SóProvas


ID
949315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

No tocante à seguridade social, julgue os itens subsequentes.

A publicação, em 1954, do Decreto n.º 35.448, que aprovou o Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadorias e Pensões, é considerada, pela doutrina majoritária, o marco inicial da previdência social brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Questão recorrente.

    A doutrina majoritária considera como marco inicial da previdência social brasileira a publicação do Decreto Legislativo n.º 4.682/1923, mais conhecido como Lei Eloy Chaves, que criou as caixas de aposentadoria e pensões nas empresas de estradas de ferro existentes, sendo certo que, antes da referida norma, não havia no Brasil diploma legislativo instituidor de aposentadorias e pensões.

    Bons estudos!
  • Boa noite, 

    Complementando a boa resposta do colega, eis que de fato o Decreto 4.682, de 24.01.1923, "Lei Eloy Chaves", foi o marco da previdência social brasileira.

    Mas atenção: NÃO FOI o primeiro diploma legal a tratar de proteção social no país, pois tivemos, antes, o SAT- Seguro de Acidente de Trabalho- consubstanciado no Decreto-Legislativo 3.724/1919.

    E por a LEI ELOY CHAVES foi o marco?


    Devido à sua abrangência, à sua estrutura legislativa: tinha um plano de custeio bem definido, também tinha um plano de benefícios pré-estabelecido, previa os requisitos de concessão, como era calculado o benefício.
    Então, devido a essa estrutura interna ela acabou recebendo o rótulo de marco inicial da previdência brasileira.
  • esse link traz um video de um excelente professor de Direito previdenciário...vale a pena conferir  http://www.youtube.com/watch?v=pn9NWMxFqOw

    A doutrina majoritária considera como marco inicial da previdência social brasileira a publicação do Decreto Legislativo n.º 4.682/1923, mais conhecido como Lei Eloy Chaves, que criou as caixas de aposentadoria e pensões nas empresas de estradas de ferro existentes, sistema mantido e administrado pelo Estado, sendo certo que, antes da referida norma, não havia no Brasil diploma legislativo instituidor de aposentadorias e pensões.


  • Atencao pessoal, os posts acima, apesar de bem avaliados pelos colegas, estao parcialmente incorretos.

    Conforme Frederico Amado leciona, de fato, a lei Eloy Chaves de 1923 e tida como o marco inicial da previdencia brasileira, ENTRETANTO, a referida, que lei criou as caixas de aposentadorias e pensoes para ferroviarios, era mantida pelas proprias empresas ferroviarias , e nao pelo Estado, como dito pelos colegas.
  • O comentário da Thaís é de suma importância aos colegas!
  • Pessoal, prestem atençao ao que a colega Thais disse por que costuma ser pegadinha de prova dizer que a Lei Eloy Chaves era de cunho estadual, e não é era de caráter privado e facultativo a participação.


    Boa sorte
  • O MARCO LEGISLATIVO INICIAL

    O desenvolvimento da Previdência Social brasileira, assim como em boa parte do globo, teve início privativo, voluntário, mediante a formação dos primeiros planos mutualistas.

    (....)

    A primeira legislação específica sobre Direito Previdenciário data de 1888. Foi o Decreto nº. 9.912 de 26 de março de 1888, que regulou o direito à aposentadoria dos empregados dos correios. Outra norma, em novembro do mesmo ano, criaria a Caixa de Socorros em cada uma das estradas de ferro do Império.

    Por outra, a primeira Constituição Federal a abordar temática previdenciária específica foi a Constituição Republicana de 1981, no tocante à aposentadoria em favor dos funcionários públicos, ao dispor em seu art. 75 que "a aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez no serviço da Nação." 



    A LEI ELÓI CHAVES (DECRETO-LEGISLATIVO N°. 4.682/1923)

    O Decreto-Legislativo n°. 4.682, de 14 de janeiro de 1923, mais conhecido como "Lei Elói Chaves", é dado como um marco para o desenvolvimento da Previdência Social brasileira. Com efeito, tal norma determinava a criação das caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários, a ser instituída de empresa a empresa. Tal posicionamento, sobre a colocação da "Lei Elói Chaves" como marco legislativo para a criação da previdência social brasileira não é imune a críticas:

    Tivemos o mutualismo como forma organizatória e como precedente precioso da Previdência Oficial. Sob tal prisma, os festejos oficiais que situam na Lei Elói Chaves (1923) o nascimento da Previdência brasileira têm caráter ideológico que deve ser desvendado: buscam transformar as conquistas sociais, logradas com lutas e a partir das bases, em benesses estatais. Sobre ser ainda, a afirmativa relativa ao surgimento da Previdência em 1923, uma inverdade histórica, seja pelos apontamentos, seja porque outras leis previdenciárias são anteriores a esta data (como nossa primeira lei acidentária que data de 1919). [04]

    Objeções a parte, nos anos que seguiram ao ano de edição da "Lei Elói Chaves" outras caixas de aposentadoria foram criadas, em favor das demais categorias, tais como: portuários, telegráficos, servidores públicos, mineradores, etc. Foi criado também em 1923 o Conselho Nacional do Trabalho, com o intuito maior de pensar a questão operária, fomentando o desenvolvimento da proteção social no plano estatal.

    Fonte: http://jus.com.br/artigos/12493/a-evolucao-historica-da-previdencia-social-no-brasil
  • 1923- O Decreto Legislativo n. 4.682 ( LEC - Lei Eloy Chaves ) determina a criação de uma CAP ( caixa de aposentadoria e pensão ) por empresa ferroviária em favor de seus trabalhadores. É considerado o marco inicial da previdência social no Brasil.


    Direito Previdenciário/ Estratégia Concursos/ Prof. Ali Mohamad Jaha

  • De acordo com Frederico Amado, a lei Eloy chave pode ser considerada marco inícial da previdência brasileira, mas do SISTEMA PRIVADO. Na realidade a previdência pública brasileira apenas iniciou-se através do Decreto 22.872, que criou o Instituto de Previdência dos Marítimos - IAPM, gerida pela administração pública.

  • LEI ELOY CHAVES

  • Marco inicial da previdência social no Brasil = Decreto Legislativo 4.682, LEI ELOY CHAVES.


    #FÉ

  • O marco inicial da previdência social brasileira é a Lei Eloy Chaves - DL 4682/23.

  • 24/01/1923 LEI ELOY CHAVES,CONSIDERADO MARCO INICIAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA. 

  • No Brasil, prevalece doutrinariamente que a previdência social nasceu com

    o advento da Lei Eloy Chaves, em 1923 (Decreto-lei 4.682), que determinou

    a criação das caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários, mantidas pelas

    empresas, pois naquela época os ferroviários eram bastante numerosos e formavam

    uma categoria profissional muito forte. 

    Direito e Processo Previdenciário Sistematizado. Frederico Amado

  • O marco inicial da previdência social no Brasil foi em 1923, com o Decreto 4.682/23 (Lei Elóy Chaves) o qual implantou as caixas de aposentadoria e pensão – CAP. Eram criadas por empresa, com custeio próprio, de natureza privada e de adesão facultativa.

  • A lei Eloy Chaves é considerada o marco inicial devido ao desenvolvimento e à estrutura que a previdência passou a ter, no entanto não pode ser considerada como primeiro diploma legal. Muito cuidado pois quem administrava as CAP's eram as empresas, posteriormente com a criação dos IAP's é que passou a ser administrados pelo estado.


    Professor Hugo Goes

  •  Questão da Cespe Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito  Apesar de não ser a primeira norma a tratar de seguridade social, a Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n. o 4.682/1923) é considerada pela doutrina majoritária o marco inicial da previdência social brasileira.


  • A lei Eloy Chaves, no Brasil, é considerado pela doutrina majoritária como o MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, apesar de não ter sido o primeiro diploma legal a dispor sobre algum aspecto que envolve a seguridade social, já que em 1919 o Decreto 3.724 já dispunha acerca de acidente do trabalho (custeado pelo empregador). 

  • Mas em 1954 houve aprovação do regulamento Geral dos Institutos de Aposentadorias e Pensões? Houve algo de importante para a previdência nessa data?


  • O marco da Previdência Social no Brasil foi a Lei Eloy Chaves.

  • 1923- O marco da previdência social é a Lei Eloy Chaves e 1933  Instituto de aposentadorias e pensões que ampliou a previdência

  • Em 1954, através do Decreto n° 35.448, foi expedido o Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadoria e Pensões. Mas o marco inicial da previdência social no Brasil é a  Lei Elói Chaves, de 1923.

    FONTE: http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/historico/
  • O marco inicial da previdência social no Brasil é a  Lei Elói Chaves, de 1923. Onde foi estabelecida a caixa de aposentadoria e pensão para Ferroviários.

  • DATA 1923

    DECRETO 4.682

    CAIXA DE APOSENTADORIA E PENSOES

  • Errado

    A Lei Eloi Chaves é considerado o marco de partida da Previdencia Social Brasileira em 1923, e foi responsável pela criação das caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários, que depois nos anos 30 foram instituidos os IAPs, institutos de aposentadorias e pensões

  • ERRADO ... É A ''LEC'' , LEI ELOY CHAVES DE 1923...

  • A mãe 

    A Lei Eloi Chaves é a mãe da Previdência Social no Brasil. Todas as lutas e vitórias anteriores, mesmo pequenas, foram avós, algumas bisavós, como o Decreto do Príncipe Pedro de Alcântara em 1º de outubro de 1821. 

  • A questão esta errada por dois motivos:

    O marco inicial da previdência social brasileira é a lei Eloy Chaves de 24 de janeiro de 1923; 
    e o instituto de aposentadoria e pensão foi criado em 1933. 
  • O marco inicial da previdência social no brasil foi a Lei Eloy Chaves 24/01/1923, 

    A lei eloy chaves criou as CAP's--->organizadas por empresas.
  • Eu juro que não entendo essa galera do QC, pow varias respostas iguais, se vc não tem uma resposta diferente clica joinha na resposta do colega e siga em frente com estudos. Essa montoeira de respostas iguais acaba atrapalhando.

  • Galera,seguinte: 

    - Marco inicial da seguridade social segunda a doutrina é a Lei Eloy Chaves,que cria as caixas de aposentadorias e pensões dos ferroviários. (24/01/1923)
  • O decreto 35.448 aprovou o regulamento geral dos IAP´s, uniformizando todos os princípios gerais aplicáveis aos IAP´s existentes.

    Hugo Goes

    Manual do Dir Prev. 9a Ed

  • Muitos comentários repetitivos.

    Gab. ERRADO.
  • Já que ninguém ainda disse, aproveito para chamar a atenção de vocês para um fato super importante e que está passando desapercebido por todos é que o marco inicial da previdência social brasileira é a Lei Eloy Chaves.

    Se é a repetida que mata o doente, o doente já morreu umas trinta vezes aqui.

  • Eu ainda n entendi o marco da previdência social foi o q mesmo?
  • Marco da Previdência Social foi em 1923 com a Lei Eloy Chaver

  • Errado. O marco da  Previdência Social no Brasil foi a a Lei Eloy Chaves, instituída pelo decreto 4682/1923 que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados ferroviários. Além disso, foi a lei Eloy Chaves,que também, concedeu estabilidade para os empregados com mais de dez anos de serviço nas empresas.

  • 1923 - Lei Eloy Chaves, MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL.

  • decreto 4.682/1923 - Lei Eloy Chaves, sendo portanto  MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL.

  • Em 1954, o Decreto 35.448 aprovou o Regulamento Geral dos Institutos de aposentadorias e pensões, uniformizando os principios gerais aplicáveis a todos os IAPS.

    Hugo Goes

  • A primeira parte está correta pois o Decreto n° 35.448, de 1° de maio de 1954, expediu o Regulamento Geral dos Institutos de
    Aposentadoria e Pensões veja no link da previdência:
    http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/historico/periodo-de-1934-1959/
    mas o marco da Previdência Social no Brasil é o decreto 4682/1923 conhecido como a Lei Eloy Chaves que determinou a criação uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária.

  • A Constituição brasileira de 1891 previu em seu bojo dois dispositivos relacionados à Previdência Social, quais sejam, o art. 5º e o art. 75, sendo que o primeiro dispunha sobre a obrigação de a União prestar socorro aos Estados em calamidade pública, se tal Estado solicitasse, e o último dispunha sobre a aposentadoria por invalidez dos funcionários públicos.

    No que tange ao art. 75 da Constituição de 1891, deve-se observar que a referida aposentadoria concedida aos funcionários públicos que viessem a ficar inválidos, não dependia de qualquer contribuição por parte do trabalhador, sendo completamente custeada pelo Estado.

    Importante frisar que a doutrina majoritária não considera qualquer dos dispositivos acima citados, regras relacionadas com a Previdência Social, conferindo a eles tão somente valor histórico.

    GAB ERRADO

  • Lembrando que a unificação das CAP's nos IAP's foi em 1933 e em 1966 surge o INPS.

  • O marco e a Lei Eloy Chaves.

  • ERRADA.

    A doutrina majoritária considera a Lei Eloy Chaves, de 1923, como o marco inicial da previdência social no Brasil.

  • Decreto n.º 35.448? Revogado! Considerava a necessidade imperiosa de uniformizar o sistema da Previdência Social.

    Decreto 4682? Conhecida como Lei Eloy Chaves. Publicada em 1923 e considerada pela doutrina majoritária (maioria dos estudiosos) como marco inicial da previdência social.

    Lei n° 3.724? Foi a PRIMEIRA  lei previdenciária, porém não é considerada como marco inicial. Publicada em 15 de janeiro de 1919, tornou compulsório o seguro contra acidentes do trabalho em certas atividades.

    Gabarito? ERRADO!!!

    Avante!

  • Para Cristiane Raquel


    A Lei Eloy Chaves:


     - é o marco inicial da Previdência Social no Brasil;

     - não foi à primeira Lei a tratar de algum assunto previdenciário;

     - institui/criou as CAP’s para os ferroviários;


    OBS: Antes da Lei Eloy Chaves já existiam Leis que tinham sido criadas, tinham instituído aposentadoria para professor, aposentadoria para empregado dos Correios, aposentadoria para algumas categorias sociais.


  • O Decreto n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Elói Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita.

     => 1ª Lei Previdenciária

    => Beneficiários - ferroviários

    => Benefícios: aposentadoria ordinária ; aposentadoria por invalidez; pensão por morte ;acidente do trabalho ;assistência médica.

    =>Custeada pelo - empregados e usuários

    =>Gestão das CAP'S por empresa

    => Estabilidade decenal - após dez anos de empresa a pessoa não poderia ser dispensada

  • Falou em marco histórico você tem que lembrar que foi A LEI ELOY CHAVES!!!



    Gabarito Errado
     
  • questão pra não errar.. 

  • LEI ELOY CHAVES = CAIXAS DE APOSENTADORIAS E PENSOES (CAPS) . A questão se refere as IAPS, que vieram apos as CAPS

  • primeiro que inps se refere entre 1930 a 1933- iapm. e depois que o marco com a lei eloy chaves em 1923

  • Apesar de não ser a primeira norma a tratar se Seguridade Social, a Lei Eloy Chaves ( Decreto 4.682/1923) é considerada pela doutrina marjoritária o marco inicial da Previdência Social Brasileira, No entanto Lei n° 3.724 Foi a PRIMEIRA  lei previdenciária, porém não é considerada como marco inicial. Publicada em 15 de janeiro de 1919, tornou compulsório o seguro contra acidentes do trabalho em certas atividades.

    Por favor caso eu estiver equivocada me avisem.

  • Falou marco inical da previdencia no Brasil lembrem daquela musiquinha:

    Eloy Chaves, Chaves, Chaves...

    Foi em 24 de janeiro de 1923 (Decreto-lei 4.682), que determinou a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) para os ferroviários, mantidas pelas empresas, e não pelo poder público, tanto que no dia 24 de janeiro é considerado oficialmente o dia da previdência social no Brasil.

     

    P.S.: Essa será a questão 80 da prova!

     

    Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!

  • A  primeira IAP foi em 1933 e ñ 54 além do que o marco foi em 23 com a Lei Eloy Chaves.

  • Eloy Chaves foi o marco CHAVE na Previdência Social.

     

    Jeito mais fácil pra lembrar :)

    Bons estudos!

  • Marco inicial da previdência social no Brasil é a Lei Eloy Chaves que em 1923 o poder público através do decreto 4682 determinou a criação das caixas de pensões dos ferroviários.

  • ERRADO

    1923-->MARCO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL-->CRIAÇÃO DAS CAP'S--->ADMINISTRADAS PELAS EMPRESAS

  • ERRADO. Esse decreto criou princípios aplicáveis a todos os IAPS, mas de fato quem unificou a legislação foi a LOPS em 1960. O marco inicial é a Eloy Chaves. 

  • Errado

    Marco inicial Eloy chaves 1923

     

  • "1923 - O Decreto Legislativo n.º 4.682 (Lei Eloy Chaves - LEC) determina a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP) por empresa ferroviária em favor de seus trabalhadores. É considerado o marco inicial da previdência Social no Brasil."

    PDF de Previdenciário do Estratégia Concursos.

  • ...que aprovou o Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadorias e Pensões... A Lei n° 3.807, de 26 de agosto de 1960, criou a Lei Orgânica de Previdência Social – LOPS, que unificou a legislação referente aos Institutos de Aposentadorias e Pensões.

  • GABARITO: ERRADO. 

    No Brasil, prevalece doutrinariamente que a previdência social nasceu com o advento da Lei Eloy Chaves. Todavia, cumpre destacar que a Lei Eloy Chaves pode sim ser considerada como o marco inicial da previdência brasileira, mas do sistema privado, pois as caixas dos ferroviários eram administradas pelas próprias empresas privadas e não pelo Poder Público, que apenas regulamentava e supervisionava a atividade.

    Na realidade, a previdência pública brasileira apenas iniciou-se em 1933, através do Decreto 22.872, que criou o Instituto de Previdência dos Marítimos - IAPM, pois gerida pela Administração Pública, surgindo posteriormente os seguintes Institutos: dos comerciários e bancários (1934); dos industriários (1936); dos servidores do estado e dos empregados de transportes e cargas (1938).

  • Questão ERRADA. O marco inicial da P/S incia-se em 1923, com a Lei Eloy Chaves. Os IAP´S começaram a surgir apenas 10 anos depois.

  • Em 1923 com a Lei Eloy Chaves.

    Errado

  • RESOLUÇÃO:

    A doutrina majoritária considera o marco da previdência social brasileira a publicação da Lei Eloy

    Chaves, Decreto-Legislativo 4.682, de 24/01/23, que criou as Caixas de Aposentadoria e Pensão –

    CAP’s – para os empregados das empresas ferroviárias, mediante contribuição, assegurando

    aposentadoria aos empregados e pensão aos seus dependentes.

    Resposta: Errada

  • A questão está errada. 

    Vamos reescrever o item para torná-lo correto.

    A publicação, em 1923, da Lei Eloy Chaves, que criou as Caixas de Aposentadorias e Pensões dos Ferroviários, é considerada, pela doutrina majoritária, o marco inicial da previdência brasileira.

    Resposta: ERRADA.

  • Pessoal, postei o método de memorização que uso para lembrar de datas e fatos importantes relacionados com a "HISTÓRIA DA SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL" no meu canal do youtube que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Lá posto também áudio/vídeo das leis atualizadas, referenciadas, com anotações e resumos. Atualmente estou gravando o decreto 3048/99, mas já postei várias outras leis relacionadas ao INSS.

  • Lei Eloy Chaves que é considerada marco inicial da previdência social no Brasil

  • ERRADO

    A publicação, em 1954, do Decreto n.º 35.448, que aprovou o Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (Quem aprovou o regulamento foi a Lei 3.807 - 1960), é considerada, pela doutrina majoritária, o marco inicial da previdência social brasileira. ( A lei Eloy Chaves, 1923 - considerada pela doutrina majoritária - como o marco inicial da Providencia Social brasileira).

    Complementando : Marco inicial da P.S. no BRASIL (LEI 1923 - Eloy Chaves);

    Marco inicial da P.S. no MUNDO ( Alemanha, 1883 - LEI do Seguro Social -

    Chanceler Otto Von Bismarck.