-
Penso que "direcionamento das vendas para mercados regionais" tb estaria correto, porém o texto não aborda a focalização do mercado ou do cliente. O texto fala sobre a ocupação de uma mesma empresa por diversos territórios, daí ser correta a assertiva "b"
-
De forma geral, o termo globalização quer dizer que
os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é
apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos
que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização
é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção
em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as
consequências desse fenômeno. Muitos países diminuem a carga de impostos sobre
essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “a” está incorreta. A opção
“c” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais
justamente para aumentar sua competitividade. A opção “d” está incorreta,
porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem
vender seus produtos em todo o globo. A opção “e” também está incorreta, porque,
com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo
importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas,
diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais. A opção correta é a “b”,
visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações
também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de
emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os
indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a
mobilidade ocupacional.
-
O termo "mobilidade" para diremir uma transnacionalidade ou horizontalidade ocupacional / produtiva, creio não ser o mais adequado do ponto de vista do contexto em que a palavra mobilidade é usada nas discussões sociológicas. Caberia recurso nesta questão, bem como a "c" que versa sobre a redução da competitividade entre as empresas, porque na real o que temos na atualidade são poucos países produzindo, uma concentração de renda única no mundo que não teve precedente na história, portanto uma concentração produtiva drástica... etc. são coisas a se pensar para que a questão não induza a interpretações outras e não dê margens à recursos.
-
uhhu! acertei rumo ao ENEM 2018!, ótimo site, Deus abençoea todos!, obrigada por nos propocionar essa ferramenta de estudo!
-
Professor:
Tarcila Formiga, Mestre em Sociologia (UERJ) e Doutora em Sociologia (UFRJ/New School for Social Research, Nova Iorque, EUA), de Sociologia
De forma geral, o termo globalização quer dizer que os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as consequências desse fenômeno.
Muitos países diminuem a carga de impostos sobre essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “A” está incorreta.
A opção “C” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais justamente para aumentar sua competitividade.
A opção “D” está incorreta, porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem vender seus produtos em todo o globo.
A opção “E” também está incorreta, porque, com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas, diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais.
A opção correta é a “B”, visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a mobilidade ocupacional.
-
Letra B
O aumento da mobilidade ocupacional seria a única das respostas possíveis como uma consequência social. Os avanços em comunicação e transporte encurtaram o espaço-tempo, facilitando a mobilidade e gestão das empresas em diferentes locais.
O texto trata da estratégia de fragmentação empresarial em busca de maiores vantagens e uma consequência social desse processo é a mobilidade urbana, visto que o avanço dos transportes e comunicações possibilitam a comunicação e as trocas, mesmo com a existência de distancias físicas.
-
Letra B
Em poucas palavras, podemos definir mobilidade ocupacional como a transferência da sede de uma empresa para outro estado ou país. Na prática, as empresas buscam reduzir custos e para isso, se instalam em empresas ou países com baixas cargas de impostos e salários em conta.