SóProvas



Questões de Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho


ID
6901
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo David Cattani (Greve. Dicionário crítico sobre Trabalho e Tecnologia. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre:Ed.da UFRGS, 2002): "A partir dos anos 80, a reestruturação capitalista de orientação neoliberal alterou as instituições do trabalho e as formas da ação coletiva". Essas mudanças nos países mais industrializados, a partir da ofensiva neoliberal, podem ser percebidas tanto no setor público quanto no setor privado. Baseado nessas afirmações sobre as mudanças recentes e suas conseqüências para as instituições do trabalho e ação coletiva, assinale a afirmação falsa.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pela banca. Creio que o motivo tenha sido erros na alternativa C, pois não se pode afirmar que as privatizações tenham fortalecido o sistema de bem-estar social, pelo contrário, piorou a situação para os funcionários públicos.
  • Creio que a banca errou ao pedir a afirmativa falsa. Deveria ter sido a VERDADEIRA.As respostas b) e e) são contraditórias, e uma delas tem de ser a resposta correta. Então, sobrou avaliar se as alterações devido às privatizações, flexibilização dos contratos e terceirização podem ser consideradas profundas ou pequenas. Considerando que tenham sido profundas, "e" seria a resposta correta, isso caso o enunciado fosse corrigido, claro.
  • b) O setor público sofreu alterações pequenas, devido às privatizações e à flexibilização dos contratos de trabalho e, mesmo, devido à terceirização

    As alterações no setor público foram gigantescas: aumento da carga de trabalho, reforma na previdência dos servidores públicos, tentativa de aproximação da gestão pública à gestão privada, terceirização de postos públicos, privatizações de empresas estatais

    Como o colega colocou acima as alternativas b) e e) são contraditórias

    Mas analisando a questão existe outro erro na alternativa c)

    c) O setor público sofreu alterações devido às privatizações que fortaleceram o sistema de bem-estar social.

    As alterações neoliberais da década de 80 marcaram o fim do estado do bem-estar social, o chamado welfare state.

    Desse modo, são duas questões como gabarito b) e c)
  • Questao deveria ter exigido a resposta correta, ja que a maioria das alternativas estao erradas


ID
8845
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O debate em torno do movimento da globalização anima expressivos intelectuais do mundo contemporâneo. Discutese, entre outros, os efeitos normativos que a globalização suscita nos direitos internos. A concepção de um Direito de feição neoliberal, que comprovaria o triunfo do capitalismo, um dos aspectos que marcaria o fim da guerra fria, é denunciada ou festejada por vários pensadores, a propósito de críticos e de defensores do neoliberalismo globalizante. Entre os entusiastas do modelo neoliberal, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • A)# Na verdade Boa Ventura de Sousa Santos defende globalização neoliberal chamando-a de globalização contra-hegemônica(errado o termo citado pela frase)b)Baseado no conceito - O conceito de sociedade de risco se cruza diretamente com o de globalização: os riscos são democráticos, afetando nações e classes sociais sem respeitar fronteiras de nenhum tipo. Os processos que passam a delinear-se a partir dessas transformações são ambíguos, coexistindo maior pobreza em massa, crescimento de nacionalismo, fundamentalismos religiosos, crises econômicas, possíveis guerras e catástrofes ecológicas e tecnológicas, e espaços no planeta onde há maior riqueza, tecnificação rápida e alta segurança no emprego. Verifica-se que o conceito é totalmente contrário ao que a questão afirma e além disso Essa dava pra eliminar, pois fala em eliminação das diferenças entre países ricos e pobres. Isso nenhum entusiasta do capitalismo vai defender!Ulrich Beck prega que o individualismo exacerbado do modelo capitalista pode colocar em risco as liberdades.c) Francis Fukuyama, pensador ligado ao conservadorismo norte-americano, que vê na vitória do neoliberalismo o fim da história e o surgimento do último homem, metáforas utilizadas para caracterizar a inexistência de outras opções fora do capitalismo neoliberal. d)Michel Chossudovsky contrário ao neoliberalismo,realiza palestras e conferências para Defesa dos Direitos Civis e da DignidadeHumana, e prega que o momento atual do capitalismo é de “militarização”, afirmando que as diretrizes determinadas pelo BIRD e pelo FMI levam a uma “globalização da pobreza”. Segundo ele, os movimentossociais deveriam confrontar estas políticas monetáriase)Manuel Castells - sociedade da informação e sociedade informacional (Castells adota esta última, por analogia ao significado de sociedade industrial não podendo negar como diz a questão a informatização.

ID
90589
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Santos (2001), a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista e, para entendê-la, há que considerar dois elementos fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  A. 

    Dizer o que é necessário analisar para haver o entendimento do tema (Globalização), e não suas consequências e resultados. 

  • Questão mal feita! Ou talvez o tal de "Santos" (Boaventura?) seja vacilão mesmo.


ID
560491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Diante das mudanças do mundo contemporâneo, já não se pensa em formar para o posto de trabalho, mas, para a empregabilidade. Passa-se, portanto, a ideia de que, com os diversos cursos técnicos espalhados pelo país, todos os estudantes se tornarão empregáveis. Caberia às escolas e aos centros de formação profissional, desenvolver diversas competências e habilidades que gerem um novo trabalhador.

A ideia neoliberal, denominada produtivista, é considerada dominante no ensino técnico-profissional. A partir dessa visão, afirma-se que

Alternativas

ID
588940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se que o atual processo de globalização é diferente de qualquer outro que tenha acontecido anteriormente e que, com esse processo, pela primeira vez, pode-se falar em uma economia global que inclui todas as nações do mundo, é correto afirmar que, nas últimas duas décadas, o processo de globalização

Alternativas
Comentários
  • Questão relativamente simples, basta atentar para alguns eventos ocorridos na história da humanidade como CRISE DE 29
     e a CRISE DO PETRÓLEO em 1973, nas quais uma nação  ou um pequeno grupo de nações pode determinar o destino econômico do mundo inteiro na ocorrência de uma eventual instabilidade econômica ou embargos comerciais.


    GAB LETRA A

ID
948478
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Campanha das letras, 2001 (adaptado).


No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido

Alternativas
Comentários
  • Penso que "direcionamento das vendas para mercados regionais" tb estaria correto, porém o texto não aborda a focalização do mercado ou do cliente. O texto fala sobre a ocupação de uma mesma empresa por diversos territórios, daí ser correta a assertiva "b"

  • De forma geral, o termo globalização quer dizer que os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as consequências desse fenômeno. Muitos países diminuem a carga de impostos sobre essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “a” está incorreta. A opção “c” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais justamente para aumentar sua competitividade. A opção “d” está incorreta, porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem vender seus produtos em todo o globo. A opção “e” também está incorreta, porque, com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas, diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais. A opção correta é a “b”, visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a mobilidade ocupacional.   


  • O termo "mobilidade" para diremir uma transnacionalidade ou horizontalidade ocupacional / produtiva, creio não ser o mais adequado do ponto de vista do contexto em que a palavra mobilidade é usada nas discussões sociológicas. Caberia recurso nesta questão, bem como a "c" que versa sobre a redução da competitividade entre as empresas, porque na real o que temos na atualidade são poucos países produzindo, uma concentração de renda única no mundo que não teve precedente na história, portanto uma concentração produtiva drástica... etc. são coisas a se pensar para que a questão não induza a interpretações outras e não dê margens à recursos.

  • uhhu! acertei rumo ao ENEM 2018!, ótimo site, Deus abençoea todos!, obrigada por nos propocionar essa ferramenta de estudo!

  • Professor:

    Tarcila Formiga, Mestre em Sociologia (UERJ) e Doutora em Sociologia (UFRJ/New School for Social Research, Nova Iorque, EUA), de Sociologia

    De forma geral, o termo globalização quer dizer que os indivíduos do mundo todo estão cada vez mais interligados, ou seja, não é apenas a realidade local que pode afetar suas vidas, mas fatos e acontecimentos que estão distantes no espaço. Um dos fatores que permite falar em globalização é o surgimento das empresas transnacionais, que dividem o processo de produção em mais de um país com o objetivo de diminuir seus custos. São várias as consequências desse fenômeno.

    Muitos países diminuem a carga de impostos sobre essas empresas, para atraí-las. Desse modo, a opção “A” está incorreta.

    A opção “C” também está incorreta, já que essas corporações modificam suas estratégias empresariais justamente para aumentar sua competitividade.

    A opção “D” está incorreta, porque essas empresas estão inseridas no mercado mundial, sendo que elas podem vender seus produtos em todo o globo.

    A opção “E” também está incorreta, porque, com o fenômeno da globalização, as fronteiras entre as nações estão perdendo importância, como é possível ver por meio da atuação dessas empresas, diminuindo, portanto, o poder dos Estados nacionais.

    A opção correta é a “B”, visto que a transformação das estratégias de atuação daquelas corporações também acarreta mudanças no mundo do trabalho, como a troca constante de emprego, se comparado com outros períodos, e também com a exigência de que os indivíduos desenvolvam novas capacidades e habilidades, aumentando, portanto, a mobilidade ocupacional. 

  • Letra B

    O aumento da mobilidade ocupacional seria a única das respostas possíveis como uma consequência social. Os avanços em comunicação e transporte encurtaram o espaço-tempo, facilitando a mobilidade e gestão das empresas em diferentes locais.

    O texto trata da estratégia de fragmentação empresarial em busca de maiores vantagens e uma consequência social desse processo é a mobilidade urbana, visto que o avanço dos transportes e comunicações possibilitam a comunicação e as trocas, mesmo com a existência de distancias físicas.

  • Letra B

    Em poucas palavras, podemos definir mobilidade ocupacional como a transferência da sede de uma empresa para outro estado ou país. Na prática, as empresas buscam reduzir custos e para isso, se instalam em empresas ou países com baixas cargas de impostos e salários em conta.


ID
1085554
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O reconhecimento da historicidade da situação de subdesenvolvimento requer mais do que assinalar as características estruturais das economias subdesenvolvidas. Há que se analisar, com efeito, como as economias subdesenvolvidas vinculam-se historicamente ao mercado mundial e a forma em que se constituíram os grupos sociais internos que conseguiram definir as relações orientadas para o exterior que o subdesenvolvimento supõe.

(CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina - ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: LTC, 1970).

Em conformidade com o excerto acima, pode-se afirmar que uma das inovações introduzidas pela linha teórica desses autores, no estudo do desenvolvimento, relaciona-se com

Alternativas

ID
1179775
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quais são as consequências sociais das transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas, marcadas pela intensa racionalização, a introdução de novas tecnologias e flexibilização das relações de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • O mundo europeu do pós-guerra ofereceu ao capital e ao trabalho uma trégua estabelecida através do modelo do Estado de bem-estar social, como apontado por John Keynes. Através de um Estado-provedor e também mediador, trabalhadores organizados em sindicatos fortes foram capazes de estabelecer condições de trabalho mais ou menos favoráveis impondo uma redistribuição da riqueza a partir de aumentos reais de salários e serviços públicos de qualidade. A partir dos anos 70 tal cenário começa a se transforma devido a uma nova visão econômica que passa a predominar. Nela, o Estado deveria se ater somente às estruturas de funcionamento básicos ligados à sua manutenção e segurança da propriedade privada dos indivíduos. As estruturas de prestação de qualquer serviço ou produto deveria ser entregue à iniciativa privada. O Estado mínimo, pregado pelos economistas neoliberais, que como os antigos liberais acreditam que o mercado deve estar livre de qualquer interferência ou regulação do Estado sendo regido por suas próprias regras, também pressupõe uma diminuição das estruturas de defesa do trabalho, como as leis trabalhistas, permitindo a flexibilização dos contratos a dando origem a relações precarizadas de trabalho. Somado a isso, cada vez menos pessoas tem sido necessárias para desempenhar funções que estão sendo cada vez mais mecanizadas, resultado de um avanço tecnológico e da racionalização dos custos de operação. O resultado destes processos produziu uma queda no rendimento do trabalhador, a precarização de sua condição laboral e o aumento do desemprego.

    A resposta, portanto, é a letra C.
  • Letra C


ID
1304014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Este ano celebra-se o centenário de uma conflagração de dimensões continentais. Também se cumpre o 25.º aniversário da implosão do império soviético. Os acontecimentos de 1914 e 1989 condicionaram o século XX. Os primeiros 13 anos do século passado podem ser considerados um prolongamento do século XIX. A década posterior a 1990 se confunde com o início do século XXI. O período entre 1914 e 1989 se identifica com o surgimento dos totalitarismos, o enfrentamento militar entre as grandes potências e o fim da hegemonia europeia.
Rodrigo Botero Montoya. Lições da Grande Guerra e da Queda do Muro de Berlim. In: O Globo, 3/3/2014, p. 14.

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue o item, relativos à história mundial contemporânea e a aspectos linguísticos do texto.

Ao declínio da ordem bipolar está associada a dificuldade das superpotências de acompanhar a modernização tecnológica advinda da Terceira Revolução Industrial.

Alternativas
Comentários
  • Superpotências não têm dificuldades de acompanhar a modernização tecnológica, visto que, são, em grande parte, promovidas por elas.

ID
1304020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Ainda que uma Copa do Mundo sediada no Brasil impulsione e motive estudos, pesquisas e debates, a Sociologia do Futebol está longe de constituir um campo de estudo em expansão, sobretudo por ainda não ter conseguido vencer as barreiras impostas pelo mundo acadêmico.

Alternativas

ID
1304023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

Nas décadas finais do século XX e neste início de século XXI, cada vez mais, o futebol tende a ser considerado como uma espécie de metáfora social: além de tornar-se segmento econômico de importância, ele promove o diálogo entre o local e o universal, entre a identidade nacional e o mercado globalizado.

Alternativas

ID
1304026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Da mesma forma que a sociologia do trabalho como disciplina específica surgiu há poucas décadas, levando o sociólogo a interagir com outras áreas das ciências humanas, a sociologia do esporte é também muito recente. No Brasil, o mais popular dos esportes — o futebol — praticamente começou a ser objeto de estudo nos meios acadêmicos com o antropólogo Roberto Da Matta, esforço que continua e avança com historiadores do Núcleo de Memória Social dos Esportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com o Núcleo de Sociologia do Futebol, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A partir dessas informações e considerando as transformações em curso no campo de trabalho da sociologia, julgue o item seguinte.

As pesquisas relativas ao mundo do trabalho e à estruturação das atividades produtivas tendem a diversificar-se, ultrapassando, por exemplo, o estudo das técnicas de produção.

Alternativas

ID
1396348
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As transformações por que passou o mundo do trabalho na era moderna se tornaram objeto de grande interesse da Sociologia. NÃO figura entre essas transformações:

Alternativas

ID
1414096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

   O mundo moderno tem sido objeto de estudos sistemáticos da sociologia desde a origem dessa ciência empírica, no século XIX. Temas como globalização da economia e da cultura, papel do Estado na sociedade, influência de doutrinas como o socialismo e o neoliberalismo, surgimento e expansão da cultura de consumo nas chamadas sociedades pós-modernas e identidade cultural e nacional e suas transformações têm sido descritos e analisados no âmbito da moderna pesquisa social.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos temas por ele suscitados, julgue o próximo item.

Na perspectiva neoliberal, o atual processo de globalização da economia exige crescente fortalecimento do papel do Estado na regulamentação dos mercados.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, o neoliberalismo é compreendido como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

  • Neoliberalismo- Estado Mínimo

  • Quanto menos estado melhor! PM BA 2019.


ID
1475839
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os componentes necessários para produzir as bolas de tênis utilizadas no torneio de Wimbledon provém da Indonésia (estanho), da Malásia (borracha), do Japão (carbonato de magnésio), da Coreia do Sul (enxofre), da Grécia (silicio), da Nova Zelândia (lã), dos Estados Unidos (argila) e da Grã Bretanha (pigmentos e tecido de lã). O exemplo deste enorme percurso ilustra a nova lógica pós-moderna das cadeias produtivas no capitalismo global.

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O exemplo ilustra a fragmentação da cadeia produtiva, com o partilhamento da produção em várias plantas mundiais e o recurso a acordos de terceirização e franquias.
( ) O exemplo ilustra o processo de integração vertical da produção e o decorrente estimulo à formalização do trabalho.
( ) O exemplo ilustra a mobilidade crescente da tecnologia e do capital que se deslocam em busca de vantagens nos diferentes fatores da produção oferecidas em diversos países.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1586887
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A globalização dos mercados tem estimulado a migração entre países muito diferentes, agravando os chamados choques culturais. Compreender cientificamente o conceito de cultura, básico para a formação do pensamento sociológico, tornou-se crucial para aqueles que lidam com conflitos e problemas sociais. Sobre a relação entre os indivíduos e sua cultura, é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
1623913
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da relação entre Trabalho e tecnologia nas sociedades contemporâneas, afirma-se que:

Alternativas

ID
1650097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


Segundo esse autor, a globalização resume-se ao problema da americanização do mundo e da emergência do novo imperialismo.

Alternativas

ID
1650100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


Na globalização, com o número cada vez maior de fenômenos de colonização invertida, o Estado nacional é submetido a desafios semelhantes na América do Sul, Ásia, Europa e América do Norte

Alternativas
Comentários
  • Globalização do terceiro-mundismo

ID
1650103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


A globalização reflexiva provém do exterior, sendo considerada uma ameaça à identidade comum de um a nação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A modernização reflexiva se expressa de duas formas: a reflexividade estrutural, em que a ação reflete as regras e recursos da estrutura social, e a auto reflexividade, em que a ação reflete à, e, em si mesma. 

    Referência:

    GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997

  • Se é reflexiva, não provém do exterior, é interna. É característica das sociedades na segunda modernidade esse movimento de entrada de novos agentes políticos por baixo - carregando consigo todas as suas particularidades culturais - e às margens da política oficial, discutindo e disputando os rumos da coletividade. Assim, para Becker, a imagem da mudança social surge como emergência: do interior ao exterior e de baixo pra cima.

ID
1650106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

À luz dos pensamentos de Ulrich Beck acerca da globalização, julgue o item que se segue.


No contexto da globalização, os Estados nacionais tendem à extinção.

Alternativas
Comentários
  • não tendem a extinção, sim a diminuição de suas importâncias?


ID
1776112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

A nova lógica de organização da produção afasta as antigas formas de exploração do trabalho, como o salário por peça, para instituir novos processos de trabalho com base na desterritorialização e cooperação.

Alternativas

ID
2234695
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade.

Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.

Assinale:

Alternativas

ID
2234707
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.

Nesse sentido, a economia globalizada

Alternativas

ID
2574379
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Trabalho escravo: “Há fazendas com hospitais para o gado, mas o trabalhador não tem nem água tratada”


Há dez dias, a chamada “lista suja” do trabalho escravo, que revela o nome de empregadores envolvidos em contratações análogas à escravidão, voltou a ser publicada. Em entrevista concedida ao jornal El País, o Procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, falou sobre a atualidade do tema no Brasil. Abaixo, alguns trechos da entrevista.

“Faltava a exposição pública dessas empresas para que a própria sociedade possa ter a consciência de que aquele produto foi produzido com mão de obra escrava. Por exemplo: eu vou comprar um vestido para a minha mulher ou um terno para mim, se eu sei que aquela loja já foi condenada por trabalho escravo eu não vou comprar naquela loja.” “O que se pretende no projeto que tramita no Senado Federal é restringir o trabalho escravo a apenas o trabalho com restrição de liberdade. Esse conceito é o que a gente tinha quando a Lei Áurea foi editada. Se isso passar, vamos ter um atraso de uns 130 anos na história. Eles querem tirar o conceito de jornada exaustiva e de trabalho degradante da norma. Claro que jornada exaustiva não é a de 10, 12 horas. É a de 18, 20 horas por dia. Condição degradante é o trabalhador ser obrigado a se alimentar com comida podre, a beber água de rio, fazer as necessidades no meio do mato. É ele se machucar e ser jogado no meio do mato. Já peguei um caso no Tocantins que o trabalhador estava operando uma serra elétrica, que pegou um nó na madeira, pulou e quase arrancou a perna dele. E o empregador falou: 'isso não é problema meu, se vira'. Achamos esse trabalhador se arrastando na estrada. Isso não é o que se faz nem com um animal. Há fazendas de criação de gado que têm até instalações hospitalares para o gado, mas o trabalhador não tem, sequer, uma cama para dormir ou água tratada.”

(https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/29/politica/1490822084_983546.html acesso em 16/10/2017)


Sobre o trabalho em condições análogas à escravidão, avalie as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Devido à alta carga de impostos e à ausência de linhas de crédito a juros baixos, o empregador se vê obrigado a “economizar” com o trabalhador, que representa o maior custo de uma empresa, justificando, assim, o trabalho escravo.

( ) O governo pode ser conivente com o trabalho análogo à escravidão à medida que propõe ao congresso reformas que permitem o empregador cortar direitos e benefícios do trabalhador ao mesmo tempo que aumenta sua jornada de trabalho e reduz seu horário de almoço.

( ) Segundo o Procurador-Geral do Trabalho, a divulgação da lista suja do trabalho escravo é necessária pois é pedagógica. Apopulação passa a conhecer as empresas que exploram seus trabalhadores e violam seus direitos.

( ) Uma forma de a população colaborar para a diminuição do trabalho em condições de escravidão no Brasil consumindo os produtos de empresas que usam mão-de-obra em regime semelhante à escravidão.

( ) O financiamento privado de campanhas políticas também contribui para existência do trabalho análogo à escravidão, pois os políticos eleitos com dinheiro das empresas não tomam as medidas necessárias contra essas mesmas empresas que violam os direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E


ID
2623639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e para enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 87 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


No contexto da denominada modernidade tardia, os estudos sobre a dinâmica cultural da globalização demonstram que a diversidade social tem se valido das formas tradicionais de fazer política, fortalecendo os atores tradicionais e as formas consolidadas de representação.

Alternativas
Comentários
  • O que as novas dinâmicas das sociedade modernas, organizadas em rede e em escala global, apresentadas pelo pensamento de Manuel Castells têm evidenciado é que cada vez mais as formas tradicionais de atuar e agir politicamente não correspondem a formas de representação tradicionais. A globalização não soterrou as identidades locais, mas as evidenciou e passou a questionar modelos tradicionais, sejam os locais, sejam os globais. A era informacional tem oferecido cada vez mais maneiras de organizar a sociedade politicamente colocando em atrito com as tradições assentadas.


    Resposta, Errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO.




ID
2623642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e para enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 87 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


Paralelamente à tendência de homogeneização, própria da formação de uma cultura globalizada, têm ressurgido, desde o final do século XX, os discursos nacionalistas e outras formas de particularismo.

Alternativas
Comentários
  • O processo de globalização econômica, ou seja a interconexão entre diversas partes do globo dentro das cadeias produtivas e financeiras não resultou, como se pensava, em uma homogeneização cultural. Contrário a essa força de homogeneização provocada pela cultura globalizada, tem surgido respostas locais e de grupos que afirmam suas identidades podendo ser elas nacionais, tribais, de gênero, culturais e etc.


    O item está Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • exatamente a minha dúvida


ID
2666257
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).


O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação e da ascensão econômica mundial, bem como o crescimento do capitalismo.

    A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.

    A globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.

  • Que questão ridícula de fácil é essa? '- '


ID
2705356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


Ainda que a globalização tenha favorecido o contato e os intercâmbios de ordem cultural entre as sociedades diversas, a consolidação dessas sociedades ocorreu em um contexto de assimetria econômica e de domínio dos valores ocidentais, o que contribuiu para a manutenção de um quadro de desigualdade nas relações de troca.

Alternativas

ID
2705362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


A formação de uma cultura globalizada, que tende à uniformização das diversidades culturais, fortalece o Estado e contribui com o seu poder de impor uma identidade nacional homogênea.

Alternativas

ID
2705365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de globalização e seus impactos, julgue o item subsequente.


O fenômeno da fragmentação das identidades e a aglutinação de grupos sociais a partir de movimentos de base étnica podem ser vistos como formas encontradas pelas culturas locais de se relacionar com as pressões da globalização e da modernidade.

Alternativas

ID
2709388
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A formação de um mercado global, a chamada globalização, destaca-se pelas interações entre diversos países nas áreas econômicas, sociais, culturais e política. Entre seus impactos negativos, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • forte contaminação de vários países em caso de crise econômica e facilidade de especulações financeiras foram, respectivamente, a consequência e o motivo da quebra da bolsa de valores de NY em 1929

    gabarito D

  • Por que maior fluxo de comunicação seria uma coisa negativa?

  • Com o advento da globalização, a possibilidade de algo que ocorre em um determinado país, causar efeito em outro país tem aumentado cada vez mais.


ID
2728231
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Em 1997, Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, publicou um livro cujo título é ‘a globalização foi longe demais?’. Desde então, já havia uma percepção generalizada de que as desigualdades de renda e patrimônio eram crescentes em muitos países e que tal fato poderia colocar em risco a estabilidade democrática dessas sociedades. Pouco tempo depois, Rodrik desenvolveu o ‘trilema’ (teorema da impossibilidade), que sustenta que democracia, soberania nacional e integração econômica global são mutuamente incompatíveis; podemos combinar duas dimensões, mas nunca todas as três simultaneamente e completamente.”
(Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Os-descontentamentos-da-globalizacao-e-os-novos-desafioseconomicos/7/36363.)

A preocupação com os efeitos sociais da globalização ainda são prementes, e de uma maneira geral já se percebeu que:

Alternativas
Comentários
  • Questão e gabarito precipitados


ID
2801167
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para definir o Estado contemporâneo é preciso enfrentar inúmeras questões que envolvem uma análise exaustiva das relações que se criaram entre o Estado e a sociedade, ao mesmo tempo captando os efeitos dessas mudanças sobre o sistema político. Compreender o desenvolvimento do Estado contemporâneo é desenvolver uma análise que leve em conta as dificuldades de coexistência das formas do Estado de Direito com os conteúdos do Estado Social. A “questão social”, surgida como efeito da Revolução Industrial, representou o fim de uma concepção orgânica da sociedade e do Estado. Os desdobramentos da questão social não permitiram que a unidade da formação econômico-política pudesse ser assegurada pelo desenvolvimento autônomo da sociedade. Impôs-se a necessidade de uma tecnologia social que determinasse as causas das divisões sociais e tratasse de lhes remediar, mediante adequadas intervenções de reforma social.

(Adaptado de: BOBBIO, Norberto, MATTEUCI, Nicola e PASQUINO, Pasquino. Estado Contemporâneo, Dicionário de Política (v. 1), Brasília: Universidade de Brasília, 12. ed. 2004, p. 401 e de NOGUEIRA, Octaciano. Estado de bem-estar social, Vocabulário da Política, Brasília: Edições Unilegis de Ciência Política, v. V, 2010, p. 158)


Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:

Alternativas

ID
2814154
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que


I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.

II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.

III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. III- a palavra não deixou a alternativa errada.
  • III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.

    OBS: Havendo a criação de processos formativos, amplia-se a possibilidade ocupacional como também na oportunidade de trabalho e renda para jovens no mercado de trabalho.

  • Gabarito ''A''

    OBS: Apenas os itens 1 e 2 estão corretos.

    Erro do tópico 3 grifado de vermelho abaixo.

    III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.


ID
2869648
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vivemos uma época em que cada vez mais a automação, ou seja, o emprego de máquinas para exercer funções produtivas, têm diminuído os postos de trabalho de forma acelerada. Máquinas no campo que exercem funções múltiplas, robôs nas fábricas responsáveis por cada vez mais etapas produtivas, terminais de auto atendimento em comércios e serviços. A cada dia a automação oferece uma nova facilidade para os prestadores e tomadores de serviço que, via de regra, substitui a mão de obra humana, ou seja, postos de trabalho, por máquinas e sistemas. O que antes exigia um certo número de trabalhadores, hoje reduz-se ao operador e/ou programador altamente qualificado. Essa constatação torna as letras D e E erradas, pois a exigência cada vez maior de qualificação piora os índices de emprego assim como o emprego de tecnologia reduz o número de empregos no setor produtivo. A letra C está errada pela mesma razão, pois o aumento produtivo devido à mecanização agrícola não é benéfico para a geração de empregos no campo. A expansão produtiva aqui se associa à diminuição dos empregos justamente devido à mecanização. O trabalho braçal nunca foi valorizado entre nós, sociedade fundada sob a herança do trabalho escravo e degradante, portanto não será com a automação que essa condição se reverterá. Isso torna a resposta A errada.
    A resposta, portanto, é a letra B, embora incompleta, pois como vimos a proliferação das tecnologias da informação diminui postos de trabalho em toda a sociedade e não apenas no setor comercial.

    Gabarito: B
  • essa questão é esquisita pra caramba

  • (B) a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial.

  • Gabarito (B)

    (A) Incorreto. Pois cada vez mais o trabalho braçal é desvalorizado.

    (B) Correto. "a proliferação das tecnologias de informação compromete a geração de empregos no setor comercial."

    (C) Incorreto. Pois toda vez que há um processo de mecanização, isto é, o uso de maquinas para substituir determinadas atividades, gera a diminuição de empregos ofertados.

    (D) Incorreto pelo mesmo motivo da alternativa "C"

    (E) Incorreto. Pois não permite melhorar os índices de emprego, pelo contrário, isso passar ser uma exigência para que o trabalhador seja alocado no sistema produtivo.

    Bons estudos!

  • A letra A não está errada. Qualquer um percebe uma valorização dos trabalhos tecnicos e braçais ultimamente.


ID
2872297
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.

CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).


A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.
    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina; processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto; autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade; e deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

    Gabarito: B

  • B - gestão participativa.

  • A questão apresenta um cenário no qual vislumbramos a participação por parte de representantes de moradores no debate acerca do pressuposto público para saúde. Trata-se de uma maior participação na gestão orçamentária do tema que extrapola a mera decisão burocrática. Como é colocado pela afirmação de tal representante, "no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento". Claramente refere-se a gestão participativa que permite maior conhecimento e envolvimento nas decisões por parte dos moradores, logo, resposta letra B.

    Poder disciplinar (A) refere-se ao que impõe ordem e disciplina;

    processo burocrático (C), aos ritos administrativos de uma dada estrutura, que pode ser, inclusive, uma gestão participativa, mas não como exposto;

    autoridade carismática (D) refere-se a uma liderança que goza de carisma como uma das principais sustentações de sua autoridade;

    deliberação autocrática (E) seria o inverso da gestão participativa, ou seja, uma deliberação (decisão) sem diálogo ou participação de outros, somente de quem detém o poder. Autocracia refere-se a um poder tirânico, imposto, não deliberado, não democrático. Um líder carismático pode ser autocrático.

  • QUESTAO DE INTERPRETAÇÃO!

  • bem interpretativa

    ´´Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto” quer dizer q o cara ta em cima do q acontece .. participa da gestão .. B

  • Letra B

    O que é gestão participativa?

    O próprio termo por si só, já dá uma boa ideia de qual é o proposito essencial do modelo: permitir e valorizar a participação das pessoas nos processos administrativos, estratégicos - e mesmo decisórios - da organização.

  • Por que não estudar humanas ?

    Por causa de questões como essas. Adivinha quais são as questões que o TRI considera difícil ? ISSO MESMO, AS QUESTÔES QUE VOCÊ ESTUDOU.

  • Pra quem diz que isso é "interpretativo", lembre-se: vemos isso em Sociologia ou Hist. Mas concordo, infelizmente a maioria das questões de humanas são interpretativas... Isso beneficia quem não estuda e prejudica a gente que tá ralando!

  • No trecho :

    “ Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento “

    Gab: Gestão participativa :)


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
3071440
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com a globalização, os movimentos sociais em muitos países, inclusive no Brasil e em outros países da América Latina, tendem a se diversificar e a se complexificar. É uma característica desse novo formato de ativismo a:

Alternativas

ID
3090430
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nesta altura da história (…), as ciências sociais se defrontam com um desafio epistemológico novo. O seu objeto transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações, os processos e as estruturas econômicas, políticas, demográficas, geográficas, históricas, culturais e sociais, que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional. O pensamento científico, em suas produções mais notáveis, elaborado primordialmente com base na reflexão sobre a sociedade nacional, não é suficiente para apreender a constituição e os movimentos da sociedade global.


(IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados, v. 8, n. 21, 1994, p. 147-163) 


Conforme o trecho acima, o “paradigma da globalização” tem provocado inúmeras implicações para a reflexão e a prática das ciências sociais mundo afora. Sobre esse amplo e controverso processo, é correto afirmar que: 

Alternativas

ID
3241960
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em lugar das sociedades nacionais, a sociedade global. Em lugar do mundo dividido em capitalismo e socialismo, um mundo capitalista, multipolarizado, impregnado de experimentos socialistas [...] A partir da segunda guerra mundial, desenvolveu-se um amplo processo de mundialização de relações, processos e estruturas de dominação e apropriação, antagonismo e integração. Aos poucos, todas as esferas da vida social, coletiva e individual, são alcançadas pelos problemas e dilemas (IANNI, 1996).

O trecho anterior foi retirado do livro “A Sociedade Global”, escrito por Octavio Ianni. Neste trecho o autor faz referência a um movimento que ocorreu, principalmente no século XX. Assinale a alternativa que corresponda corretamente ao movimento citado pelo autor.

Alternativas

ID
3250465
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Vivemos uma era de profundas transformações geradas, em grande parte, pelos impressionantes avanços tecnológicos dos últimos tempos. Ter mais tecnologias à nossa disposição e poder realizar mais com menos esforço não deveria representar uma ameaça. No entanto, os resultados práticos têm sido a concentração de renda, o desemprego, gente estressada e angustiada. Como é que conseguimos transformar avanços em dramas?

(Dowbor, L. O que acontece com o trabalho? São Paulo: Editora Senac, 2006)

Atualmente, essas transformações se manifestam no mercado de trabalho no Brasil por meio de

Alternativas

ID
3328873
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “Globalização” tem sido um termo utilizado com sentido polissêmico dentro das ciências humanas e também fora dela, caindo inclusive no âmbito do senso comum. A respeito da Globalização.

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As relações em esfera Global são marcadas por relações ASSIMÉTRICAS entre os atores das diferentes localidades


ID
3328879
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Microeletrônica, tecnologia da informação e globalização do capital produzem uma imediata sociedade mundial para além de todos os limites nacionais e culturais; não positivamente , como conquista, mas negativamente, como processo de definhamento econômico: sempre mais seres humanos se tornam supérfluos, pois já não podem mais vender sua força de trabalho” (KURZ, 2015, p. 57) A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3330313
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Uma parte integrante dos processos de globalização é progressiva segregação espacial, a progressiva separação e exclusão”. (BAUMAN, 1999, p.9)

Assinale a alternativa incorreta a respeito da Globalização:

Alternativas

ID
3336037
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da globalização, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu sou de Uberaba! Sem querer cai nessa questão e acertei letra C! Rss


ID
3479623
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

(...) O relativismo cultural e a perda de confiança no projeto da modernidade, típicos do pós-modernismo, são vistos como fazendo parte de um processo de globalização que provocou um deslocamento do equilíbrio mundial do poder para fora do Ocidente (...). Se o “resto” do mundo for capaz de retrucar ao Ocidente no âmbito global, estará aberta a possibilidade de outras histórias, outras modernidades e outras explicações do desenvolvimento histórico mundial ser reveladas (...) desperta a atenção para as percepções daqueles que não estão nem dentro nem fora da esfera dos valores culturais dominantes.

(Adaptado de: FEATHERSTONE, M. A Globalização da Complexidade: pós-modernismo e cultura de consumo, RBCS, n. 32, 1996, p. 109)


A teoria que expressa a posição defendida no excerto é: 

Alternativas

ID
3479668
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As alterações no mundo do trabalho observadas no Brasil e em outros países nos últimos anos constam em:

Alternativas

ID
3479674
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Visto em perspectiva histórica ampla, o Estado-nação latino-americano e caribenho expressa, às vezes muito claramente, os desenvolvimentos excepcionais e os impasses radicais, compreendendo tanto novas e surpreendentes possibilidades de transformação como a emergência de crises de amplas proporções.

(Adaptado de: IANNI, Octavio. O Estado-nação na época da globalização. Novos Rumos, São Paulo, n. 31, 1999, p. 18)


Como consequência da globalização para os Estados nacionais latino-americanos e caribenhos é correto afirmar que 

Alternativas

ID
3498907
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.


Nesse sentido, a economia globalizada

Alternativas
Comentários
  • Questão meio complicada, mas a "sacada" é lembrar das situações do Oriente Médio, as disputas lá são todas religiosas, mas tambem pode lembrar do que aconteceu na Nova Zelandia em 2019, quando um extremista cristão entrou em um "igreja" (nao sei se é esse termo correto) islã e atirou nas pessoas lá dentro. A globalização promove a aproximação de culturas e povos distintos, porem esses encontros não são todos pacificos

  • Os recentes ataques dos extremistas islâmicos pelo mundo é um ótimo exemplo desse acirramento religioso. Embora, esse fato seja oriundo do processo de GLOBALISMO e não de globalização. Esses termos são diferentes. A globalização é presente desde a troca de mercadorias no rio Eufrates e tigre onde se deu o inicio da sociedade.

  • O gabarito B é o mais propício, tendo em vista os momentos de tensão no oriente médio (às vezes até ultrapassando estes limites territoriais) e dos grupos radicais que levam através dos meios de comunicação seus dogmas e causando instabilidade em governos locais, provocando até migração dos nativos para o exterior e etc.


ID
3578137
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Microeletrônica, tecnologia da informação e globalização do capital produzem uma imediata sociedade mundial para além de todos os limites nacionais e culturais; não positivamente , como conquista, mas negativamente, como processo de definhamento econômico: sempre mais seres humanos se tornam supérfluos, pois já não podem mais vender sua força de trabalho” (KURZ, 2015, p. 57) A esse respeito, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3615124
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2012
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a globalização e os Estados nacionais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

                
( ) Em âmbito teórico, a questão da crise do Estado tem relações com o advento das teorias pós-modernistas que, embora não se vinculem a um grupo coeso de pensadores, apresentam elementos em comum, como o ceticismo em relação às “grandes narrativas” e em relação às instituições dominantes ao longo da modernidade. 
       
( ) A crise do Estado-nação favoreceu a integração entre países de blocos como a União Europeia em todos os seus âmbitos. 
          
( ) A crise do Estado e a popularização das teorias pósmodernas mantêm relações com a transição do modelo produtivo fordista para modelos de “acumulação flexível”. 

Alternativas
Comentários
  • "pós-modernista" é o movimento artístico que sucede o modernismo e não se confunde com o adjetivo "pós-moderno". É difícil saber quando a banca considera ou não, a rigor, esse conceito.


ID
3616228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Limeira - SP
Ano
2007
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia tende a enfocar uma visão de vários acontecimentos da vida social referentes à economia, política ou esfera simbólica e cultural. A respeito da sociologia, julgue o item seguinte.


Vários temas diferenciam a nova economia da velha economia. Entre eles, destacam-se: conhecimento, globalização, digitalização, inovação e redes interligadas.

Alternativas

ID
3651229
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As pessoas dizem que nós devemos debater a globalização. É mais fácil debater se o outono deve seguir o verão. Esse debate não existe na China e na Índia. Eles estão aproveitando as oportunidades, de um modo que transformará a vida deles e as nossas” (Tony Blair, discurso à Conferência Trabalhista, 2005).

“O futuro não pertence aos globalistas. Pertence aos patriotas” (Donald Trump, 2019, discurso à ONU).

Considerando as duas frases e os eventos que representam, é possível dizer que sobre os efeitos da globalização em países desenvolvidos:

Alternativas

ID
3661717
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1.         A imagem de adolescência no Ocidente foi estabelecida no final do século 18 e resistiu às mudanças de comportamentos observadas nas últimas décadas do século 20.
2.         Dois fatores foram decisivos para a atual condição da juventude: a desmontagem da família burguesa e as consequências do neoliberalismo e da globalização no mercado de trabalho.
3.         Ser jovem é uma característica altamente valorizada pela sociedade atual.
4.         A ocupação preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigência de qualificação provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Estão de acordo com o texto as afirmativas:

Alternativas

ID
3759325
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A globalização econômica, a exclusão social, o aumento do desemprego e os avanços tecnológicos ocupam uma grande parte das discussões sociológicas. Tendo como base esses temas e as discussões sociológicas sobre o desenvolvimento da sociedade, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3784033
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atualmente, a temática dos movimentos sociais apresenta uma multiplicidade de abordagens que nos permite transitar por dimensões diversas, assim como convergir características que estiveram tradicionalmente separadas.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos movimentos antiglobalização.

Alternativas

ID
3794626
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No mundo globalizado e na história recente do Brasil, assiste-se a uma lógica cuja regra é a flexibilização, a desregulamentação e a terceirização da produção e do mercado. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre as transformações do mundo do trabalho no neoliberalismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acontece uma divisão do trabalho e consequentemente um afastamento do empregador do trabalho, ele não se sente mais como trabalhador como outrora sentira, além do mais, ocorre uma ineficácia do sindicalismo, esse que fica cada vez mais corporativista

    LETRA C

    APMBB


ID
3813400
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Estudos sociológicos indicam que a introdução de inovações tecnológicas e organizacionais na área de gestão do trabalho tem muita relevância no esclarecimento de algumas mudanças que afetam as empresas e os trabalhadores. Um enfoque interessante associa o aumento do desemprego estrutural com a situação fragilizada no trabalho, de forma que o medo do desemprego impulsiona fatores relacionados à intensificação do trabalho, ou seja, o medo de perder o emprego amplifica, para o trabalhador mais vulnerável, as formas de dominação e controle, além de agravar formas de sofrimento no trabalho.
Considerando essa reflexão, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3846967
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atente para o seguinte excerto a respeito das crises econômicas globalizadas dos últimos anos:
“Nessa segunda década do século XXI, [...], praticamente não se fala em globalização. Apesar da constatação de que, de fato, vivemos em um mundo globalizado, principalmente em função da rede mundial de comunicações comandada pela Internet, esse termo não aparece com frequência nos noticiários. Pelo contrário, desde 2008 a economia mundial entrou em mais uma crise, de grandes proporções – e, desde então, somente se fala sobre isso, ou seja, sobre a crise e seus efeitos, como por exemplo, a queda na produção industrial e o aumento do desemprego, principalmente nos países mais pobres.
De acordo com dados apurados pela instituição financeira Credit Suisse, em seu Informe sobre a Riqueza Global, 1% da população mundial (ou seja, os habitantes que têm bens patrimoniais avaliados em cerca de 760,000 dólares), possuem tanto dinheiro quanto os demais 99% do planeta. Essa diferença enorme só faz aumentar desde 2008, a ponto de a Credit Suisse concluir que, se a crise for interrompida, os ricos sairão dela mais ricos, ‘tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres’”.

OLIVEIRA, L. F. de e COSTA, R. C. R. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4ª ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. Adaptado.

Partindo desse entendimento de Oliveira e Costa, no que diz respeito às crises econômicas globalizadas dos últimos anos, é correto dizer que

Alternativas

ID
3846994
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Atente para o seguinte trecho extraído de uma reportagem do Jornal Estadão: 


“Bikeboys rodam 12 horas por dia e 7 dias por semana para ganhar R$ 936 


Renato Jakitas e Tiago Queiroz 


São Paulo - 15/09/201908h28 

“[...] Existem cerca de 30 mil entregadores ciclistas cadastrados nos aplicativos de entrega de comida na capital paulista. O número dá a dimensão de uma atividade que, há um ano, passava desapercebida em São Paulo. Hoje, os ciclistas com caixa nas costas tomam as paisagens dos centros comerciais nas horas de pico da fome – das 12h às 15h e das 19h às 22h –, além de serem presença constante em calçadas próximas a shopping centers, restaurantes ou supermercados nos fins de semana.

Um perfil desse trabalhador foi traçado em junho pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), coordenado pelo instituto Multiplicidade e apoiado pelo Laboratório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após entrevistas com 270 ciclistas em São Paulo, o levantamento concluiu que 75% desses profissionais têm idade entre 18 e 27 anos e, como Samuel Marques, pedalam cerca de 12 horas por um salário médio mensal de R$ 936. Realizam diariamente dez entregas, a R$ 5 cada. Seis em cada dez ciclistas trabalham todos os dias da semana, sem folgas”.


Trecho de matéria disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadaoconteudo/2019/09/15/bikeboys-rodam-12-horas.htm Acesso em: 10/11/2019.


Partindo de uma perspectiva sociológica crítica sobre essas novas condições de exploração do trabalho de prestação de serviços na era digital, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
3847000
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As novas técnicas de controle organizacional sobre os trabalhadores – chamados atualmente de “colaboradores” – são, na fase contemporânea das empresas capitalistas, menos diretas e mais sutis (ALVES e OLIVEIRA, 2011). Tais técnicas possibilitam uma sensação de maior liberdade e autonomia aos trabalhadores dentro e, mesmo, fora do ambiente laboral, mas não deixam de ser formas de manutenção do controle das empresas sobre sua mão de obra.

ALVES, D. e OLIVEIRA, S. R. de. “Controle organizacional no processo capitalista de produção” In: PICCININI, Valmíria Carolina et ali (org.). Sociologia e Administração – Relações sociais nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Considerando essas sutis formas contemporâneas de controle organizacional, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3956668
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As transformações societárias operadas na década de 1970 produziram novos traços ao desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, sobretudo pelos impactos causados nos circuitos produtivos e nos processos de trabalho. Esse contexto se desdobrou em um projeto de restauração do capital baseado em:

Alternativas

ID
4039828
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No mundo globalizado em que vivemos, temos a constante sensação de invasão de informações e situações originadas dos mais diversos lugares, o que nos dá a ideia da existência de um hibridismo cultural, ou seja, uma ampla mistura de culturas ou de elementos culturais fragmentados que constroem uma “identidade global”. Neste sentido, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
4053664
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto

A partir do momento em que o operário passou a executar seus serviços seguindo as ordens de alguém, ele perdeu a capacidade de planejar suas ações.

Alternativas

ID
4053667
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto

De acordo com o texto, as transformações recentes no mundo do trabalho passaram a exigir um indivíduo que elabore e execute projetos.

Alternativas

ID
4053673
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto

A introdução de esteiras rolantes no processo de produção facilitou a comunicação entre os trabalhadores. Eles passaram, então, a participar dos processos produtivos.

Alternativas

ID
4199038
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia atentamente o excerto a seguir:


“São diversas, diferentes e insistentes as pressões externas e internas destinadas a provocar a reestruturação do Estado. Trata-se de promover a desestatização e desregulação da economia nacional; simultaneamente, promover a privatização de empresas produtivas estatais e dos sistemas de saúde, educação e previdência. Além disso, abrem-se os mercados, facilitando-se as negociações em associações de corporações transnacionais com empresas nacionais. Muitas conquistas sociais já foram ou estão sendo redefinidas, reduzidas ou mesmo eliminadas, sempre a partir de palavras de ordem como ‘mercado’, ‘produtividade’, ‘competitividade’; com graves prejuízos para os que 
são obrigados a vender a sua força de trabalho para viver ou sobreviver”.

Fonte: IANNI, O. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/ article/download/753/618 p.110



De acordo com a análise de Otávio Ianni acerca da globalização e seus efeitos sobre os Estados nacionais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4199053
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leiao seguinte excerto: “A globalização econômica e o advento da chamada 3ª Revolução Industrial proporcionaram aumentos expressivos da produtividade mecanizada, com consequentes transformações na forma e na disponibilidade de postos de trabalho em todo o mundo”.



Fonte: OLIVEIRA, L. J. de. MASSARO, M. L. SCIENTIA IURIS, Londrina, v.18, n.2, p.189-209, dez.2014 | DOI: 10.5433/2178-8189.2014v18n2p189.



Tendo como referência as transformações atuais do mundo do trabalho, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4200682
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O desemprego provocado pelo surgimento de novos processos produtivos e tecnologias é denominado

Alternativas
Comentários
  • B) estrutural.


ID
4211149
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.


( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


Alternativas
Comentários
    • Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade. Movimento Social - 3
    • Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. Ideologia - 1
    • Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Globalização - 4
    • Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade. Modernidade - 2

  • "Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade."

    Tá na cara que é a definição de movimento social, sabendo essa já da pra matar a questão, pois só a alternativa B começa com a 3 (movimento social).


ID
5039839
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Analisar uma sociedade a partir de um modelo de estratificação social permite averiguar “fotograficamente” como os recursos sociais disputados estão distribuídos. Esse modo de captar uma dada realidade favorece o conhecimento das desigualdades estruturadas num determinado momento histórico.
Complementarmente, os estudos sobre mobilidade social favorecem uma análise “cinematográfica” da distribuição e apropriação dos recursos sociais, ou seja, favorecem a análise dos deslocamentos de indivíduos e grupos sociais ao longo do tempo.

GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização Social e Movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 26.


No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no/a

Alternativas
Comentários
  • D: sistema de classes e status.

  • No mundo globalizado capitalista, a organização política e econômica influencia o deslocamento das pessoas no sistema de classes e status porque, numa dada sociedade, o "índice" de mobilidade social (capacidade de uma pessoa mudar de vida) é reflexo do ordenamento jurídico do Estado, isto é, se a nação (povo) é soberano em relação ao estamento burocrático (Estado), se a lei, por conseguinte, é aplicada da mesma maneira a todos, se todos são iguais perante a lei, se o Estado, pela lei, não mina a liberdade econômica e inibe a ascensão social do indivíduo por seu próprio esforço, etc.


ID
5067316
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Doze mil quilômetros separam Acra, a capital de Gana, do Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos, centro da revolução tecnológica do século XXI. Há, no entanto, outra distância maior do que a geográfica. Acra e o Vale do Silício estão no extremo de um ciclo de vida. Computadores, tablets e celulares nascem da cabeça de nerds sob o sol californiano e morrem e são descompostos no distrito de Agbogbloshie, periferia africana.

LOPES, K. O lixão pontocom da África. Disponível em:
www.cartacapital.com.br. Acesso em: 10 abr. 2015.

A situação descrita é um exemplo de um modelo de desenvolvimento tecnológico que revela um processo de

Alternativas
Comentários
  • Gana recebe em seus portos rotineiramente navios de lixo eletrônico vindos da Europa e América do Norte que assinaram um acordo comercial com o governo de Gana para doação de tecnologia “obsoleta". O objetivo seria de ampliar o acesso da tecnologia aos desfavorecidos dos países subdesenvolvidos. Na verdade, apesar de ser condenado pela Convenção de Basileia estabelecida na Suíça, em 1989, o que chega em Gana é lixo eletrônico.
    Este lixo segue em caminhões para o distrito de Agbogbloshie, local onde há um lixão de eletro eletrônicos. Este distrito não possui infraestrutura de saneamento básico, pavimentação de ruas ou áreas de lazer, e nem uma política pública que faça com que este lixo seja manejado de forma sustentável. Os trabalhadores do lixão tem uma jornada exaustiva de 14 horas por dia, 7 dias por semana em um ambiente insalubre e tóxico, explorando os materiais que podem ser vendidos, tais como os fios de plástico com cobre ou, ainda, consertando equipamentos que podem ser recuperados.
    O autor do referido texto, Kaue Lopes, menciona que o objetivo destes trabalhadores é sobreviver, pois o ambiente é de miséria e ignorância o que dificulta até a criação de cooperativas de catadores de lixo por parte do governo ganês. Para responder a questão é precisa compreender que logística reversa de produtos, obsolescência programada e desenvolvimento tecnológico.
    A) INCORRETA – O trecho não trata da questão de diminuição de mão-de-obra . Em Gana não há reciclagem exatamente mas o descarte de lixo eletrônico, mascarado de doação para países pobres.
    B) INCORRETA – A revolução tecnológica trabalha com o conceito de obsolescência programada: os eletrônicos tem um tempo de vida útil e os seus softwares não se atualizam mais depois de certo prazo. Dessa forma, ainda que íntegros eles não possuem mais utilidade nas nações mais desenvolvidas. Não está em pauta o consumo consciente. 
    C) CORRETA – A logística reversa é uma serie de procedimentos que visa recolher o objeto pós-consumo para um reaproveitamento e, para destinação correta de resíduos. Isto vem sendo negligenciado com a migração dos resíduos para lugar es que não tem política pública para o beneficiamento destes componentes.
    D) INCORRETA – Não há tratamento de resíduo sólido no exemplo mencionado no texto somente migração de lixo tecnológico com o acordo comercial de ajuda ao desenvolvimento tecnológico. 
    E) INCORRETA – Os serviços de assistência técnica dos equipamentos despejados no lixão de Agbogbloshie são de iniciativa das pessoas que trabalham lá uma vez que o conserto e posterior venda dos equipamentos consertados geram renda. 
    Gabarito da professora: Alternativa C.
  • A logística reversa é uma serie de procedimentos que visa recolher o objeto pós-consumo para um reaproveitamento e, para destinação correta de resíduos. Isto vem sendo negligenciado com a migração dos resíduos para lugar es que não tem política pública para o beneficiamento destes componentes.

  • O foco do texto não é a reciclagem ou o consumo, ele fala sobre o "caminho" que o produto percorre até seu descarte. O texto evidencia a saída dos materiais de um país para o outro, sem a responsabilização do descarte correto, ou seja, há uma negligência com relação à política de reaproveitamento dos objetos.

  • Gana recebe em seus portos rotineiramente navios de lixo eletrônico vindos da Europa e América do Norte que assinaram um acordo comercial com o governo de Gana para doação de tecnologia “obsoleta". O objetivo seria de ampliar o acesso da tecnologia aos desfavorecidos dos países subdesenvolvidos. Na verdade, apesar de ser condenado pela Convenção de Basileia estabelecida na Suíça, em 1989, o que chega em Gana é lixo eletrônico.

    Este lixo segue em caminhões para o distrito de Agbogbloshie, local onde há um lixão de eletro eletrônicos. Este distrito não possui infraestrutura de saneamento básico, pavimentação de ruas ou áreas de lazer, e nem uma política pública que faça com que este lixo seja manejado de forma sustentável. Os trabalhadores do lixão tem uma jornada exaustiva de 14 horas por dia, 7 dias por semana em um ambiente insalubre e tóxico, explorando os materiais que podem ser vendidos, tais como os fios de plástico com cobre ou, ainda, consertando equipamentos que podem ser recuperados.

    O autor do referido texto, Kaue Lopes, menciona que o objetivo destes trabalhadores é sobreviver, pois o ambiente é de miséria e ignorância o que dificulta até a criação de cooperativas de catadores de lixo por parte do governo ganês. Para responder a questão é precisa compreender que logística reversa de produtos, obsolescência programada e desenvolvimento tecnológico.

    A) INCORRETA – O trecho não trata da questão de diminuição de mão-de-obra . Em Gana não há reciclagem exatamente mas o descarte de lixo eletrônico, mascarado de doação para países pobres.

    B) INCORRETA – A revolução tecnológica trabalha com o conceito de obsolescência programada: os eletrônicos tem um tempo de vida útil e os seus softwares não se atualizam mais depois de certo prazo. Dessa forma, ainda que íntegros eles não possuem mais utilidade nas nações mais desenvolvidas. Não está em pauta o consumo consciente. 

    C) CORRETA – A logística reversa é uma serie de procedimentos que visa recolher o objeto pós-consumo para um reaproveitamento e, para destinação correta de resíduos. Isto vem sendo negligenciado com a migração dos resíduos para lugar es que não tem política pública para o beneficiamento destes componentes.

    D) INCORRETA – Não há tratamento de resíduo sólido no exemplo mencionado no texto somente migração de lixo tecnológico com o acordo comercial de ajuda ao desenvolvimento tecnológico. 

    E) INCORRETA – Os serviços de assistência técnica dos equipamentos despejados no lixão de Agbogbloshie são de iniciativa das pessoas que trabalham lá uma vez que o conserto e posterior venda dos equipamentos consertados geram renda. 

    Gabarito da professora: Alternativa C.


ID
5116111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Trata-se de criar o “Estado mínimo”, que apenas estabelece e fiscaliza as regras do jogo econômico, mas não joga. Tudo isso baseado no pressuposto de que a gestão pública ou estatal de atividades direta e indiretamente econômicas é pouco eficaz, ou simplesmente ineficaz. O que está em causa é a busca de maior e crescente produtividade, competitividade e lucratividade, a partir dos mercados nacionais, regionais e mundiais. Daí a impressão de que o mundo se transforma no território de uma vasta e complexa fábrica global.

                      Octavio Ianni. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 313-314 (com adaptações).


O texto apresentado se refere a um modelo de Estado específico que emergiu concomitantemente ao processo de globalização da economia e que ficou conhecido como 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

    O neoliberalismo prega a mínima intervenção do Estado nas questões econômicas. É o liberalismo do Adam Smith, da "mão invisível", com uma nova roupagem.


ID
5116135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do processo de globalização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por que anulou?