-
Segundo Idalberto Chiavenato, em "Gestão de Pessoas", 3ª edição, Ed. Elsevier, "A qualidade de vida no trabalho tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e o grau de satisfação das pessoas que desenvolvem o trabalho. (...) Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas que participem ativamente nos trabalhos que executem e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições. (...) Para satisfazer o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer seus colaboradores responsáveis pelo produto ou serviço". Dentro de "Componentes da qualidade de vida no trabalho", Chiavenato ainda enumerou alguns fatores, como: satisfação com o trabalho executado, possibilidade de futuro na organização, reconhecimento pelos resultados alcançados, salário percebido, benefícios auferidos, relacionamento humano dentro da equipe e da organização, ambiente".
Ações de qualidade de vida no trabalho promovidas por uma organização não tendem a gerar resultados negativos a longo prazo. Muito pelo contrário. É com ações de qualidade de vida no trabalho que a organização conduz um clima de confiança e respeito mútuo, no qual as pessoas tendem a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito.
-
-
Concurseiro, para efeitos de concurso é esse o sonho mesmo......mas depois que virarem administradores lembrem-se que na prática dar aumentos salariais para incentivar e aumentar a qualidade de vida é um tiro no pé......apenas na hora o funcionário fica feliz, depois ele esquece e pede mais, portanto adotem a remuneração variável e outros benefícios.
-
ITEM ERRADO.
“O mais valioso de todo capital é o que é investido em seres humanos.” Alfred Marshall
Se a empresa, promove ações de qualidade de vida no trabalho que visem melhorias salariais para seus funcionários, consequentemente, estes funcionários estarão mais satisfeitos e produzirão mais, apesar de a remuneração não ser fator motivacional. A questão se refere à ações de qualidade de vida no trabalho, assim, não confundamos.
Por isso, a longo prazo, traria resultado inverso ao que foi colocado na questão. Não acarretaria altos custos, pois a organização estaria, proporcionalmente, lucrando mais.
-
Tenho o mesmo pensamento do colega Alan. Perfeito comentário.
-
Isso aconteceria se a Organizção nao fizesse planejamento algum.
-
O QVT está relacionado com aspectos de motivação interna, o prazer em trabalhar e remuneração satisfatória. Devendo se adotados os seguintes critérios: Crescimento do trabalhador; Percepção do significado de tarefa; Autonomia.
Dentre as ações de qualidade de vida, está o reconhecimento ao trabalho realizado pelo colaborador, fazendo com que este se satisfaça com o seu trabalho. O aumento salarial é uma motivação a mais para que o colaborador aumente sua produtividade, dessa forma não se trata de algo negativo para a organização.
Gabarito: Errado
-
A QVT É UM CONSTRUCTO COMPLEXO QUE ENVOLVE UMA CONSTELAÇÃO DE FATORES:
- SATISFAÇÃO COM TRABALHO EXECUTADO.
- POSSIBILIDADES DE FUTURO NA ORGANIZAÇÃO.
- RECONHECIMENTO.
- SALÁRIO PERCEBIDO.
- BENEFÍCIOS AUFERIDOS.
- RELACIONAMENTO HUMANO.
- AMBIENTE FÍSICO E PSICOLÓGICO.
ETC....
GABARITO ERRADO
-
Macete: Na QVT, quando as ações da organização forem positivas para o funcionário, então a questão provavelmente está certa.
Não precisamos decorar todas as ações, já que os fatores de QVT é extremamente amplo.
--
Gabarito: errado
-
PENSE NUM ASSUNTO COMPLEXO ESSE RSRSR!
#AVANTE!TJ AM
-
A melhoria salarial decerto não é um elemento motivador (HERZBERG), porém não é razoável concluir que a prevenção da insatisfação produzirá resultados negativos a longo prazo.
Gabarito Errado.