-
Questão correta. São três fases na gestão de documentos: Produção- Utilização - Destinação (PUD). A classificação dos documentos ocorre na segunda fase da gestão de documentos de arquivo, que é a utilização. Essa fase refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa. Envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas de classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação.
Após a fase da utilização, são realizadas as atividades de avaliação, que consistem num processo de seleção de documentos visando estabelecer prazos para sua guarda nas fases correntes e intermediária e sua destinação final, ou seja, eliminação ou recolhimento para aguarda permanente.
Para alguns autores modernos, a avaliação seria a terceira fase da gestão de documentos, PUAD : Produção, Utilização, Avaliação, Destinação.
Mas o que importa para resolver a questão é que a classificação é realizada na segunda fase e depois é realizada a avaliação.
-
Complementando o comentário do colega acima. Sobre o PUD( Produção, utilização e destinação) Na fase de Utilização– compreende o que a Lei 8.159 listou nas atividades de Tramitação e Uso. Desta forma, quando nos referirmos à Utilização, estaremos falando das atividades de: - protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos; Na Tramitação ( expedição, de organização e arquivamento dos documentos, quando estiverem nas fases corrente e intermediária) e o Uso tem a ver com a política de acesso aos documentos do arquivo;
Destinação– A fase mais tortuosa das três. Corresponde às atividades de Avaliação e Arquivamento, da Lei 8.159. Envolverá a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, buscando fixar praxos para a permanência de cada documento nas fases corrente e intermediária, e ainda decidir sobre quais documentos serão descartados ao final dessas fases, e quais deles serão direcionados ao arquivo permanente.
Assim percebe que primeiro vem o estágio da Classificação na fase utilização e depois o estágio da avaliação na fase destinação.
-
CLASSIFICAÇÃO
Consiste na “interpretação” de documentos. A classificação dispõe-se conforme a função de criação do documento.
O seu objetivo é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do documento de arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos.
AVALIAÇÃO
Consiste na definição do valor do documento que pode ser administrativo, fiscal, legal e histórico e a importância de sua preservação, tendo como objetivo a preservação da memória da organização e descarte do material desnecessário.
A AVALIAÇÃO É UMA DAS FASES DO PROTOCOLO.
-
Questão: A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos.
Para ajudar aqueles que ainda não têm os conceitos de arquivologia muito definidos e até pra eu conseguir, definitivamente, gravar essa quantidade de termos, vou elaborar um roteiro didático:
1. O que é a gestão de documentos?
Ok. Esse é o conceito bem bonito e forma de gestão de documentos pelo dicionário de terminologia arquivística, conceito este que é amplamente utilizado em concursos. Mas de uma forma mais "concursística" podemos dizer que a gestão de documentos se divide em 3 fases. O pessoal criou até um mnemônico para decorar essas fases, qual seja, o PUAD:
P - Produção
U - Utilização
AD - Avaliação e Destinação (essa fase é a mais complexa de todas e alguns professores identificam-na como uma fase única, pois a avaliação antecede e dá origem a destinação - A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivos, que estabelece os prazos de guarda e a destinação final, de acordo com os valores de lhes são atribuídos).
O protocolo é atividade que se desenvolve na fase U (utilização).
2. E o que é o protocolo?
Ok! As atividades básicas de um setor de protocolo são: registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição. (Aqui também criou-se um menemônico bem difundido o RE-CLA-RE-MO, nesse mnemônico esqueceram de incluir a expedição, então é só acrescentrar: RE-CLA-RE-MO-EX).
3. E o que é a classificação?
A classificação tem os três significados acima, mas observe que pelo item 2, conseguiremos finalizar essa explicação.
Após ter todos esses conceitos bem definidos é possível perceber, que a classificação não poderia ocorrer após o arquivamento, pois a classificação é atividade de protocolo. Por sua vez, o PROTOCOLO é atividade que se desenvolve na fase de UTILIZAÇÃO. Como o arquivamento, só ocorre após a DESTINAÇÃO, podemos concluir que para serem arquivados, os documentos já foram previamente classificados.
Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
-
A classificaçã é uma das primeira fases do setor de PROTOCOLO (porta de entrada dos documentos): Recebimento; Registro; Autuação; Classificação; Distribuição/ Expedição; e Controle da movimentação. Classificação é a análise documental afim de se identificar o assunto de que tratam tais ducumentos (Plano de Classificação). A avaliação é o processo que estabelece os prazos de guarda dos documentos em fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final (ato de criar a tabela da temporalidade). Lembrando que os critérios de avaliação se efeitvam na fase corrente.
Bons estudos!
-
Meu entendimento foi incorreto...pensei que seria necessário avaliar o documento para que ocorresse uma adequada classificação.
-
A avaliação não faz parte do protocolo.
-
Apenas para complementar, a mesma questão já foi cobrada em um outro concurso, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia
A classificação é uma função que antecede a descrição e a avaliação.
GABARITO: CERTA.
Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
-
1º Produção - 2º Classificação - 3º Avaliação - 4º Destinação
-
Considera-se gestão dedocumentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas relacionadas à produção, utilização, avaliação e destinação. No tocante à fase de utilização, estão incluídas as atividades de protocolo,expedição,
organização e arquivamento. Ainda, os procedimentos do setor de protocolo consistem em Recebimento,classificação,registro,movimentação. Disso depreende-se que classificação antecede avaliação.
-
Todos os aspectos de um programa que vise ao controle de documentos dependem da classificação.
-
GESTÃO DOCUMENTAL (FASES):
PRODUÇÃO;
UTILIZAÇÃO (INCLUI A CLASSIFICAÇÃO);
DESTINAÇÃO (AVALIAÇÃO DOCUMENTAL).
LOGO, A CLASSIFICAÇÃO ANTECEDE A AVALIAÇÃO DOCUMENTAL.
GABARITO: CORRETO
-
1ª Produção
2ª. Utilização (tramitação e uso)
Protocolo -> Recebimento, Registro, Classificação, Distribuição e tramitação.
3ª Destinação (avaliação e arquivamento).
-
sequinte................. classificaçao vem do plano de classificaçao q vem primeiro q a a tabela da temporalidade q serve de instrumento da avaliaçao
ESPERO TER CONSEGUIDO AJUDAR !!!
-
A classificação de documentos tem o objetivo de organizar logicamente os documentos, além de revelar a interligação entre eles, com o objetivo de identificar a atuação da instituição produtora.
Após identificada essa atuação, procede-se á sua análise, em conjunto com a missão e os objetivos da instituição, a fim de atribuir valores aos documentos conforme o assunto de que tratam ou a atividade que lhes deram origem.
Portanto, para que se determine o valor dos documentos (avaliação), é necessário antes que o conjunto estejam organizados logicamente (classificados).
Gabarito do professor: Certo
-
Gabarito: Certo
São três fases básicas na gestão de documentos: Produção - Utilização - Destinação (PUD).
Produção: elaboração dos documentos em razão das atividades específicas de uma instituição ou setor. É a 1ª fase com as seguintes características: otimização na criação, evitar a reprodução desnecessária de documentos e ocorre na Fase Corrente.
Utilização: fluxo percorrido pelos documentos; necessário para o cumprimento de sua função administrativa. É a 2ª fase com as seguintes características: envolve as atividades de protocolo; classificação dos documentos; controle de acesso e recuperação da informação; é desenvolvida a gestão de Arquivos Correntes e Intermediários.
Destinação: atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos; deve-se decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados. Acontece no arquivo corrente e intermediário. Deve-se avaliar e selecionar os documentos para determinar o prazo de vida dos mesmos de acordo com seus valores informativo e probatório e, caso não os tenha, a eliminação.
A classificação dos documentos ocorre na segunda fase da gestão de documentos de arquivos, que é a utilização. Após a fase da utilização, são realizadas as atividades, que consistem num processo de seleção de documentos visando estabelecer prazos para sua guarda nas fases correntes e intermediária e sua destinação final, ou seja, eliminação ou recolhimento para a guarda permamente. Alguns autores colocam a avaliação como a terceira fase da gestão de documentos, PUAD: Produção, Utilização, Avaliação, Destinação.
[Comentário da questão acima, Livro Simuladão Carreiras Policiais, Alfacon]
-
Avaliação de maneira genérica, porque avaliação também ocorre na fase de produção, antes da classificação, para evitar a cumulação desordenada, e existe avaliação na fase de destinação
-
CORRETO
CLASSIFICAÇÃO ESTÁ PARA UTILIZAÇÃO, QUE ANTECEDE A DESTINAÇÃO QUE ESTÁ PARA AVALIAÇÃO
-
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO:
SEQUENCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS:
MACETE: COA
C – CLASSIFICAÇÃO (Intelectual)
O – ORGANIZAÇÃO (Intelectual)
A – ARQUIVAMENTO (Física)
******OBS: deve-se seguir esta sequência ;)
-
Classifica - Avalia - Tabela
-
A classificação de documentos tem o objetivo de organizar logicamente os documentos, além de revelar a interligação entre eles, com o objetivo de identificar a atuação da instituição produtora.
Após identificada essa atuação, procede-se á sua análise, em conjunto com a missão e os objetivos da instituição, a fim de atribuir valores aos documentos conforme o assunto de que tratam ou a atividade que lhes deram origem.
Portanto, para que se determine o valor dos documentos (avaliação), é necessário antes que o conjunto estejam organizados logicamente (classificados).
Gabarito do professor: Certo
-
Sinceramente essa questão ao meu ver,deveria está errada.Pois como é que vou classificar sem avaliar
Se eu trabalho no setor de protocolo vou receber o documento vou registrar avaliar,classificar e ordenar.
posso até está errado,mas não totalmente.
Podem me responder quem poder.
A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos.
Essa palavra em destaque me diz antes
-
Ordem das funções arquivísticas:
Classificação --> Avaliação --> Descrição
-
A classificação é uma atividade que antecede a avaliação de documentos.
Não entendi essa.Como vou classificar uma coisa sem avaliar primeiro?
Deveria primeiro fazer a avaliação para posteriormente classificar.
-
Certo.
A classificação (identificação dos assuntos tratados pela entidade) é uma atividade que antecede a avaliação (análise destes assuntos e definição dos prazos de guarda e destinação final) dos documentos.
"Retroceder nunca, render-se jamais."