SóProvas


ID
950920
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, por isso ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal, conforme assegura o artigo 5° da Constituição da Republica Federativa do Brasil. Constitucionalmente falando, sobre o processo é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. B


    Art. 5º CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Demais alternativas:

    A- Incorreta. Artigo 5°, LIII/CF: "Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente" (não federal, como afirma a alternativa).

    C- Incorreta. Artigo 5°, LVI/CF: "São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos" (não há ressalva constitucional em relação às emprestadas).

    D- Incorreta. Artigo 5°, LVII/CF: "Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

    E- Incorreta. Artigo 5°, LVIII/CF: "O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei".
  • Procurando entender melhor a questão achei uma referência na Wikipedia que me ajudou:

    "O ofendido pode, ainda, propor ação penal subsidiária da pública, quando o representante do Ministério Público se omitir, for negligente. É o que está no artigo 5º, inciso LIX, da Constituição: "Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal"."

    Bons estudos!
  • Prezados,
    Alguém poderia me ajudar no erro da letra E, pois a CF afirma que o civilmente identificado NÃO será submetido a identificação criminal, até aqui esta tudo entendido, porém há um salvo nas hipoteses previstas em lei, portanto quando a alternativa informa que o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, CONFORME as hipóteses prevista em lei, não é exatamente o que está na CF?

    Favor me ajudar quem puder.
  • Geralmente quando dizem "salvo quando previsto em lei" está dizendo lei específica no caso por exemplo o  Código penal e não mais a CF.
  • resposta encontra seu respaldo legal no art. 5º, LIX, CF-88.
  • Nossa pessoal bem dificil esse direito constitucional.. eu que estou chegando agora esta dificil, alguem tem uma dica como posso estudar mais facilmente?
  • Para mim, a alternativa E também é resposta para a questão, já que logo após a afirmação a alternativa restringe: "conforme hipóteses previstas em lei".

    E, conforme Lei 12.037/09

    Art. 3º  Embora apresentado documento de identificação, poderá ocorrer identificação criminal quando:

    I – o documento apresentar rasura ou tiver indício de falsificação;

    II – o documento apresentado for insuficiente para identificar cabalmente o indiciado;

    III – o indiciado portar documentos de identidade distintos, com informações conflitantes entre si;

    IV – a identificação criminal for essencial às investigações policiais, segundo despacho da autoridade judiciária competente, que decidirá de ofício ou mediante representação da autoridade policial, do Ministério Público ou da defesa;

    V – constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificações;

    VI – o estado de conservação ou a distância temporal ou da localidade da expedição do documento apresentado impossibilite a completa identificação dos caracteres essenciais.

  • Flávia,

    A questão está totalmente equivocada com a redação da carta magna. Assim, está escrito na constituição: Artigo 5° LVIII - O civilmente identificado não será(a questão já afirma que será!) submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses prevista em lei.

    Assim sendo, o texto da nossa constituição, é claro em dizer que NÃO SERÁ.Portanto, já com essa discrepância à lei, devemos descartar a alternativa.
    Sucesso.
  • Concordo com os colegas acima, a alternativa "E" está correta sim.

    A banca, ao tentar fugir do "copia e cola" alterou a redação do inciso LVIII do art. 5º da CF e se perdeu no português. 

    O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. 

    A contrário sensu, nas hipóteses previstas, ele será identificado sim! É exatamente o que a banca diz, que conforme as hipóteses previstas em lei, ele será identificado. 
  • Realmente, o entendimento de vocês sobre o item E está correto, porém a questão blindou qualquer tipo de entendimento além do que está expresso no art. 5° da Constituição.
  • O inciso LVIII do art. 5º da CF traz uma exceção e não uma regra, como se denota da assertiva "e" da questão.
  • O art. 5° da Constituição brasileira enumera uma série de garantias e direitos individuais. A leitura dos incisos do artigo que dispõem sobre o processo permitem solucionar a questão. Veja-se:
    Art. 5°, LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Incorreta a afirmativa A.
    Art. 5°, LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Correta a afirmativa B.
    Art. 5°, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Incorreta a afirmativa C.
    Art. 5°, LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Incorreta a afirmativa D.
    Art. 5°, LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. Incorreta a afirmativa E. 
     
    RESPOSTA: Alternativa B
  •        a) ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade federal. ( o correto seria: senão pela autoridade competente.)

    b) será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal; (certa)
    c) são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos, salvo se estas forem emprestadas. Isto não existe no art. 5º. LVI
    d) ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal absolvitória; (Art. 5º LVII ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal CONDENATÓRIA)
          e) o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, conforme as hipóteses previstas em lei; ( ERRADO!!
    Pq  o Art. 5º LVIII diz: o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;)

    Sejamos objetivos! Estas interpretações são as que fazem vocês perderem uma questão!
    ;)
  • Ação Penal PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA

  • RESPOSTA: Alternativa B

    O art. 5° da Constituição brasileira enumera uma série de garantias e direitos individuais. A leitura dos incisos do artigo que dispõem sobre o processo permitem solucionar a questão. Veja-se:

    Art. 5°, LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Incorreta a afirmativa A.

    Art. 5°, LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Correta a afirmativa B.

    Art. 5°, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Incorreta a afirmativa C.

    Art. 5°, LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Incorreta a afirmativa D.

    Art. 5°, LVIII - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei. Incorreta a afirmativa E. 

     

    (Comentário do Professor)