SóProvas


ID
951064
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao uso dos pronomes pessoais, todas as alternativas abaixo estão de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, exceto em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a.

    Quando houver pronome de tratamento devemos usar verbos, pronomes possessivos e pronomes oblíquos átonos na 3ª pessoa. Então a escrita correta da frase é: "Vossa Excelência é generoso em dar-me seu apoio".
  • DÚVIDA:
    Concordo que o gabarito seja letra A como o colega já explicou, porém tenho uma dúvida quanto a letra E:
    e) Eles guardam as sobras e dão-nas para o cachorro.
    Um dos fatores de próclise obrigatória é a presença de conjunção. A conjunção e não atrairia o pronome para próclise? O correto não seria "
    Eles guardam as sobras e as dão para o cachorro"?
    Entendo que a letra E também esteja errada por este motivo. Se alguém puder ajudar...
  • Respondendo o questionamento do colega acima, Leonardo Ramos,

     Um dos fatos de próclise obrigatória é a presença de conjunção. A conjunção "e" não atrairia o pronome para proclise? 

    Usa-se próclise em conjunçoes, sejam elas subordinativas ou coordenativas, as subordinativas (finais, temporais, causais...), todas elas são fatores de atração sim, porém as coordenativas apenas as alternativas (ex. ou...ou, ora...ora...) é obrigatório o uso da proclise, a alternativa "E" ( 
    Eles guardam as sobras e dão-nas para o cachorro.) esta correta, pois o "e" faz parte da conjunção coordenativa aditiva.

    Assisti uma video aula do professor Rodrigo Bezerra (CERS) e ele disse que podemos usar a proclise em outras conjunçoes coordenativa, pois quando não houver fator de atração o que governa é o "ouvido", somos livres para optar pela colocação mais eufônica.

    espero ter ajudado.
  • Só pra complementar, em relação a opção C estar correta:

    O verbo "pedir" é transitivo direto e indireto, ou seja, é um verbo que requer dois complementos. O objeto direto, ligado ao verbo sem preposição, é representado por aquilo que se pede; já o indireto indica o destinatário da ação e deve ser introduzido pela preposição "a". Assim: pedir algo a alguém.

    Pedi o que? Um favor.

    A quem? A ele (no caso da frase, "lhe")


  • DAR-ME SEU APOIO

  • Vossa/vosso/seu/sua quando Pronome de tratamento, deve-se utilizar o pronome possessivo de 3° pessoa, no caso o Seu e sua.

    Vossa Excelência é generoso em dar-me SEU apoio.

  • GAB: A