SóProvas


ID
948589
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

Alternativas
Comentários
  • No trecho onde o metrô se acelera temos um aumento da velocidade, o que significa que a função posição deve ser descrita por uma curva com derivada crescente, ou seja, com uma concavidade para cima. No trecho onde a velocidade é constante a função posição é uma reta ascendente (derivada positiva constante) e no trecho de desaceleração a função posição deve ter derivada decrescente, ou seja, uma concavidade para baixo. O único gráfico que satisfaz essas propriedades é o da opção c).
  • Primeiro Trecho - a > 0 ---> Função quadrática concavidade para baixo

    Segundo Trecho - a = 0 --> Função linear subindo, pois V > 0, e S > 0

    Terceiro Trecho - a <0 ---> Função quadrática concavidade para cima, mesmo assim o posição passa, pois o veículo está freando. S > 0.

  • a resposta é 'c"

  • a > 0 ---> Função quadrática com concavidade para cima

  • Esta questão envolve interpretação de gráficos, então preste atenção! No primeiro passo do metrô ele segue linearmente, ou seja, função quadrática com convcavidade voltada para cima, partindo da origem , segundo instante ela mantém-se linear, depois fica constante. Preste atenção o metrô só anda para frente, isto é, sua posição tem que aumentar e não pode voltar no gráfico ( descer), o gráfico é de  Sxt.

  • Se a velocidade e a aceleração são constantes, o gráfico não deveria ser formado só por retas?

  • O primeiro terço do trajeto é executado com aceleração constante positiva (na mesma direção do trajeto), o que graficamente descreve um parábola apontado para cima (graficoda posição em função do tempo); o segundo terço é tomado sob velocidade constante positiva, o que descreve um reta com inclinação positiva (ângulo entre 0° e 90° com o eixo x); já durante o ultimo terço, há aceleração constante negativa (desaceleração), o que descreve uma parabola apontado para baixo. O único gráfico satisfazendo essas condições é o gráfico da letra C.

  • Questão pra pegar ratão no ENEM. O gráfico é POSIÇÃO x tempo. Muitos marcaram a A por confundirem com o gráfico da VELOCIDADE. Sabendo isso, tu já exclui as letras a, d, e. Não pode ser a letra B, porque se tu ver bem tem um traço horizontal no início da terceira parte e depois sobe de novo. O certo seria o contrário, subir mais um pouco e depois ficar uma linha horizontal. Por isso, letra C.

  • Primeiro trecho: Aceleração constante, isto é, ela é maior que zero, é igual e não é nula (a >0) . Logo, o gráfico fica com a concavidade para cima semelhante é um U (rostinho feliz)

    Segundo trecho: Aceleração nula, isto é, o carro fica em MRU (movimento RETILÍNEO uniforme), só age a velocidade e o gráfico fica inclinado de forma retilínea

    Terceiro trecho: Aceleração constante, só que dessa vez é negativa, isto é, a concavidade é para baixo, rostinho triste  ∩

    Para quem ficou com dúvida, aconselho a estudar as leis de Newton e os gráficos.

    "C"

  • Naminha cabeça eu não interpretei que o gráfico iria mostrar ele parando, vacilo demais. nem em quanto tempo ele pararia

    no final ali ele para..

  • Letra C

    Se tiver dificuldades veja a resoluçao do professor Boaro no Youtube.

  • Verdade, questão estilo pega ratão !!

  • FACIL, TEM QUE PRESTAR ATENÇAO SENAO JA ERA. ELE FALOU VELOCIDADE CONSTANTE NOS DOIS TERÇOS E LOGO EM SEGUIDA REDUZ. LOGO. LETRA C

  • É bem útil entender o básico das funções nessas questões, especialmente em relação aos gráficos das funções. Deem uma olhada nisso!

  • "a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar."

    Famosa questão BOLA CURVADA, incialmente analise as unidades do gráfico, você vera que ele fala de posição para tempo e que esse tempo é dividido em 3 partes.

    1- aceleração constante, estamos falando de um movimento retilíneo variado, ou seja, a formula a ser aplicada seria ΔS=v(inicial)xt + (axt^2)/2, ou seja, é uma curva com concavidade para cima

    2-ESSA É A GRANDE PEGADINHA, lembre-se o GRAFICO FALA DE POSIÇÃO E NÃO VELOCIDADE, ou seja, se a velocidade é constante ele continua com a posição se alterando, logo teremos uma reta crescente baseado na formula ΔS=v(inicial)xt

    3-reduz sua velocidade com desaceleração constante, estamos falando de novo de um movimento retilíneo variado, ou seja, a fórmula a ser aplicada seria ΔS=v(inicial)xt - (dxt^2)/2, ou seja, é uma curva com concavidade para baixo.

    GABARITO QUE SEGUE ESSA LÓGICA É UNICAMENTE O B

    instagram: @aspiradedeu