SóProvas


ID
953794
Banca
IOBV
Órgão
PM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o cargo e a função do policial-militar, como previsto na Lei Estadual de Santa Catarina, número 6.218/83 (Estatuto dos Policiais Militares), observe as afirmações abaixo, e ao final responda:

I. Cargo policial-militar é aquele que pode ser exercido por policial-militar em serviço ativo, inativo, da reserva ou reformado.

II. A cada cargo policial-militar corresponde um conjunto de atribuições, deveres e responsabilidade que se constituem em obrigações do respectivo titular.

III. As obrigações inerentes ao cargo policial-militar devem ser compatíveis com o correspondente grau hierárquico e definidas em legislação ou regulamentos peculiares. IV. Os cargos policiais-militares são providos com pessoal que satisfaça aos requisitos de grau hierárquico de qualificação exigidos para o seu desempenho.

V. O provimento de cargo policial-militar se faz somente por ato de nomeação.

VI. Dentro de uma mesma organização policial-militar, a sequência de substituições para assumir cargo ou responder por funções, bem como as normas, atribuições e responsabilidades, relativas, são estabelecidas na legislação peculiar, respeitadas a precedência e a qualificação exigidas para o cargo ou para o exercício da função.

VII. As obrigações que, pela generalidade, peculiaridade, duração ou natureza não são catalogadas como posições tituladas em quadro de efetivo, quadro de organização ou dispositivo legal são cumpridas como encargo, incumbência, comissão, serviço ou atividade policial-militar ou de natureza policial-militar, por decreto do Chefe do Poder Executivo por prazo nunca superior a 24 meses.

Com base nas afirmações anteriores, aponte a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ITEM I - FALSO

    Art. 19 – Cargo policial-militar é aquele que só pode ser exercido por policiais-militares em serviço ativo.

    ITEM V - FALSO

    Parágrafo Único – O provimento do cargo policial-militar se faz por ato de nomeação, designação ou determinação expressa de autoridade competente.

    ITEM VII - FALSO




  • Item VII - 

    Art. 27. As obrigações que, pela generalidade, peculiaridade, duração ou natureza não são catalogadas como posições tituladas em quadro de efetivo, quadro de organização ou dispositivo legal são cumpridas como encargo, incumbência, comissão, serviço ou atividade policial-militar ou de natureza policial-militar, por decreto do Chefe do Poder Executivo por prazo nunca superior a 6 meses. 


  • Gabarito: D

    A questão exigiu a letra da Lei 6.218/1983:

    I- Falsa (art. 21,caput);

    II-Correta (§ 2º,art. 21);

    III-Correta (§ 3º, art. 21);

    IV-Correta (art. 22, caput);

    V-Falsa (art. 22 parágrafo único);

    VI-Correta (art. 25, caput);

    VII-Falsa (art. 27, caput);

  • Art. 19 – Cargo policial-militar é aquele que só pode ser exercido por policiais-militares em serviço ativo.

    ITEM V - FALSO

    Parágrafo Único – O provimento 

    do cargo policial-militar se faz por ato de nomeação, designação ou determinação expressa de autoridade competente.

    Item VII - 

    Art. 27. As obrigações que, pela 

    generalidade, peculiaridade, duração ou natureza não são catalogadas como 

    posições tituladas em quadro de efetivo, quadro de organização ou dispositivo 

    legal são cumpridas como encargo, incumbência, comissão, serviço ou atividade 

    policial-militar ou de natureza policial-militar, por decreto do Chefe do Poder 

    Executivo por prazo nunca superior a 6 meses. 

  • A resposta da questão está nos artigos do "Capítulo IV", da Lei 6.218/1983:

    I. FALSO - Cargo policial-militar é aquele que pode ser exercido por policial-militar em serviço ativo, inativo, da reserva ou reformado.

    Cargo policial-militar -> só pode ser exercido por policial-militar em serviço ativo. (art.21)

    II. CORRETO - A cada cargo policial-militar corresponde um conjunto de atribuições, deveres e responsabilidade que se constituem em obrigações do respectivo titular. (art. 21, §2º)

    III. CORRETO - As obrigações inerentes ao cargo policial-militar devem ser compatíveis com o correspondente grau hierárquico e definidas em legislação ou regulamentos peculiares. (art. 21, §3º)

    IV. CORRETO - Os cargos policiais-militares são providos com pessoal que satisfaça aos requisitos de grau hierárquico de qualificação exigidos para o seu desempenho. (art. 22)

    V. FALSO - O provimento de cargo policial-militar se faz somente por ato de nomeação.

    Provimento de cargo PM -> nomeação, designação ou determinação expressa da autoridade competente. (art. 22, §ú)

    VI. CORRETO - Dentro de uma mesma organização policial-militar, a sequência de substituições para assumir cargo ou responder por funções, bem como as normas, atribuições e responsabilidades, relativas, são estabelecidas na legislação peculiar, respeitadas a precedência e a qualificação exigidas para o cargo ou para o exercício da função. (art. 25)

    VII. FALSO - As obrigações que, pela generalidade, peculiaridade, duração ou natureza não são catalogadas como posições tituladas em quadro de efetivo, quadro de organização ou dispositivo legal são cumpridas como encargo, incumbência, comissão, serviço ou atividade policial-militar ou de natureza policial-militar, por decreto do Chefe do Poder Executivo por prazo nunca superior a 24 meses.

    As obrigações que pela generalidade (...) -> nunca superior a 6 meses. (art. 27)