SóProvas


ID
947689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.

Como sistemas abertos, os grupos precisam ter uma interação bem-sucedida com seu ambiente para obter recursos que serão transformados em produtos por meio do trabalho do próprio grupo.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma atividade para atingir determinado objetivo tendo-se os sistemas abertos e fechados.

    Sistemas fechados são máquinas, equipamentos, motores, tecnologia e etc., não interagindo de forma direta com o meio externo recebendo sempre as mesmas entradas (inputs) e devolvendo as mesmas saídas (outputs) para o ambiente.
    Já os sistemas abertos interagem diretamente com o ambiente externo recebendo diversas entradas e devolvendo variadas saídas em forma de produtos ou serviços.
    As organizações são sistemas abertos, vivos e complexos, pois interagem com o ambiente externo sofrendo mudanças positivas ou negativas adaptando-se as diversas alterações, como exemplo, ao ingressar em um país distinto tendo que mudar algumas de suas normas para adaptar-se.
    “[…] as organizações constituem uma classe de sistemas sociais, os quais, por sua vez, constituem uma classe de sistemas abertos. Os sistemas abertos também participam das características da entropia negativa, retroinformação, estado firme, diferenciação e equifinalidade. Não se acham em repouso, mas tendem à elaboração e à diferenciação, tanto em virtude da dinâmica dos subsistemas como pela relação entre o crescimento e sobrevivência.” (CHIAVENATO, 2009). Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O capital humano das organizações; São Paulo, editora Campus, 2009.



  • Errei a questão por entender que o conceito exposto refere-se mais ao conceito de equipe do que conceito de grupo: a existência de equipe de trabalho reflete a necessidade do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou o seriam de forma mais trabalhosa, enquanto o grupo não tem necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Essa colocação "os grupos precisam ter uma interação bem-sucedida com o seu ambiente" não me deixou muito confortável. Ele pode ou não ter! Não é absoluto! Mas entendo que há necessidade de compartilhamento de informações... Enfim! Alguém pode me ajudar nesse entendimento? Se sim, mandem mensagem pra mim, para eu voltar nessa questão, por favor? Obrigada.
  • Olá Thaís, tudo bem?

    Os sistemas fechados são máquinas, equipamentos, motores, tecnologia e etc., não interagindo de forma direta com o meio externo recebendo sempre as mesmas entradas (inputs) e devolvendo as mesmas saídas (outputs) para o ambiente.

    Já os sistemas abertos interagem diretamente com o ambiente externo recebendo diversas entradas e devolvendo variadas saídas em forma de produtos ou serviços.

    Por isso que é necessário uma interação bem-sucedida, para que os resultados sejam obtidos.

    Ex: O grupo "A" (montadora de veículos) interage muito bem com o grupo "B" (fornecedor de acessórios), que por sua vez, também interage com o grupo "C" (fornecedor de matéria prima para o grupo "B"). Todos são de setores distintos, mas a interação deles rendem diversos produtos e serviços para o consumidor final. Essas empresas trabalham em grupos e não em equipes.

    "TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE"




     

  • Gabarito da banca: CORRETO. NÃO CABE RECURSO! CORRETO. A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • Comentário acima é um copia e cola da wikipédia 
  • Não é um copia e cola da wikipédia, que aliás, diga-se de passagem, não é uma fonte segura para um concurseiro sério, digo isso e aconselho a não utilizar como fonte de estudo, pois como ela é uma fonte aberta, qualquer um pode incluir a informação e até mesmo alterar maldosamente.
    Como citei, a fonte é o professor Wendell, pode ser que alguém tenha copiado o texto dele e colocado na wikipédia.
  •  Tem nada com a questão, mas vale a dica.

    Wikipedia tão precisa quanto Britânica
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/12/051215_wikipediacomparacaofn.shtml
  • Certo. Equipes altamente eficazes possuem as seguintes características: Metas e Objetivos: Uma Equipe Eficaz possui metas e objetivos claros; Distribuição de Responsabilidades: A responsabilidade para o cumprimento das metas é distribuída entre os membros da equipe; Avaliação Constante: São realizadas diversas avaliações de seu progresso com relação às metas a serem atingidas; Diversidade de Habilidades: A equipe por possuir integrantes com habilidades e experiências diferentes, pode responder e vencer diversos desafios com maior velocidade e eficácia; Recursos: Uma equipe eficaz possui recursos necessários para realizar seu trabalho; Tamanho: São geralmente pequenas, possuindo menos de 10 pessoas; Funções: Cada membro da equipe tem habilidade, aptidão e conhecimento para sua função e sabe da importância das demais funções para o sucesso da equipe; Trabalho Prático: Desenvolvem processos e práticas de trabalho para realizar as tarefas de maneira mais rápida e eficaz; Apoio: A equipe se apóia mutuamente em todas as tarefas e desafios; Reconhecimento: Os sucessos individuais e de equipe são reconhecidos seja através de premiação ou elogios; Liderança: É compartilhada dentro da equipe de maneira adequada; Conflitos: Enfrentam os conflitos de maneira construtiva e aberta. “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Confundi com equipe de trabalho '--