SóProvas


ID
951127
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A formação das nações latino-americanas esteve atrelada às particularidades de seus processos de independência. A América Espanhola se fragmentou em diversos Estados autônomos. A América Portuguesa, ao contrário, não se fragmentou, mantendo sua unidade até os dias atuais. Dos fatores abaixo, o único que não contribuiu para a manutenção da integridade territorial brasileira foi a

Alternativas
Comentários
  • O Império tem tido uma importância crescente nas provas. Um ótimo vídeo resumo sobre o período com orientações práticas sobre resoluções de questões que abordem o assunto:  https://www.youtube.com/watch?v=ROhF1Zqu7bU

  • É preciso ter atenção nesse tipo de questão, ademais de conhecer bem o posicionamento de cada banca sobre o assunto pedido. 
    Na questão acima, por exemplo, a historiografia recente apresenta argumentos plausíveis para a contestação da letra "B" como resposta.

    Baseados na ideia de "interiorização da metrópole" de Maria Odila Dias, autores como Lúcia Bastos Pereira das Neves, em História do Brasil Nação: Crise Colonial e Independência (1808-1830), mostram que, com a transposição da metrópole para o RJ, através da transmigração da corte, o Rio de Janeiro passou a exercer sobre as demais províncias brasileiras o papel antes exercido por Lisboa.
    Com vistas a modernizar a, agora então, capital administrativa do Império Português, foram implementadas instituições como o Paço Real, o Banco do Brasil, O Teatro de São Pedro, o Horto-Real, além de várias outras.

    Entretanto, para financiar essas modernizações, foi adotada uma política de aumento fiscal nas províncias mais afastadas do centro administrativo, sobretudo as do nordeste. Como consequência do aumento da cobrança de impostos e a concentração da modernização no RJ, vê-se a eclosão de revoltas de caráter secessionistas em outras províncias, tendo como maior exemplo a Revolução Pernambucana de 1817 - também Revolução dos padres, devido à influência do Seminário de Olinda sobre essa - que chegou a derrubar o governo provincial e proclamar a República de Pernambuco, comprometendo a integridade territorial no Reino.

    Nesse caso, a letra "d" seria, também, uma possível resposta para a questão.     

  • Caso não fosse uma questão do exército marcaria a letra C, sem dúvidas.

  • GAB: B

     

    pois a tomada da cisplatina foi pq por la passava  o rio mais importante da economia, e a tomada da guiana so foi pra sacanear o napoleao (vingança)

  • ave império !!

  • A alternativa A está correta, já que a elevação do Brasil à condição de Reino Unido concedeu autonomia administrativa. -

    A alternativa B está incorreta, pois a Cisplatina e a Guiana Francesa não se mantiveram no território brasileiro, sendo a primeira perdida em 1838 e a segunda devolvida aos franceses em 1815.

    A alternativa C está correta, pois a ação de Caxias pacificou a Farroupilha, revolta gaúcha de caráter separatista, e a Balaiada, ocorrida no Maranhão.

    A alternativa D está correta, pois a transferência da Corte para o Brasil contribuiu para que as elites luso-brasileiras passassem a desfrutar de autonomia administrativa e liberdade econômica em relação à Portugal.

    A alternativa E está correta, pois o grupo de José Bonifácio, um dos principais articuladores da Independência, defendeu a continuidade da monarquia e de D. Pedro no poder para evitar a fragmentação do território brasileiro.

  • A questão pediu para nós a informar um FATOR NÃO CONTRIBUINTE COM A INTEGRAÇÃO DO TERRRITÓRIO BRASILEIRO. Logo a "B" é a única.

    B) incorporação da Província Cisplatina e da Guiana Francesa por D. João VI.

    GAB. B - Incontestável.