SóProvas


ID
95161
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pedido de reconsideração é aquele pelo qual o interessado requer o reexame do ato

Alternativas
Comentários
  • É o caso de recurso ou pedido de revisão contra ato ou decisão administrativa que não caiba pedido de reconsideração, nos termos da legislação regente.O recurso ou pedido de revisão será dirigido à autoridade que proferiu a decisão ou expediu o ato, e, se constatado algum vício que o torne ilegal, manifestar-se-á pela procedência do recurso ou pedido, encaminhando-o à autoridade superior, porquanto é defeso, por determinação legal, a reconsideração da decisão pela própria autoridade que a proferiu.
  • "Art. 106. Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Parágrafo único. O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias."
  • a única que não requer a autoridade superior é a letra "b" e é a resposta. sabendo disso eliminaria todas as outras.
  • Pedido de reconsideração é aquele pelo qual o interessado requer o reexame do ato à própria autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.Artigo 106 da lei 8.112/90.Alternativa correta letra "B".
  • LETRA B, a parte que diz que "não pode ser renovado", quer dizer que outro pedido de reconsideração  não poderá ser feito, caberá apenas o recurso após um pedido de reconsideração.
  • recoNsideRação → Não  Renova . 

  • GABARITO: LETRA B

    Art. 106.  Cabe pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado.              

    Parágrafo único.  O requerimento e o pedido de reconsideração de que tratam os artigos anteriores deverão ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.