-
Segundo Weber, as principais dimensões da burocracia são:1. Divisão do Trabalho;2. Hierarquia;3. Regras e regulamentos;4. Formalização das comunicações;5. Competência técnica (seleção e promoção);6. Procedimentos técnicos.Aula Ponto de concursos - Prof. Marcelo Camacho
-
A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração
patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o
privado eram confundidos. Nesse tipo de administração o Estado era entendido como
propriedade do rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma. Esse
tipo de administração revelar-se-á incompatível com o capitalismo industrial e as
democracias parlamentares, que surgem no século XIX. É essencial para o capitalismo a
clara separação entre o Estado e o mercado; a democracia só pode existir quando a
sociedade civil, formada por cidadãos, distingue-se do Estado ao mesmo tempo em que o
controla. Tornou-se assim necessário desenvolver um tipo de administração que partisse
não apenas da clara distinção entre o público e o privado, mas também da separação entre o político e o administrador público. Surge assim a administração burocrática moderna, racional-legal.
-
GABARITO: CERTO
Comentário: A Burocracia, acreditava que tendo um controle rígido dos processos, a corrupção e o nepotismo seriam eliminados.
Fonte.http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=iHSxjr0txPQV-FTHIQROh822c04wgveWmId0US7XZlA~
-
"Com o surgimento do capitalismo e da democracia, veio a se estabelecer uma distinção clara entre res publica e bens privados. A democracia e a administração pública burocrática emergiram como as principais instituições que visavam a proteger o patrimônio público contra a privatização do Estado. [...] Burocracia é a instituição administrativa que usa como instrumento para combater o nepotismo e a corrupção — dois traços inerentes à administração patrimonialista —, os princípios de um serviço público profissional, e de um sistema administrativo impessoal, formal, legal e racional."
"[...] Weber (1922), o principal analista deste processo, destacou com muita ênfase a superioridade da autoridade racional-legal sobre o poder patrimonialista. Apesar disto, quando, no século XX, o Estado ampliou seu papel social e econômico, a estratégia básica adotada pela administração pública burocrática — o controle hierárquico e formalista ou legal sobre os procedimentos — provou ser inadequada. Esta estratégia talvez pudesse evitar a corrupção e o nepotismo, mas era lenta, cara e ineficiente."
"Enquanto a administração pública burocrática se concentra no processo legalmente definido, em definir procedimentos para contratação de pessoal; para compra de bens e serviços; e em satisfazer as demandas dos cidadãos, a administração pública gerencial orienta-se para resultados. A burocracia concentra-se nos processos, sem considerar a alta ineficiência envolvida, porque acredita que este seja o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção. Os controles são preventivos, vêm a priori. Entende, além disto, que punir os desvios é sempre difícil, se não impossível; prefere, pois, prevenir, estabelecendo estritos controles legais."
Disponível em: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=1608
-
QUESTÃO: "Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos."
Max Weber prevê a existência de um poder absoluto (poder que pertence ao Estado), que deve ser obedecido por todos independente da vontade individual.
A obediência a esse poder decorre do(a): medo desse poder absoluto + expectativa de uma recompensa em caso de obediência à esse poder + da legitimidade do poder absoluto.
Quando um poder é legítimo, isto é, não se apoia apenas em interesses, encontra pouca resistência, ao passo que um poder sem legitimidade encontra grande resistência ao cumprimento das ordens emanadas por ele. Diante disso, concluí-se que não basta ter poder, devendo ainda existir a legitimidade. É aí que entramos na nossa questão: desse poder legítimo, surge a noção de poder racional-legal, sendo este as normas legais racionalmente definidas para conferir legitimidade à atuação da Administração Pública.
A burocracia surgiu como filosofia de combate às práticas patrimonialistas. Significa escolher racionalmente os meios adequados para se alcançar os fins desejados. Algumas das várias características de tal modelo são: normas de procedimento para atuação no cargo, normas que controlam o comportamento dos empregados, entre outras. Assim, dentre as características citadas, encontra-se a confirmação da questão!
Não gosto de comentários longos, no entanto achei necessário e contribuidor, esplanar todo esse raciocínio... Espero ter ajudado!
-
Pessoal, vale lembrar wue a burocracia foi o primeiro modelo a ser implantado no Brasil, mas não foi consolidado, pois não alcançou seus objetivos.
-
Pensei que era especificamente a meritrocracia que impediria o nepotismo. Errei.
-
Questão: Certa
Competência técnica: A escolha de um funcionário para a organização é baseada na qualificação técnica e profissional do candidato e não em preferências pessoais. Também é previsto um plano de carreira onde as promoções ocorrem por mérito funciona, sempre dependendo do julgamento do superior hierárquico.
-
Uma das características do modelo burocrático é a competência técnica como padrão para a seleção e promoção de pessoal, onde todos os membros da organização serão selecionados com base em qualificações técnicas demonstradas por treinamento, educação e exame formal, evitando o nepotismo e utilizando a impessoalidade.
Fonto: Ponto dos Concursos
-
Até o governo de Getúlio Vargas praticava-se a administração Patrimonialista que tem como principais características o nepotismo, corrupção, prebenda e sinecuras (pouco trabalho e alta remuneração). Em 1936/38 foi implementada o DASP com o objetivo de corrigir e aprimorar a administração pública, adotou-se nessa reforma o modelo de administração burocrático, que tem como uma de suas características a ênfase no processo.
-
Questão CERTA.
Vejam:
• Q300325 (CESPE - 2013 - CNJ - Programador de computador) A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta e prevê o controle rígido dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção. Gab. Certo
-
É justamente o principal objetivo da teoria burocrática.
-
Achei que era pela meritocracia :(
-
Correta a assertiva. A teoria burocrática foi justamente desenvolvida e implementada para reduzir/evitar substancialmente o nepotismo e a corrupção que assolavam naquela época inúmeras organizações e que contribuíam para redução dos resultados das mesmas.Modelo implementado no Brasil e que nunca vingou devido ao grande apelo cultural do brasileiro a corrupção e ao nepotismo retratados até hoje mesmo em plena administração gerencial.
-
(CERTA)
Como o povo passou a ter bens, esses passaram a ser chamados de coisa pública. Há, aqui, uma clara separação dessa para a coisa particular. Weber sistematizou essa ideia. Criou a Burocracia. Impessoalidade, formalismo, hierarquia funcional, meritocracia na carreira pública, profissionalização do servidor, controles prévios, eficiência e racionalidade. Estava feito um sistema que, em teoria, moralizaria a administração pública e a faria executar, satisfatoriamente, a sua função.
http://www.administracaoemgestaopublica.com/2012/02/patrimonialismo-burocracia-e-modelo.html
-
Complementando...
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.[2]
As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.
-
Tudo bem que a a teoria burocratica tem controle rígido dos processos e procedimentos , agora falar que ela trabalhou com nepotismo e corrupção ,acho que não viu
-
A burocracia aplicada ao setor público busca o controle de normas, pessoas, processos... evitando o nepotismo e a corrupção que surgiriam caso não houvesse estes controles
-
Eu pensei na meritocracia
-
Segundo Rodrigo Rennó:
"Na burocracia, existe uma desconfiança extrema em relação às pessoas, portanto são desenvolvidos controles dos processos e procedimentos, de forma a evitar desvios."
Fonte: Adm geral para concursos - Rodrigo Rennó.
-
SEGUNTO A CONCEPÇÃO BUROCRÁTICA, OU SEHA SEGUNDO WEBER, A BUROCRACIA ASSEGURARÁ AS SEGUINTES VANTAGENS:
- RACIONALIDADE (NO ALCANCE DOS OBJETIVOS).
- PRECISÃO NA DEFINIÇÃO DO CARGO (CONHECIMENTO DAS ATRIBUIÇÕES).
- RAPIDEZ NAS DECISÕES (CADA UM SABE O QUE DEVE SER FEITO).
- UNIVOCIDADE DE INTERPRETAÇÃO (A REGULAMENTAÇÃO ESCRITA VIABILIZA UMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO).
- CONTINUIDADE DA ORGANIZAÇÃO (SUBSTITUINDO O PESSOAL AFASTADO).
- REDUÇÃO DE ATRITO ENTRE AS PESSOAS (CONHECIMENTO DE LIMITES E RESPONSABILIDADE).
- CONSTÂNCIA (MESMAS DECISÕES EM SITUAÇÕES IGUAIS).
- CONFIABILIDADE (REGRAS CONHECIDAS).
- BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS (HIERARQUIA FORMAL, TRABALHO ORDENADO, TREINAMENTO E CARREIRA EM RAZÃO DO MÉRITO).
- VANTAGEM MAIOR À DEMOCRACIA (POR ATRIBUIR IMPESSOALIDADE ÀS REGRAS LEGAIS, RELAÇÃO DE IGUALDADE).
- EVITAR O NEPOTISMO.
- DIFICULTAR A CORRUPÇÃO.
AGORA, SE ELA FOI EFETIVADAMENTE CORRESPONDIDA, JÁ É OUTRA COISA...
GABARITO CERTO
-
-
Contribuindo:
A administração Pública Burocrática
A fim de combater a corrupção e o nepostimo patrimonialista. Constituem princípios orientadores de seu desenvolvimento: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos que visam evitar a corrupção e o nepostimo são sempre a priopri.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.109 (adaptado)
bons estudos
-
Certo,
controle rígido dos processo e procedimentos é realmente uma característica da concepção burocrática, temos que nos atentar que a questão pede relação da teoria com a administração pública, desse modo de acordo com a evolução da administração pública no Brasil, a burocracia realmente veio como forma de combater o nepotismo e a corrupção do patrimonialismo no Brasil.
-
Errei
"O modelo burocráticose caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.
Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas passou a eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado atraés de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano."
Fonte: Administração para concursos. Rodrigo Rennó (Cap. 1.4.)
-
Da onde eu tiro essas informações?
socorroo
-
A Burocracia utiliza Normas / Regras / Regulamentos para "Enrijecer" a forma como o processo de trabalho deve ser "feito", é com características como Formalismo / Impessoalidade / Profissionalismo que se evita o Nepotismo / Patrimonialismo na ADM PÚBLICA.
-
Facilita o entendimento se ler "controle rígido" como "normas".
-
Erro bobo: resolvi a questão baseado no que EU acredito e não percebi o "segundo a concepção burocrática..."
-
Características do Modelo Burocrático:
"Controle dos processos e procedimentos".
"Competência técnica e Meritocracia".
São características integrantes, mas distintas.
Na explicação da professora e pelo gabarito da banca, generalizou-se a questão englobando tudo na abordagem burocrática, contudo a questão traz um fato concreto de nepotismo, que seria uma forma de provimento de cargos na organização, caso em que, ao meu entender, caberia o julgamento da característica da "Competência técnica e Meritocracia" e não a que o enunciado expressa, "Controle dos processos e procedimentos".
-
https://www.youtube.com/watch?v=35Ohrq2aApU
uma aula pequena de 11:30 min de burocracia
-
Cespe, volte a ser quem você era em 2013...
Fica aqui meu apelo.
-
ENGRAÇADO O CONCURSO PÚBLICO VEIO PARA TENTAR ACABAR COM NEPOTISMO QUE VEM DESDE DO MODELO PATRIMONIAL,POREM,TEMOS DENTRO NO SETOR PÚBLICO OS CARGOS DE CONFIANÇA QUE SÃO O NEPOTISMO PURO.
-
A burocracia fez foi fortalecer a corrupção, kkkkkk processos lentos então o cara molha a mãe de alguém para burla a burocracia...
-
Certo.
O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.
vejam está questão:
• () A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta e prevê o controle rígido dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção. Gab. Certo
instagram:@sergioo.passos
-
burocrática
-
CERTO
MAPA MENTAL DE MODELOS ADMINISTRATIVOS:
http://gestyy.com/e0HSFi
-
CERTO