SóProvas


ID
949504
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

                                      A chegada da televisão
A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e  libera suas  cabeças  falantes,  astros,  novelas,  noticiários  e  as fabulosas,  irresistíveis  garotas-propaganda,  versões modernizadas do tradicional  homem-sanduíche.
SEVCENKO, N.  (Org).  História da Vida Privada  no Brasil  3.  República:  da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das  Letras,  1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

Alternativas
Comentários
  • Um dos marcos do desenvolvimento da indústria cultural no Brasil foi a entrada da televisão nos lares do país a partir do início da década de 1950. O crescimento desse meio de comunicação se deu, em grande medida, devido ao incentivo do poder público, especialmente, a partir da instauração da ditadura militar em 1964, quando a televisão passou a ser vista como um veículo estratégico pelos governantes. Por outro lado, atualmente, a televisão tem servido como instrumento de denúncia de problemas políticos e socioeconômicos enfrentados pelo país, embora permaneça vinculado ao poder público, que é responsável por conceder e cancelar as concessões, além de estabelecer regulamentações para o seu funcionamento. Tendo em vista a atuação das redes de televisão no país em favor da democracia, a opção correta, portanto, é a “b”, já que é a única que evidencia como a televisão também pode desempenhar um papel como veículo de utilidade pública, expondo casos de corrupção política. Um exemplo é o episódio do mensalão, ocorrido em 2005, em que houve a denúncia, por parte dos meios de comunicação, da compra de votos dos parlamentares.  

  • 1950 já não faz mais parte da Era Vargas, já que terminou em 1945, letra A está descartada. 
    Em relação as demais alternativas, a letra B é a mais correta uma vez que o próprio texto infere que a TV, especialmente no que se refere à impressa "tornou-se um veículo de utilidade pública, a favor da democracia". 
    Logo, revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos. 

  • Eu fui pelos primeiros verbos de cada questão

     

  • Houve sim um outro mandato de Vargas, que foi o segundo, de 1950-1954

    gab B

  • Não se fazem mais questões como antigamente. A questão ao mesmo tempo que trabalha a interpretação textual do candidato faz, além disso, trabalhar a nossa reflexão sobre o verdadeiro poder persuasivo sobre a manada da caixa de pandora tecnológica.

  • Não é preciso conhecimento prévio. Basta indicar qual atitude em relação à TV é compatível qual a ideia de democracia, a algo que seja benéfico ao povo (Letra B). As outras alternativas, embora possam ter verdades, simplesmente não respondem ao enunciado.

  • Letra B

    Desde a sua entrada definitiva nos lares brasileiros, a televisão tem cumprido um importante papel de divulgação de informação e de produção de opinião publica. Na história do país ela já legitimou governos e, mais recentemente, foi fundamental para a divulgação de esquemas de corrupção e de escândalos administrativos.