Ela pensou na carreira, isto é, no futuro.
- Os termos coordenados são: “na carreira” e “no futuro”. Veja que esses termos estão separados pela expressão “isto é” e apresentam a mesma função sintática: ambos são complemento do verbo “pensar”, que rege a preposição “em”(“pensar em algo”).
- O paralelismo sintático encontra-se na semelhança dos termos coordenados: veja que tanto a expressão “na carreira” quanto a expressão “no futuro” são formadas pela preposição “em” mais um substantivo, ou seja, elas se apresentam, na sentença, em uma estrutura sintática idêntica.
Eu li todos os livros, mas não entendi tudo.
- Os termos coordenados são: “Eu li todos os livros” e “não entendi tudo”. Veja que esses termos são duas orações unidas pela conjunção “mas”.
- O paralelismo sintático encontra-se na semelhança das orações coordenadas: ambas apresentam estruturas sintáticas equivalentes, e os verbos estão flexionados adequadamente.
IMPORTANTE!!!!!!!!!!!!!!!!
Prefiro estudar em casa a aulas particulares.
- Da mesma forma como na frase anterior, temos dois termos coordenados entre si: “estudar em casa” e “aulas particulares”. Veja que esses termos também são separados pela preposição “a” e desempenham a mesma função sintática de complementos do verbo “preferir”.
- Nessa frase, porém, temos um problema de paralelismo sintático: veja que a primeira expressão estrutura-se em forma de oração reduzida “estudar”, já a segunda expressão é um termo nominal, isto é, tem como núcleo um nome: “aulas particulares” = núcleo: “aulas”. Essa diferença de estrutura sintática determina o problema de paralelismo.
PORTANTO A LETRA"C" É A ALTERNATIVA CORRETA POIS A FLEXÃO E O MODO VERBAL TANTO DO PRIMEIRO PERÍODO QUANTO DO SEGUNDO PERÍODO MANTÉM A MESMA CONEXÃO E PARALELISMO.
Espero ter ajudado um pouco, bons estudos e fé!!!!!