-
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
Letra B
-
As teorias centradas na estrutura consideram a totalidade da organização, indo além da mera racionalização do trabalho. A 'Teoria Clássica' de Henri Fayol (1841-1925) foi a primeira contribuição nesta perspectiva, assumindo uma visão anatômica da estrutura formal da organização. A sua principal preocupação residia nas relações e funções dos diversos órgãos dentro da empresa. Fayol identificou também as principais funções da empresa (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, de contabilidade e administrativas ou de gestão), estabelecendo uma terminologia que ainda hoje é aceita.
Abs...
-
só acrescentando
Frederick Taylor - teoria científica
max weber - teoria burocrática
elton mayo - teoria humanista
-
Ideias de Fayol
Fayol e Frederick Taylor foram, sem dúvida alguma, os maiores doutrinadores das Teorias Clássicas da Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.
- See more at: http://www.portal-gestao.com/item/6886-henri-fayol-pai-da-teoria-cl%C3%A1ssica-da-administra%C3%A7%C3%A3o.html#sthash.vgGX5BBr.dpuf
-
Henri Fayol
Fayol compara os gerentes com alguma experiência de mercado - em relação às suas posturas onde eram utilizados métodos antigos e autoritários sem responsabilidade - com o corpo estrutural da empresa (funcionários), visando somente o lucro ou resultado final. Caracterizou o que se chamou de Escola Clássica da Administração, na qual desenvolveu estudos com preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicabilidade dos Princípios Gerais de Administração.
-
Mas por que a resposta correta não pode ser a letra a? Taylor era muito preocupado com a métodos que visavam a maior capacidade de produção possível. Ele por exemplo determinou o tamanho adequado de uma pá que um operário conseguiria carregar terra sem causar muito a fadiga e assim trabalhar por mais tempo. Isso é a chamada Administração Científica do Trabalho. Ele se preocupa muito com as questões de chão da fábrica, de produção, logo ele não se importava muito com a estrutura organizacional, pois para ele a produção era o coração da empresa.
Fayol, por sua vez, parte do princípio que toda a empresa pode ser dividida em seis grupos: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativa. A teoria Clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organização formal. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.