-
Errado.
O projeto organizacional não serve para qualquer tipo de organização.
A estrutura organizacional define como as tarefas dentro da organização serão alocadas, quem se reporta a quem e quais os mecanismos formais de coordenação e padrões de interação a serem seguidos (Robbins, 1990).
Pela Teoria da Contingência e pela propriedade da equifinalidade dos sistemas abertos se chega a asserção de que não existe uma melhor maneira de estruturar e organizar a empresa, tudo depende das variáveis ambientais.
A partir desse enfoque, pode-se concluir que a definição do desenho organizacional, depende da percepção da empresa acerca do ambiente no qual se situa e deve estar alinhada às suas estratégias.
Segundo De Oliveira (1997), o desenho organizacional se configura como uma forma de fazer frente ao ambiente, no sentido de processar os insumos e chegar a um produto que esteja em conformidade com as necessidades do ambiente.
Como Peter Drucker apud Robbins (1990) assim notifica: "a estrutura é um meio de se atender os objetivos e metas de uma instituição. Qualquer trabalho na estrutura deve, portanto, começar com objetivos e estratégia".
Segundo Robbins (1990) a estrutura tem três dimensões essenciais:
-
Complexidade: grau de diferenciação e integração existente em uma organização. Os principais tipos encontrados são: diferenciação vertical, diferenciação horizontal e diferenciação espacial;
-
Formalização: grau de padronização das atividades da organização, ou seja, o grau com que regras e procedimentos escritos e comunicações padronizadas estão incorporadas ao projeto da organização;
-
Centralização: grau de centralização da autoridade para a tomada de decisão formal, em uma pessoa, unidade ou nível hierárquico.
A variação dessas dimensões dão origem a diferentes estruturas, de um extremo ao outro, mais burocráticas ou adhocráticas.
-
Gabarito da banca: ERRADO. NÃO CABE RECURSO! ERRADO. Organização com base em autoridade legal e ordem não servem para todos os tipos de organização. Apenas para as estruturas mais lineares.
Fonte: Wendell Castellano
-
GABARITO: ERRADO
Olá pessoal,
Cuidado com as palavras da CESPE como: única, sempre, mesmo, todas, automaticamente, depende, suficiente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, QUALQUER, apenas, a mesma, expressamente, exclusivamente etc...
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
-
odeio a minha falta de atenção!
-
O Conceito de Administração Geral esta mudando. Não existe mais o executivo capaz de utilizar princípios de Administração gerais e universais de maneira eficiente, em qualquer país, empresa ou setor. Cada organização é única, com características próprias que a diferenciam das demais, e um modelo de administração bem-sucedido, utilizado em uma organização, não será necessariamente o ideal a ser adotado em outra (PERREIRA, 2004).
Adréias Ribas.
-
A palavra qualquer é um dos fatores que tornam a questão ERRADA
FIQUEM ATENTO COM A PALAVRA QUALQUER.
-
A configuração estrutural de uma organização depende de alguns fatores que são definidos quando do momento de elaboração do planejamento estratégico.
A opção por uma organização mais Inovadora focada no Crescimento e cooperação de áreas de especialização diferentes( organização por projetos) ou que seja mais resistente as alterações do ambiente ao seu redor( organizações Estáveis matriciais)....
Logo percebe-se que a configuração estrutural depende das estratégias e objetivos a serem alcançados e não pode ser tratada como "uma receita de bolo".
-
Não para qualquer tipo de organização.
-
UMA ESTRUTURA EM REDE, POR EXEMPLO, NÃO É BASEADA EM NENHUM TIPO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO. A RELAÇÃO DAS UNIDADES DESSA ESTRUTURA É HORIZONTALIZADA, OU SEJA, ESTRUTURADA POR PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.
GABARITO ERRADO