SóProvas


ID
949459
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.

Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Esta questão não é muito fácil e exige conhecimento do que são “práticas e representações” de uma sociedade (Para maiores esclarecimentos a obra fundamental é a de Roger Chartier, “ Entre práticas  e Representações” ), qual a diferença entre objetos arqueológicos e acervos museológicos, expressões e técnicas de uma sociedade extinta. Além disso é necessa´rio que se tenha um mínimo conhecimento acerca da Revolta de Canudos, acontecida no interior da Bahia, no início do período Republicano ( final do século XIX) , não só como oposição à uma República Laica e aristocrática como tambpem como reação à miséria e às péssimas condições de vida do campesinato local.
                    Sabendo-se que pouco ou muito pouco sobrou da Vila de Canudos e que seus habitantes eram iletrados podemos eliminar as opções B e C. Como  a sociedade local foi arrasada e vestígios de técnica foram destruídos pela construção da represa de Sobradinho,  a única opção que responde corretamenet à questão é a A
  • A Guerra de Canudos foi um dos primeiros e mais importantes movimentos messiânicos a eclodir no Brasil no final do século XIX. Ocorrido em um contexto de revoltas populares na primeira república, representa uma fase importantíssima da história do Brasil. Dessa maneira, a conservação de sua memória é essencial e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN tem como função preservá-lo. Assim, a conservação de objetos arqueológicos e paisagísticos são essenciais como fonte histórica para preservação de memória e produção de pesquisas de um povoado que foi praticamente destruído no período.

    resposta letra a

  • Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.

  • Muito bom comentário Kathia. Esclarecedor. 

  • Alguém pra disponibilizar algum site que explice o a definição de objetos arqueológicos,paisagísticos,acervos museológicos e bibliográficos?

  • Essa questão forçou né? Pra mim todas, exceto a E, estão certas kkkkk

  • Galera, pra quem achou difícil, e de fato era, é só estudar a diferença de patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial, existe uma diferença, pelo nome, "material" e "imaterial", já da de entender...

    A questão fala que as ruínas foram decretadas como patrimônio cultural material ... Sabendo disso você já elimina a "D" e a "E", porque essas são caracterizadas como patrimônio "imaterial" e não material... Queremos só o que é material, logo fica a letra A, B e C.

    Ora, se são "ruínas" , não existe um "núcleo urbano" e muito menos "acervos museológicos e bibliográficos", poxa, são ruínas, já elimina a letra C e a letra B...

    Fica a letra A, que está correta e expressa bem o contexto do enunciado, pois as ruínas históricas são podem sim servir de objetos arqueológicos e as paisagens de Canudos também caracterizam a cultura material.

    Essa questão exige mais sobre conhecimento do que é patrimônio histórico, cultural (material x imaterial) do que o assunto da guerra de Canudos em si.

  • Realmente, Lucas, nem percebi o fato de que o comando da questão pede patrimônio cultural material.

  • Letra A

    ...Reconhecidas como patrimônio cultural material...

    A conservação de objetos arqueológicos e paisagísticos sao essenciais como fonte histórica para preservação de memoria e produção de pesquisas de um povoado que foi praticamente destruído no período.

  • O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) classifica as ruínas de Canudos nos termos em que foi formulada a alternativa A. Todavia, a referência feita pelo enunciado ao “modo de vida dos antigos revoltosos” pode remeter à alternativa D, que menciona “práticas e representações de uma sociedade” – aliás, bastante peculiar, em decorrência de sua religiosidade exacerbada e da liderança messiânica exercida por Antônio Conselheiro. (Comentário curso Objetivo)

  • não importa quantas vezes eu faça essa questão eu SEMPRE erro

  • qst q precisa atentar-se d+ aos detalhes: a palavra chave é PATRIMONIO CULTURAL MATERIAL

    letra A

  • DETALHES DA QUESTÃO:

    • patrimônio cultural material
    • Patrimônio Histórico e Artístico

    Ou seja, tem que apresentar aspectos históricos, artísticos e materiais (tudo que é concreto e eu posso tocar)

    sendo assim:

    A) objetos arqueológicos e paisagísticos.- CORRETO: "ruinas do povoado de canudos" é o que sobrou de construções arqueológicas e paisagísticas de canudos, devido, principalmente, á diversas guerras que aconteceram no local. Se trata de um patrimônio material: palpável / artístico: construções arqueológicas./ cultural: mostram o modo de vida dos antigos revoltosos pelo estado das construções / histórico: remetem a um período da historia.

    B) acervos museológicos e bibliográficos. -ERRADO: uma acumulação de objetos museológicos e bibliográficos não representam ruinas de uma cidade. Além disso, objetos bibliográficos muitas vezes não são conteúdos materiais, e, sim, imateriais.

    C) núcleos urbanos e etnográficos. - ERRADO: núcleo urbano é uma cidade principal que polariza outras, muitas vezes uma metrópole. Estamos lidando com ruinas. Além disso, não é por isso que elas foram reconhecidas como patrimônio cultural material. Se fosse só por isso, qualquer núcleo urbano poderia ser considerado um patrimônio

    D) práticas e representações de uma sociedade. -ERRADO: representações e práticas de uma sociedade são patrimônios imateriais

    E)expressões e técnicas de uma sociedade extinta.- ERRADO: novamente, expressões e técnicas não são patrimônios materiais.

  • Entenda o pq do erro Geison que vc nunca mais errará