SóProvas


ID
954517
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de delegação de autoridade que coloca o poder de decisão o mais próximo possível da clientela, ou seja, do local em que se desenrola a ação organizacional, é denominado

Alternativas
Comentários
  • delegação de autoridade, também conhecida como empowerment.

  • BENCHAMARKING = MELHORES PRATICAS

    DOWNSIZING = ELIMINAÇÃO DE PROCESSOS DESNECESSARIOS

    ENRICHMENT= ENRIQUECIMENTO DO CARGO

    OUTSOURCING= TERCERIZAÇÃO

  • - Empowerment

    O empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. A utilização de equipes autodirigidas e a adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando difundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.

     

    O empowerment se assenta em quatro bases principais:

     

    Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação.

     

    Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.

     

    Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.

     

    Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

     

    O empowerment não é algo fixo, mas funciona em um continuum que vai desde um baixo até um elevado grau de delegação de poder. Quando esse grau é elevado, estamos diante de equipes de alto desempenho graças à excelência da sua dinâmica e aos resultados proporcionados.

  • - O Benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como um "processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais".

    O benchmarking visa a desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspectos, comparar a mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudança dentro da organização.

  • EMPOWERMENT: EMPODERAMENTO

  • 2015

    Os programas de Gestão da Qualidade Total (TQM) são voltados para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, a construção do comprometimento de todos os membros da organização e o melhoramento contínuo dos processos e produtos da organização. Entre os elementos importantes para a implantação de programas de TQM estão:

     a) o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores e o empowerment dos funcionários;

     b) a gestão da cadeia de valor e a otimização dos processos produtivos;

     c) o envolvimento dos clientes e a inovação nos produtos;

     d) a adoção de normas e padrões ISO e de ferramentas de gestão de projetos;

     e) o uso de benchmarking e de redes PERT/CPM.

     

  • Autoridade -> poder -> power -> Empowerment

  • EmPowerment = Poder

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre estratégias, técnicas,e processos diversos usados no âmbito das teorias administrativas. No caso desta questão, precisamos marcas a alternativa que contempla o processo de delegação de autoridade que coloca o poder de decisão o mais próximo possível da clientela, ou seja, do local em que se desenrola a ação organizacional.

    A - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    B - incorreta. Downsizing é uma estratégia que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização. 

    C - incorreta. Job Enrichment?

    A banca não deixou claro a que se referia aqui. Caso seja ao enriquecimento do cargo, ou job enrichment, temos, segundo Chiavenato (2014, p.184), a ideia de "reorganização e a ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, por meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação."

    D - correta. O empoderamento de pessoas (empowerment) propicia que os funcionários tenham a autoridade necessária para tomar decisões que antes eram de responsabilidade dos seus superiores. A partir do conceito de empoderamento, os funcionários podem resolver certas questões sem que seja necessário consultar seus superiores constantemente, poupando tempo, recursos e, ainda, benefícios para os clientes. A palavra Empowerment foi usada pela primeira vez pela socióloga, e professora de Gestão em Harvard, Rosabeth Moss Kanter.

    E - incorreta. Outsourcing (terceirização) significa passar adiante, ou para terceiros, a responsabilidade pela execução de algumas atividades, com o intuito de concentrar os esforços nas principais atividades organizacionais. Podemos entender a terceirização como a transferência da gestão, parcial ou total, das atividades meio para outras organizações, de modo a direcionar os esforços e recursos para as atividades-fim da instituição.

    Tendo analisado as alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.