SóProvas


ID
947218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos.

Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A ITIL determina que tanto clientes internos quanto externos tenham acesso completo ao porta-fólio de serviços, que é considerado a origem do catálogo de serviços.

Alternativas
Comentários
  • A ITIL determina que tanto clientes internos quanto externos tenham acesso completo ao porta-fólio de serviços, que é considerado a origem do catálogo de serviços.

    A questão erra ao dizer que clientes externo possuem acesso completo ao portifolio e além disso o catalogo de serviços compõe o portifolio, portando nao faz sentido dizer que o portifolio da origem ao catálogo de servicos.

    O Portifólio de Serviços é composto por:
       - Funil de Serviços (service pipeline): Serviços que porderão ser implementados / Serviços que a empresa pretende implantar / Serviços que os clientes teriam interesse / Espaços de mercados. (Nao podem ser vistos por clientes externos)
       - Catálogo de Serviços: São os serviços em operação e serviços obsoletos. / É aquilo que a empresa oferece, visivel interna e externamente.
  • Complementando ilustrando o que o colega acima comentou:









    Visualizando a imagem é possível observar que não faz sentido o cliente ter acesso total ao portfólio.
  • Atenção colegas, uma pequena correção e complementando o que o colega Tiago Melquiades disse.

    O Catálogo de serviços NÃO contém serviços obsoletos, mas sim somente serviços ativos para determinados clientes.

    Já o Portfólio de Serviços contém todos os serviços, propostos e inclusive os obsoletos. Outra diferença trata-se que o Portfólio está inserido na Estratégia (ou seja, faz parte da visão estratégica de serviços) e o Catálogo está inserido no Desenho do serviço.

  • Ainda há uma confusão sobre esse tema, por divergências de algumas fontes[1][2], por exemplo. [2] afirma que os serviços obsoletos não fazem parte do catálogo, mas do portfólio. Já [1], em um primeiro momento, afirma que "Portfólio de serviços é uma estrutura que abrange Catálogo, Funi e Serviços Obsoletos" (ou seja, pondo serviços obsoletos fora do catálogo. Em outro trecho, o mesmo autor afirma que "serviços obsoletos são os serviços do catálogo q não estão mais em produção mas precisam estar documentados em caso de necessidade de reativação do serviço". Por fim, vem outra afirmação no mesmo livro de que "serviços obsoletos são serviços de TI que estavam no catálogo e por decisão estratégica não serão mais utilizados".

    Afinal de contas, o q está valendo?

    Fontes:

    [1] Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI 2ª edição, Marcos André dos Santos Freitas

    [2] https://www.portalgsti.com.br/2016/10/gerenciamento-de-portfolio-de-servicos-de-ti-da-itil.html