SóProvas


ID
950089
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nelas, fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue rompê-las e escapar" (Solon)
Assinale a alternativa que mostra o comentário inadequado sobre os constituintes desse pensamento.

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "D". (o comentário inadequado)
    Inicialmente, vejamos o trecho...
    "As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nelas, fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue rompê-las e escapar" (Solon)
    Agora as opções...
    a) Ocorre nesse pensamento uma comparação entre as leis e as teias de aranha. SIM. O autor uma uma analogia para expressar sua concepção sobre o tema.
    b) A frase “quando algo leve cai nelas” fala de um fato potencial. SIM. O termo "quando" denuncia valor de algo suscetível de existir ou acontecer, mas sem existência confirmada ou real (potencialidade).
    c) “Algo leve” e “algo maior” são termos de sentido oposto. SIM. Se tomados individulamente, estes termos não chegam a ser antônimos perfeitos (como alto e baixo, seco e molhado etc), mas devido ao contexto trazem claro valor de contrariedade mútua.
    d) O pronome “las” refere-se ao termo anterior “leis”. NÃO. O pronome "las" retoma referência de "teias de aranha", visto que o rompimento destas é que permite escapar algo maior. Veja: "As leis são como teias de aranha: quando algo leve cai nelas (cai nas teias), fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue rompê-las (romper as teias) e escapar".
    e) A frase alude a certa deficiência da justiça. SIM. O autor apresenta com sua concepção uma falha grave ao demonstra, analogamente, que algo maior (crimes, fraudes, infrações, esquemas ilícitos mais complexos, defesas mais elaboradas) acaba "escapando" à trama da legislação e organização judicial.

  • A QUESTÃO MAIS CAPCIOSA QUE EU VI ATÉ AGORA:

    Pra mim as caracteristicas se referem à LEIS.

    Veja, se eu falo: Cristiano Ronaldo é diferente de Messi: tem nacionalidade portuguesa, nunca jogou pelo barcelona e fez sucesso no Real Madri.

    Se eu falo: Cristiano Ronaldo é diferente de Messi: tem nacionalidade argentina, nunca jogou pelo Real Madri e fez sucesso no Barcelona. (fica parecendo que eu to me referindo ao Cristiano Ronaldo)

    Da mesma forma funciona para comparar as semelhanças. MINHA ALIMENTAÇÃO É COMO A DE UM ATLETA (a partir daqui eu vou enumeras as carcteristicas que fazem a minha alimentação ser como a de um atleta.)

    A letra B: não se fala de um fato em portêncial.

    Ex: Quando vou à praia, fico feliz.

    Isso não é fato em potencial, isso é fato constatado, podendo indicar até reincidência.

    Quando eu for a praia, ficarei feliz. (aí sim, é um fato em portencial)

    FGV definitivamente não dá.

  • O pronome "las" retoma "teias".

    Se algo rompe, rompe alguma coisa... nesse caso, serão as teias.

  • Henrique Albuquerque tá arrumando chifre em cabeça de cavalo

  • Nunca vi uma questão assim!!!!

  • seria tão simples o enunciado ser "marque a alternativa incorreta". FGVVVV