-
Alteraram o gabarito, agora consta o correto
Gabarito é letra D
Na base desta pirâmide estariam as necessidades mais básicas e vitais para os seres humanos (as necessidades primárias). A seguir, até se chegar ao topo, estariam as necessidades secundárias. Maslow distingue dois tipos de necessidades primárias: necessidades fisiológicas e necessidades de segurança e três tipos de necessidades secundárias: necessidades sociais, necessidades de estima e necessidade de auto-realização.
Fonte: SPECTOR, Paul. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.
SPITZER, Dean R. Supermotivação: uma estratégia para dinamizar todos os níveis da organização. São
Paulo: Futura, 1997.
-
-
De acordo com a pirâmide de Maslow as necessidades fisiológicas e de segurança são primárias (base da pirâmide). As demais: sociais, estima e auto-realização, são secundárias.
-
Atenção para a questão, ela está pedindo necessidade que NÃO é secundária. Pois então: a resposta só pode ser de Segurança, pois as demais são secundárias.
-
Nesta pirâmide, explica cada nível.
-
NECESSIDADES PRIMÁRIAS = necessidades fisiológicas e de segurança
NECESSIDADES SECUNDÁRIAS = necessidades sociais, estima e auto-realização
-
A pirâmide de Maslow deixa bem claro que as Necessidades Primárias são: Necessidades fisiológicas e de segurança;
e as Necessidades SECUNDÁRIAS são: Necessidades Sociais, Necessidades de Estima (amor e afetos) e Necessidades de Autorrealização.
Q CONCURSOS vamos dar uma olhadinha nesses gabaritos. Fica confundindo todo mundo, sem falar no tanto que esse site novo está saindo do ar. Obrigada!
-
Corrigir o gabarito hein, o correto é letra C !!!
-
Esse gabarito está furado. Resposta certa é C. Affff!
-
a)Necessidades sociais. (secundária)b)Necessidade de estima. (secundária)c)Necessidades de segurança. (Primariária - assim como a NECESSIDADE FISIOLOGICA) -CERTA d)Necessidades de auto-realização.(secundária)
SEGUNDO CHIAVENATTO, 2009. P.331
-
acredito que cada necessidade está em um patamar diferente.
-
Necessidades primárias (estão mais na base da pirâmide) - necessidades fisiológicas e de segurança.
Necessidades secundárias (estão mais no topo da pirâmide) - necessidade social, necessidade de estima e necessidade de auto-realização.
A ideia de necessidade primária é que elas são vitais para a sobrevivência e não podem ser deixadas em segundo plano.
-
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Dentre as alternativas, vejamos qual não apresenta uma necessidade secundária.
A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Ele desenvolveu uma hierarquia entre as necessidades que motivam o comportamento humano, essa hierarquia pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).
Da base para o topo, as necessidades seguem a seguinte estrutura (organizadas na forma de pirâmide):
Necessidades primárias:
- 1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- 2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- 3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- 4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- 5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
Vendo as necessidades acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta. Necessidades de segurança são primárias.
GABARITO: C
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.