalhador se sinta motivado, é necessário que ele possua fatores extrínsecos satisfeitos (para evitar a desmotivação) e fatores motivacionais também satisfeitos (para que se gere motivação!).
Prof. Giovanna Carranza
-
Se falar na questão que pode impactar na motivação estará correto,de acordo com essa questão 44178.