SóProvas


ID
957361
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Do ponto de vista da concordância, está correto o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ALTERNATIVA B

    A) Incorreta - O correto seria "Já faz décadas" - Verbo fazer indicando tempo ou elemento da natureza, tem-se um caso de ORAÇÃO SEM SUJEITO. O verbo fazer fica no singular.

    B) Correta.

    C) Incorreta - "Caracterizado" faz referência ao termos "situação'. Assim, deveria estar no gênero feminino (caracterizada).

    D) Incorreta - Erro crasso - O México precisa de leis CONDIZENTES, não de leis condizente. O adjetivo (condizente) não concordou em número com o substantivo (lei) ao qual se refere.

    E) Incorreta - Curiosidade: Em "parece estarem" o verbo parecer exerce uma função que lhe é peculiar: transferir para o verbo principal da locução verbal "SER" o papel de concordar com sujeito em número. O erro está em "a maioria chegaram", em que na verdade deveria ser "a maioria chegou".
  • Verbo "haver" no sentido de "existir" ou "ocorrer" é impessoal, permanece no singular, não se flexiona.

    Numa locução, como no caso da alternativa B, os verbos auxiliares (que acompanham o principal) tornam-se impessoais como o principal, permanecendo todos no singular.

  • Quanto a letra ''e'' :  a locução verbal PARECE + INFINITIVO é a única que transfere o plural para o verbo principal. O erro está em '' a maioria chegaram'', porque deve haver a concordância com maioria ( a maioria chegou).  Lembrando que se tivéssemos a expressão QUANTITATIVA + SUBSTANTIVO COLETIVO ela poderia ser feita tanto com a expressão quantitativa como também com  o substantivo p.ex. A maioria dos alunos chegou ( maioria) ou chegaram ( alunos).

  • Não entendi a questão (E), quem é o sujeito da oração A argentina ou os países?

  • Acredito piamente que o erro da letra C deve-se a concordância do termo "caracterizado" com a palavra "situação". A situação é caracterizada como armadilha e não ao contrário.

    Já a letra E, seria possível duas construções: A Argentina está entre os países que parece estar... ou A Argentina está entre os países que parecem estar. O erro da questão está na construção verbal.

  • Elaine bezerra,o sujeito é A Argentina

    quem é que está ?A  Argentina está


    A Argentina está onde?entre os países...

    a locução verbal está mal empregada 

    o certo seria os países parecem estar presos à armadilha do baixo crescimento
  • A) já faz décadas 


    B) correta


    C) A situação é caracterizadA


    D) condizentes 


    E) parecem estar / a maioria chega 

  • e) A Argentina está entre os países que parece estarem presos à armadilha do baixo crescimento; a maioria chegaram a desenvolver capacidade tecnológica em algumas poucas áreas.  ERRADO

    O sujeito é coletivo ou expressão é partitiva no singular. O verbo fica no singular ( A maioria saiu).

    - Condordância com o verbo parecer, seguido do infinitivo:

    O verbo parecer seguido de infinitivo pode conjugar-se de duas maneiras: Flexiona-se apenas o verbo parecer ( Os homens parecem estar cansados) ou Flexiona apenas o infinitivo ( os homens parece estarem cansados). 

    O erro da questão está na " maioria chegarem", em função de ser um sujeito coletivo no singular, conforme explicado acima.