SóProvas


ID
947671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a sistemas de replicação de dados e conceitos de becape e recuperação de dados, julgue os próximos itens.

Para recuperar um sistema em que eram feitos ciclos de becape compostos por becape normal e becapes incrementais, deve-se usar o último incremental, que conterá todos os dados.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    Um backup incremental fornece apenas um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup incremental.
  • No caso da questão, o que foi descrito foi o bkp diferencial, n o incremental.
    Para recuperar no incremental, deve-se recuperar o último full e todos os incrementais feitos até o momento. 
    Abaixo, alguns comparativos para estudo:


    Fonte:http://www.qadit.com/blog/?p=283
  • Prezados,
    Para resolver essa questão temos que conhecer as formas de becape que podem ser realizadas, vejamos :
    Normal ou completo: Copia todos os arquivos e pastas, desmarcando o atributo archive.
    Cópia: Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive.
    Diferencial: Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal. Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive.
    Incremental: Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal ou incremental. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive.
    O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?
    É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.
    As rotinas de backup normalmente são feitas com um backup completo ( exemplo aos Domingos ) e um backup Diferencial ou Incremental feito todos os dias. A diferença é que se usarmos o backup diferencial, uma vez que ele não desmarca a flag, todo dia é gravado todas as diferenças desde o último backup completo, e a recuperação desse arranjo é feita recuperando o último backup completo e o último backup diferencial. Utilizando o arranjo com backup incremental, a recuperação seria realizada pegando o último backup completo e todos os backups incrementais realizados após esse completo, visto que cada backup incremental gravaria apenas as alterações realizadas entre um backup incremental e outro, e não todas as alterações.
    O backup diferencial tem como desvantagem necessitar de maior espaço em disco, pois cada backup diferencial realizado durante a semana conteria todas as mudanças realizadas desde o último backup completo, mesmo que já tenham sido realizados outros backups diferenciais antes. Isso não ocorre com o backup incremental, onde ele só grava as diferenças entre o último backup completo ou incremental, entretanto, para realizar a recuperação do backup, teríamos que recuperar todos os backups incrementais, e não somente o último como diz o enunciado da questão, portanto, questão errada.
  • Para que as informações sejam recuperadas, precisamos do backup normal, acrescido de todos os backups incrementais.

    Lembre-se que os backups incrementais devem ser restaurados em depois do normal e em ordem cronológica de criação.

  • Backup Diferencial 

    faz backup de todos os arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup completo. Parece ser igual ao backup incremental, porém a diferença é que mesmo que o arquivo tenha sido copiado no ultimo backup diferencial, o bit de arquivo não é desligado. Isso significa que cada vez que um backup diferencial for feito, todos os arquivos modificados ou criados desde o último backup completo serão armazenados novamente.

                       Por: "Emanuelle Gouveia"


  • ERRADA

    Tipos de Backups:

    Backup Full:

    Backup Completo dos dados. O próximo backup, seja ele Diferencial ou Incremental usará este backup como referencial. Ou seja, este backup é obrigatório para todos os próximos backups.

     

    Backup Diferencial:

    Backup Diferencial é realizado tomando como base desde do último backup Full. Ou seja,  independente do dia que este backup for realizado, ele sempre irá utilizar o ÚLTIMO BACKUP FULL como seu referencial. Caso não exista um Backup Full como Referencial será realizado um backup Full invés do Diferencial, pois como foi dito, o backup Diferencial irá sempre utilizar o ÚLTIMO BACKUP FULL como referencial.

     

    Backup Incremental:

    Backup Incremental é realizado tomando como base desde do último backup. Seja ele FULL, DIFERENCIAL ou INCREMENTAL. Ou seja, independente do dia que este backup for realizado, ele sempre irá utilizar o ÚLTIMO BACKUP como seu referencial. Caso não exista um Backup como Referencial será realizado um backup Full invés do Incremental, pois como foi dito, o backup Incremental irá sempre utilizar o ÚLTIMO BACKUP como referencial.

  • R: Errado

     

    Resturação de becape incremental exige: o último normal/completo e TODOS os incrementais realizados.

     

    Cuidado com isso: restaurar + becape incremental + último incremental = pegadinha.

  • BACKUP INCREMENTAL

    Copia os arquivos e retira o atributo de arquivamento. Quando o usuário faz um novo BACKUP INCREMENTAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL e já ter feito pelo menos um incremental) este não vai ter os arquivos do último BACKUP INCREMENTAL. Assim caso o usuário necessite de uma restauração ele irá precisar do BACKUP TOTAL e de TODOS os BACKUPs INCREMENTAIS (Na ordem em que foram salvos).

    Exemplo: o usuário fez um backup total no dia 1º e depois fez um backup incremental no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los o usuário irá restaurar primeiro o BACKUP TOTAL e em seguida o backup incremental do dia 3 e depois o backup incremental do dia 5.

     

    BACKUP DIFERENCIAL

    Copia os arquivos e NÃO retira o atributo de arquivamento. Desse modo, quando o usuário faz um BACKUP DIFERENCIAL (APÓS FAZER UM BACKUP TOTAL) ele copia os arquivos alterados MAS NÃO retira o atributo de arquivamento para que quando o usuário for fazer um novo backup diferencial este copie novamente estes arquivos.

    Exemplo: o usuário faz um bakcup total no dia 1º e depois faz um backup diferencial no dia 3 e outro no dia 5. Para restaurá-los irá precisar restaurar o backup total e APENAS o último backup diferencial, pois o bakcup diferencial do dia 5 possui todos os arquivos do dia 3

     

    *ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO: É um arquivo imaginário que serve para o sistema saber se aquele arquivo já foi feito backup ou não

  • Minha contribuição.

    Backup completo / total / normal / full: faz uma cópia de todos os dados de uma unidade, mesmo que não tenham sido alterados.

    Backup incremental: cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental anterior.

    Backup diferencial: cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental. Ele armazena mais dados que o incremental.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GAB: E

    Backup Incremental:

    • Q402105 - O uso do becape do tipo incremental permite que sejam copiados apenas os arquivos gravados desde o último becape normal ou incremental (C)
    • faz a cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior
    • desmarca o atributo de arquivamento (bit archive = 0)
    • cópia rápida
    • tempo de restauração é moderado
    • Q911374 - Situação hipotética: Ao definir sua política de becape, um analista de tecnologia da informação optou por trabalhar com cópias diárias incrementais e semanais do tipo completas. Assertiva: Nessa situação, a opção pelo becape incremental diário proporcionará economia em armazenamento de dados, uma vez que essa metodologia gravará somente os dados novos e(ou) alterados desde o último becape. (C)
    • surgiu para sanar algumas deficiências do Backup Completo, como sempre copiar todos os dados a cada operação mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada
    • é realizado mais rapidamente e necessita de menos espaço de armazenamento.
    • a recuperação de dados é mais lenta e complexa, visto que o último backup completo deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha. Isso significa, por exemplo, que se tivermos um backup completo (Domingo) e três backups incrementais do mesmo arquivo (Segunda, Terça e Quarta), este será recuperado 4 vezes – tornando o gerenciamento mais complexo para o administrador.