-
Gabarito: CERTO
A estrutura de um sistema operacional é formada por um conjunto de rotinas que são procedimentos que oferecem alguns serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, assim com outras rotinas do próprio sistema. Esse sistema de rotinas é chamado de Kernel.
O Kernel é um componente que é escondido, e geralmente os usuários nunca ouviram falar dele, pode não parecer, mas é importantíssimo para o funcionamento de um computador.
O Kernel é um alocador de recursos, responsável por garantir que todos de acessos tenham compartilhamento.
É o Kernel que faz a interpretação entre as camadas hardware e software.
Ele gerencia e aloca os recursos dos usuários.
Controla a execução de programas de usuários e operações de dispositivos de entrada e saída.
O Kernel é o programa que é executado sempre que um programa de aplicação não esta executando, é como se o Kernel fosse o coração do sistema operacional.
O interpretador de comandos é um dos programas mais importantes do sistema operacional.
É um interpretador de comandos que serve como interface entre o sistema operacional e o usuário. Alguns sistemas operacionais já incluem o programa no próprio núcleo Kernel.
Outros sistemas operacionais como o DOS, tratam o interpretador de comandos como se fosse um programa especial que é executado quando é iniciada uma seção.
Com tudo isso o sistema operacional é fornecedor de um ambiente bom para a execução, ele fornece serviços os usuários dos programas e para os programas.
-
O kernel começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.).
O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o
gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mac-os-x/1636-o-que-e-kernel-.htm#ixzz2Vg0Q3Gg5
-
Principais Funções do Núcleo do Sistema (kernel):
Tratamento de interrupções e exceções;
Criação e eliminação de processos e threads;
Sincronização e comunicação entre processos e threads;
Escalonamento e controle dos processos e threads;
Gerência de memória;
Gerência do sistema de arquivo;
Gerência de dispositivos de E/S;
Suporte a redes locais e distribuídas;
Contabilização do uso do sistema;
Auditoria e segurança do sistema.
Apostila Ricardo Quintão - Curso Multiplus
-
Prezados,
Segundo Tanenbaum, página 453, a estrutura do núcleo ( do inglês Kernel ) é constituído por várias partes, entre eles o gerenciador de processos, gerenciador de memória e gerenciador de componentes de dispositivos de entrada e saída.
O componente de dispositivos de entrada e saída contém toda parte do núcleo responsável pela interação com os dispositivos, com a rede de computadores e com as operações de rede e armazenamento de entrada e saída.
A principal responsabilidade do componente de gerenciamento de processos é a criação e o encerramento daqueles. Ele também realiza o escalonamento de processos, que escolhe qual o processo, ou thread, a ser executado. O núcleo trata processos e threads como entidades executáveis e os escalona com base na politica global de escalonamento. Por fim, também pertence a esse componente o código de tratamento de sinais.
Em linhas gerais , o kernel é responsável gerenciar os recursos do sistema, tendo como funções :
- Gerenciamento de processos: Tratar os sinais, Criar e encerrar processos e threads, escalonar a CPU
- Gerenciamento de memória: Gerenciar a memoria virtual, gerenciar a paginação/substituição de paginas, gerenciar o cache de página
- Componentes de E/S: Gerenciar os drives de dispositivos, gerenciar o sistema de arquivos, escalonar E/S , gerenciar sockets e protocolos e rede.
Portanto, questão correta.
Fonte : Tanenbaum, Sistemas operacionais modernos, 3º edição.
-
O Kernel é o responsável por dar suporte aos mais diferentes periféricos. Se você der uma olhada dentro da pasta "/boot" de qualquer distribuição Linux, vai encontrar o executável do Kernel, "vmlinuz"(guardado no HD na forma de um arquivo compactado, Ele é o primeiro componente carregado durante o boot e o último a ser finalizado. Dentre suas atribuições, estão: manter o controle dos arquivos em disco, por meio do sistema de arquivos; inicializar e executar os programas de forma concorrente, por meio do escalonador de processos, e alocar a memória, por meio do gerenciador de memoria.
-
Certo.
Segmentando a questão...
Manter o controle dos arquivos = gerenciamento de recursos;
Inicializar e executar os programas de forma concorrente = gerenciamento de processos
Alocar memória = Gerenciamento de memória
-
Questão passível de recurso.
No enunciado "executar os programas de forma concorrente" infere-se que os programas são executados simultaneamente, o que, na verdade, não ocorre. Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez.
Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador (ou monoprocessador) é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa