SóProvas


ID
947806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base em conceitos de arquivologia, julgue os itens seguintes.

Quando aplicado aos documentos, o princípio de respeito aos fundos origina o centro de documentação de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Acredito que a questão quis confundir o candidato sugerindo que centro de documentação seria uma espécie de arquivo permanente. São coisas distintas.
    Sem dúvida, ao tratar a documentação de uso não-corrente, o princípio do respeito aos fundos(ou proveniência) deve ser aplicado, partindo-se da premissa de que  todos os documentos proveninentes de uma mesma fonte geradora de arquivo devem ser mantidos e reunidos num mesmo fundo, não podendo ser misturados com fontes diversas. No arquivo permanente, o arquivista não se interessa apenas pelo arranjo dos papéis, mas se ocupa da ordenação de todos os documentos  sob sua guarda e que provém de múltiplos órgãos, sendo, portanto, indispensável a aplicação de tal princípio.
    Já o conceito de centro de documentação ou informação está associado a um setor responsável por coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação. A essência da documentação deixa de ser o documento, para ser a informação em si mesma. Daí, a necessidade de serem criados tais centros, exigindo-se especialização, evolução e aperfeiçoamento de técnicas de registros e análises das informações de documentos, qualquer que seja sua espécie.
  • Errado.

    Centro de documentação é a junção de arquivo, biblioteca e museu, respeitando o objeto de estudo de cada um deles. Todos com supervisão do mesmo centro de documentação, onde haverá uma possibilidade de uma pesquisa integrada.

    Quando se aplica a proveniência vc identificará o arquivo, mas não identificará a biblioteca e o museu.

  • Os Centros de documentação e informação abrangem algumas atividades próprias de biblioteca e arquivo, sendo seu campo bem maior, exigindo especialização no aproveitamento de toda espécie, com finalidade de coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação. Tem a finalidade de PESQUISA ESPECIALIZADA.  O foco é em assunto especializado ex: Jornalismo. 
  •  Questão: Quando aplicado aos documentos, o princípio de respeito aos fundos origina o centro de documentação* de uma instituição.
    Gabarito: ERRADO
    Entendo que o correto seria:
    Quando aplicado aos documentos, o princípio de respeito aos fundos origina o ARQUIVO de uma instituição.

    * conceito já apresentado em outros comentários.
  • Errada,
    O princípio de respeito aos fundos - significa dizer que o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Fundo: significa conjunto de documentos de uma mesma pessoa física ou jurídica.

    Já com relação ao Centro de documentação é Instituição que agrupa qualquer tipo de documento, exigindo especialização para aproveitá-los com eficiência.

    fonte: livro de arquivologia de Renato Valentini 4º edicão.

    Vqv
  • A questão está errada pois quando aplicado o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera um FUNDO e não um centro de documentação, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão I

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

    GABARITO: CERTA.




    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • Apenas para complementar vejam o conceito correto de centro de documentação: 

    Os documentos de centro de documentação geralmente são reproduções que, em sua origem, podem ser identificados como documentos de biblioteca, arquivo ou museu.

    GABARITO: CERTA.

  • Não origina o centro de documentação, mas sim um FUNDO DOCUMENTAL. Em centros de documentos pode haver tanto documentos de arquivo, quanto de bibliotecas e museus, o que torna a questão errada.

    Gabarito: errado.

  • Devemos ainda salientar que nem sempre o Centro de Documentação tem como objetivo a preservação da memória ou a pesquisa histórica. Muitos estão vinculados à pesquisa em outras áreas ou à produção e prestação de serviços. Além disso, é preciso definir qual a natureza do acervo. O Centro poderá abranger: 

    · fundos de arquivo: conjuntos de documentos acumulados no exercício das funções de entidades ou pessoas (um arquivo que passou a conviver com outros semelhantes ao ser transferido para o Centro de Documentação). 

    · coleções: conjuntos de documentos reunidos, de forma artificial, em torno de temas, funções, entidades, pessoas ou até mesmo de um tipo ou gênero de documento. 

    · material hemerográfico: jornais, revistas e boletins. 

    · material bibliográfico: livros, teses e folhetos. 

    · objetos tridimensionais: de acordo com a área do Centro. 

    · bancos de dados: sobre temas específicos, referências sobre as atividades e o acervo de entidades afins.



  • De fato, reiterando informações já citadas, "centro de documentação" é a instituição que trata informações arquivísticas, bibliográficas e museológicas.

  • Fico passada com a generosidade de vocês! Obrigada! Especialmente para a Isabela!

  • Questão induz ao erro pela forma que foi redigida, examinador do CESPE não tem mãe.


  • Se não me falha a memória, o princípio de respeito aos fundos quer dizer que  o arquivo produzido por uma entidade, não deve ser misturado ao de outras entidades, ou algo do tipo. Se estiver errado, por favor me corrijam!

  • A questão trata também de ÓRGÃOS DE DOCUMENTAÇÃO 

    Arquivo 

    Museu

    Biblioteca 

    Centro de Documentação ou Informação 

    GAB : errado

  • "Tal é a função dos centros de documentação ou informação, que abrangem algumas atividades próprias da biblioteconomia, da arquivística e da informática, sendo seu campo bem maior, exigindo especialização no aproveitamento de documentos de toda espécie. Em síntese, o centro de informações tem por finalidade coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação". (PAES, 2004, p.17)

  • Ele quer dizer que isto: Proveniência dará origem a isto: Centros de Documentação, quando, na verdade, isto: Proveniência dá origem a isto: Arquivo.

    Em outras palavras: a aplicação do princípio da proveniência dará origem à acumulação de documentos que nós, estudantes da disciplina, conhecemos por arquivo. Veja as definições para ficar mais claro:

    Também denominado princípio do respeito aos fundos, este princípio tem a seguinte premissa: "Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa.”

    A definição do Dicionário de Terminologia Arquivística não se afasta muito

    disto:

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.”

    Centros de Documentação: Esses daqui agrupam documentos de todos os gêneros, qualquer que seja a fonte. A primeira vista, é como se os centros de documentação não mesmo possuíssem um propósito na acumulação. Entretanto, isto não é de todo verdade. O centro de documentação tem uma finalidade: informar. Normalmente estes centros possuem alguma especialização.

    Meio vago? Pense em uma base de dados de uma instituição de ensino, aonde estão dispostas todas as informações dasmrevistas de Direito da Universidade de São Paulo... Esta base de dados somente se presta a informar as revistas que estão ali disponíveis.

    “Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro”

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br

    Item Errado.


  • O princípio do Respeito aos Fundos determina que os documentos de arquivo devem ser agrupados sem que se misture com documentos produzidos por pessoas e/ou instituições diferentes. Isto por que a função primordial do arquivo é servir de prova e fonte de informações a respeito de seu produtor e de suas atividades, o que será impossível se os documentos de "donos diferentes" forem agrupados juntos.

    Sendo assim, da aplicação do princípio do Respeito aos Fundos, se origina o próprio arquivo, que é o conjunto de documentos que possuem em comum o fato de serem gerados em decorrência de uma atividade e pela mesma pessoa e/ou instituição.
    Resposta: ERRADO 
  • ERRADO

     

    CESPE |ANP 2013 | ANALISTA ADMINISTRATIVO
    Em relação às características dos acervos dos órgãos de documentação, julgue os itens que se seguem.
    Os documentos de centro de documentação geralmente são reproduções que, em sua origem, podem ser identificados como documentos de biblioteca, arquivo ou museu. CERTO
     

     

    Centro de Documentação nada mais é do que a instituição ou serviço responsável pela centralização de documentos e disseminação de informações.[ Que, em sua origem, podem ser identificados como documentos de biblioteca, arquivo ou museu.]

  • O princípio de Respeito aos Fundos origina o arquivo e não o centro de documentação, o qual é uma instituição ou serviço que reúne documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (biblioteca, arquivo e museu)

  • princípio de respeito aos fundos ou proveniência: não misturar por assuntos e sim por produtor.

    centro de documentos: bibliotecas, arquivos etc...

    sucesso!!

  • Proveniência (respeito aos fundos) (procedência): Não se deve misturar arquivos de entidades/pessoas distintas. 

  • Proveniência/ Procedência: o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

    O Centro de Documentação nada mais é do que a instituição ou serviço responsável pela centralização de documentos e disseminação de informações.

    Diante das informações percebemos que o princípio de respeito aos fundos não originam centros de documentação.

    Gabarito: Errado

  • Princípio de respeito aos fundos (proveniência): O arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Centro de documentos: É uma Instituição que agrupa qualquer tipo de documento, exigindo especialização para aproveitá-los com eficiência. São, em sua maiorira, reproduções (audiovisuais) ou referência virtuais (como por exemplo: Base de dados) e o seu objetivo pode ser: cultural, científico, funcional ou jurídico.

    Questão: Errada

    Espero ter ajudado.

    #focoforçaefé.

  • RESPEITO AOS FUNDOS:
    –Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá.

  • Um centro de documentação abriga arquivo(s) e biblioteca(s). O princípio do respeito aos fundos não está relacionado à biblioteconomia.

     

    by neto..

  • arquivos + bibliotecas + museus = centro de documentação (CENTRALIZAÇÃO)

  • GABARITO: ERRADO.

    Basicamente, o princípio de respeito aos fundos diz que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição. Dessa forma, se aplicamos o princípio de respeito aos fundos a documentos teremos um conjunto arquivístico e, consequentemente, teremos um arquivo e não um centro de documentação. É bom lembrar que o centro de documentação engloba tanto documentos museológicos, quanto biblioteconômicos e arquivísticos.

    Prof. Ronaldo Fonseca.

  • basicamente, o princípio de respeito aos fundos diz que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição. Dessa forma, se aplicamos o princípio de respeito aos fundos a documentos, teremos um conjunto arquivístico, um fundo e, consequentemente, teremos um arquivo e não um centro de documentação. É bom lembrar que o centro de documentação engloba tanto documentos museológicos, quanto biblioteconômicos e arquivísticos.