SóProvas


ID
952081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do reflexo da auditoria independente e da auditoria interna na divulgação e elaboração das demonstrações contábeis, respectivamente, julgue os itens subseqüentes.

Com a preocupação de preservar a transparência das demonstrações contábeis e até mesmo a profissão de auditoria, o rodízio de auditores internos surgiu com o objetivo precípuo de evitar que os empregados criassem vínculo indesejado com pessoas ligadas à empresa, em decorrência do qual surgissem, ao longo do tempo, benefícios para determinado fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • Princípios de controle interno administrativo:
    II. qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários - a eficácia dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a competência, formação profissional e integridade do pessoal. É imprescindível haver uma política de pessoal que contemple: a) seleção e treinamento de forma criteriosa e sistematizada, buscando melhor rendimento e menores custos; b) rodízio de funções, com vistas a reduzir/eliminar possibilidades de fraudes; e c) obrigatoriedade de funcionários gozarem férias regularmente, como forma, inclusive, de evitar a dissimulação de irregularidades.
  • Não entendi o motivo da questão estar errada.
  • Errado.
    Com a preocupação de preservar a transparência das demonstrações contábeis e até mesmo a profissão de auditoria, o rodízio de auditores 
    internos surgiu com o objetivo precípuo de evitar que os empregados criassem vínculo indesejado com pessoas ligadas à empresa, em decorrência do qual surgissem, ao longo do tempo, benefícios para determinado fornecedor.

    A preocupação com a possibilidade de beneficiar determinado fornecedor (empresa) refere-se à audiroria independente e não á auditoria interna.
  • Não é preservar a profissão de auditor. Tem nada a ver. Errei por falta de atenção, li de novo e estava claro.

  • O erro está em falar de rodízio de auditores internos. O rodízio de auditores se aplica à auditoria externa como forma de preservar a independência do auditor responsável pela execução dos serviços.

     

  • Com a preocupação de preservar a transparência das demonstrações contábeis e até mesmo a profissão de auditoria, o rodízio de auditores internos surgiu com o objetivo precípuo de evitar que os empregados criassem vínculo indesejado com pessoas ligadas à empresa, em decorrência do qual surgissem, ao longo do tempo, benefícios para determinado fornecedor (reduzir/eliminar possibilidades de fraudes).