SóProvas


ID
949480
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em  nosso  país  queremos  substituir  o  egoísmo  pela moral,  a honra  pela probidade,  os usos pelos princípios, as  conveniências  pelos deveres,  a  tirania da moda  pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a  insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de  alma,  o  amor ao  dinheiro  pelo  amor à  glória,  a  boa companhia  pelas  boas  pessoas,  a  intriga  pelo mérito,  o espirituoso  pelo gênio,  o  brilho  pela verdade,  o  tédio da
volúpia  pelo  encanto  da  felicidade,  a  mesquinharia  dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução FrancesaeVida Privada, in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

Alternativas
Comentários
  • A Revolução francesa, apesar de ter sido uma revolução burguesa, era uma revolução dos representantes do terceiro estado que eram formados também pela pequena burguesia, pelos camponeses e pelo baixo clero. Dessa maneira, a Revolução francesa passou por diferentes fases que representavam os interesses dos diferentes grupos do terceiro estado. Assim, o texto cita uma fala de Robespierre, líder jacobino que liderou a fase da revolução conhecida como terror, que representava a pequena burguesia e camadas populares que buscavam por mudanças sociais efetivas. 

    RESPOSTA LETRA E

  •  Ao longo da Revolução Francesa, diferentes facções de representantes do Terceiro Estado estiveram no poder e controlaram os desdobramentos de cada fase. Robespierre fazia parte dos jacobinos, grupo formado pela pequena e média burguesia e pelas camadas populares. No texto em destaque, a Revolução vivia o período do Terror, onde ocorreu a execução em massa de opositores (17 mil execuções oficiais em quatorze meses). Suspendeu-se a Constituição, os direitos individuais e a divisão de poderes. O Comitê de Salvação Pública, chefiado por Robespierre, tornou-se autoridade governamental, reprimindo fortemente a subversão interna, realizando uma reforma agrária, suprimindo os últimos resquícios feudais e abolindo a escravidão nas colônias. Essas mudanças sociais efetivas eram entendidas pelos jacobinos como necessárias para alcançar a justiça social e os direitos políticos.

    Gabarito: E




  •  

     Ao longo da Revolução Francesa, diferentes facções de representantes do Terceiro Estado estiveram no poder e controlaram os desdobramentos de cada fase. Robespierre fazia parte dos jacobinos, grupo formado pela pequena e média burguesia e pelas camadas populares. No texto em destaque, a Revolução vivia o período do Terror, onde ocorreu a execução em massa de opositores (17 mil execuções oficiais em quatorze meses). Suspendeu-se a Constituição, os direitos individuais e a divisão de poderes. O Comitê de Salvação Pública, chefiado por Robespierre, tornou-se autoridade governamental, reprimindo fortemente a subversão interna, realizando uma reforma agrária, suprimindo os últimos resquícios feudais e abolindo a escravidão nas colônias. Essas mudanças sociais efetivas eram entendidas pelos jacobinos como necessárias para alcançar a justiça social e os direitos políticos.

  • Letra E

    Maximilien de Robespierre, foi um jurista e politico francês. Destacou-se como líder dos Jacobinos.

    Os jacobinos eram compostos majoritariamente por membros da pequena burguesia e tinha como principal líder Robespierre.

    Os jacobinos politicamente representavam os sans-culottes (os pobres, assim chamados por nao usarem, como os nobres, os calções curtos com meias), e pequena burguesia.

  • GABARITO - E

    Robespierre foi um grande líder das grandes camadas populares, as quais lutavam pelos seus direitos incansavelmente (classe média baixa), então fica fácil de perceber que o mesmo estava se referindo à camada que ele contribuia sempre.

    Caveira!

  • Não haveria necessidade de conhecer necessariamente a revolução francesa devido ao trecho " a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem."

    Nesse trecho seria incoerente citar se o autor fosse da alta burguesia, então julga-se que o mesmo é de uma camada mais popular ...