SóProvas


ID
950059
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para as questões 04 a 08

                              Políticas Públicas de Segurança no Brasil

Parece que uma das razões do fracasso e da inexistência de políticas nessa área reside num plano puramente cognitivo. A proposição de políticas públicas de segurança, no Brasil, consiste num movimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuasão individual. A ideia da reforma decorre da crença de que o crime resulta de fatores socioeconômicos que bloqueiam o acesso a meios legítimos de se ganhar a vida. Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços, assim como na má socialização a que são submetidos nos âmbitos familiar, escolar e na convivência com subgrupos desviantes. Consequentemente, propostas de controle da criminalidade passam inevitavelmente tanto por reformas sociais de profundidade como por reformas individuais voltadas a reeducar e ressocializar criminosos para o convívio em sociedade. A par das políticas convencionais de geração de empregos e combate à fome e à miséria, ações de cunho assistencialista visariam minimizar os efeitos mais imediatos da carência, além de incutir em jovens candidatos potenciais ao crime novos valores através da educação, da prática de esportes, do ensino profissionalizante e do aprendizado de artes e na convivência pacífica e harmoniosa com seus semelhantes. Quando isto já não é mais possível, que se reformem então aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões. (Cláudio C. Beato Filho)

Leia as frases a seguir mostram alguns elementos sublinhados, com a identificação de seus referentes no texto.

I. “Parece que uma das razões do fracasso e da inexistência de políticas nessa área..." – área das políticas públicas de segurança.
II. “ Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços..." – bloqueio do acesso a meios legítimos de se ganhar a vida.
III. “...que se reformem então aqueles indivíduos..." – jovens candidatos potenciais ao crime.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. Por causa de uma leitura menos atenta ao texto você perde uma questão. A resposta correta é a Letra A:

    I. “Parece que uma das razões do fracasso e da inexistência de políticas nessa área...” – área das políticas públicas de segurança.
    CERTO. Retoma o título do texto, "Políticas Públicas de Segurança no Brasil". É por meio dele que o autor desenvolverá o começo do 1º parágrafo e do texto.

    II. “ Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços...” – bloqueio do acesso a meios legítimos de se ganhar a vida.
    CERTO. Aqui você tem que ler com muita atenção porque deterioração não significa bloqueio, significa estragar, danificar. Mas lendo a frase inteira se tem: "A ideia da reforma decorre da crença de que o crime resulta de fatores socioeconômicos que bloqueiam o acesso a meios legítimos de se ganhar a vida. Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços (...)". Ou seja, essas condições de vida ocasionam um "bloqueio" ou acesso restrito a oportunidades de se ter uma vida digna.

    III. “...que se reformem então aqueles indivíduos...” – jovens candidatos potenciais ao crime.
    ERRADO. Ele diz que "ações de cunho assistencialista" minimizariam os efeitos da violência nos jovens candidatos potenciais ao crime, incutindo-lhes "novos valores através da educação, da prática de esportes", etc. Agora, quando não se é mais possível usar essas ações (tratando-se de criminosos com uma lista extensa de crimes e que não teriam mais volta), será necessário ajudar os outros, aqueles jovens candidatos potencais ao crime. "Aqueles indivíduos", não se trata dos jovens que poderão virar criminosos e sim dos criminosos que não têm condições de uma ressocialização. Por isso, questão errada.


  • Gabarito: A.

    III. “...que se reformem então aqueles indivíduos..." – jovens candidatos potenciais ao crime.

    .

    que se reformem então aqueles indivíduos que caíram no mundo do crime através do trabalho e da reeducação nas prisões.

    -> Não são os jovens candidatos POTENCIAIS ao crime, mas sim aqueles que já caíram no mundo da criminalidade, inclusive estão presos, como na menção acima "reeducação nas prisões".

  • Alguém pode me ajudar? Achei que a alternativa II estaria errada por o pronome "esta" ser catafórico, fazendo referência aos termos seguintes, e não aos anteriores (bloqueio do acesso a meios legítimos de se ganhar a vida), como sugere a questão

  • ERREI POR ACHAR QUE FALTAVA A ESPECIFICAÇÃO NO BRASIL

    TITULO: Políticas Públicas de Segurança no Brasil"

  • Descartei opção III porque:  “...que se reformem então aqueles indivíduos..." = "...reeducar e ressocializar criminosos para o convívio em sociedade".

    criminosos reformados, ou seja, reeducados e ressocializados