SóProvas


ID
957424
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O coordenador de um curso universitário recebeu recentemente um relatório que apontava que apenas 10% dos alunos do primeiro ano eram bolsistas. Ao analisar as notas dos alunos do primeiro ano, ele constatou que, dentre os aprovados na disciplina de Estatística, 35% eram bolsistas. Ele concluiu, então, que os alunos bolsistas do curso têm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais.

Para que a conclusão acima seja verdadeira, qual das premissas a seguir deve ser verificada?

Alternativas
Comentários
  • Simples, basta analisarmos a questão da seguinte forma:

    a conclusão foi a seguinte: "os alunos bolsistas do curso têm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais".

    A única premissa  que tornaria a conclusão acima passível de realização seria o fato de a disciplina de Estatística proporcionasse aos alunos aprovados mais chance de sucesso nos estudos do que os demais, pois caso contrario, não teríamos como afirmar que os alunos bolsistas do curso têm mais chance de sucesso.

    Espero ter contribuído. Abraços

  • Conforme o raciocínio do professor, o simples fato dos alunos bolsistas representarem 35% das aprovações em estatística é suficiente para ele concluir que eles "têm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais." 

    Ora, ter ou não ter chance de sucesso foi baseado na condição ter ou não sido aprovado em estatística: "ele constatou que, dentre os aprovados na disciplina de Estatística" ... Não tem segredo, nesse tipo de questão é o famoso: "cara, crachá"
  • Desculpem a minha ignorância, mas eu ainda não entendi o gabarito. Em que pese o número de bolsistas representar 35% dos aprovados na disciplina, como atribuir a certeza de que terão mais sucessos que os demais alunos?



  • O gabarito A não me pareceu tão adequado, afinal, cita só "alunos" e não alunos bolsistas. Senão eu teria marcado a alternativa.

  • GABARITO: A

    RESOLUÇÃO:

    O argumento do enunciado pode ser resumido assim:

     Premissas:

    – apenas 10% dos alunos do primeiro ano eram bolsistas.

    – dentre os aprovados na disciplina de Estatística, 35% eram bolsistas.

     Conclusão:

    – os alunos bolsistas do curso têm mais chance de sucesso nos estudos.

    Repare que as premissas demonstram que, apesar de os bolsistas representarem um percentual pequeno dos alunos (10%), eles representam um percentual elevado dentre os aprovados em Estatística (35%). Isto certamente permitiria inferir que os bolsistas tem mais chance de sucesso na disciplina Estatística. Mas não é possível garantir que os bolsistas terão mais chance de sucesso nos estudos como um todo, a menos que consideremos que ser aprovado em Estatística é um bom indicador de sucesso nos estudos como um todo. Isto é, o argumento precisa da seguinte premissa subjacente:

    (A) Os alunos aprovados na disciplina de Estatística têm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais.

    Alguns comentários sobre as demais alternativas:

    (B) Nenhum dos alunos bolsistas do primeiro ano desse curso foi reprovado na disciplina de Estatística.

    ERRADO. Isso reforça a ideia de que os bolsistas tem mais chance de sucesso em Estatística, mas não em relação aos estudos como um todo.

    (C) Dentre os alunos aprovados na disciplina de Estatística, o número de bolsistas é maior do que o de não bolsistas.

    ERRADO. Isto contraria o restante do argumento, que afirma que 35% dos aprovados em Estatística são bolsistas (logo, 65% não são bolsistas).

    (D) Dentre os alunos desse curso com mais chance de sucesso nos estudos, o número de bolsistas é maior do que o de não bolsistas.

    ERRADO. Se isto fosse verdade, de fato poderíamos chegar à conclusão dada. Mas não é necessário que esta premissa se confirme. Como 1 a cada 10 alunos são bolsistas, seria natural que 1 a cada 10 alunos com chance de sucesso também fossem bolsistas. Isto é, seria esperado que 10% dos alunos com chance de sucesso fossem bolsistas. Se, proporcionalmente, os alunos bolsistas representarem mais de 10% dos alunos com chance de sucesso, é possível inferir que, de fato, os bolsistas têm mais chance de sucesso.

    (E) Qualquer aluno bolsista do primeiro ano tem mais chance de sucesso nos estudos do que os demais.

    ERRADO, pelo mesmo raciocínio do item anterior.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/rac-critico-icmssp-resolucao-parte-2-3/

  • TEC:

    Vamos jogar valores, só para facilitar a análise das alternativas, assim trabalhamos com números concretos, e fica mais fácil identificar os erros. Suponhamos que há 400 alunos no curso, sendo 10% bolsistas.

    10%×400=40

    Há 40 bolsistas.

    Vamos considerar que, das 400 pessoas, 100 foram aprovadas. Dessas 100, 35% são bolsistas.

    Bolsistas aprovados: 35%×100=35

    Não bolsistas aprovados: 100−35=65

    Resumindo todas as informações:

      Bolsistas Não bolsistas Total

    Aprovado 35 65 100

    Reprovado 5 295 300

    Total 40 360 400

    Agora analisamos as alternativas.

    Alternativa A - CORRETA. Se consideramos que a aprovação no curso de estatística é um indicativo de sucesso, então temos o seguinte. Entre os bolsistas, 35÷40=87,5% foram aprovados (e têm mais chance de sucesso). Entre os demais, 65÷360=18% foram aprovados e têm chance de sucesso. Logo, entre os bolsistas a chance de sucesso é maior (87,5% > 18%).

    Vejam que todo o raciocínio tomou como ponto de partida a aprovação em estatística. Ela foi um indicador para a chance de sucesso.

    Alternativa B - INCORRETA. Construímos um exemplo acima em que 5 bolsistas foram reprovados em Estatística.

    Alternativa C - INCORRETA. Construímos um exemplo acima em que há mais aprovados sem bolsa (65) do que com bolsa (35).

    Alternativa D - INCORRETA. Supondo que os 100 alunos aprovados em Estatística são os que tem mais chance de sucesso, temos que, entre eles, o número de alunos sem bolsa (65) é maior que o de bolsistas (35), e não o contrário, como afirmado pela questão.

    Alternativa E - INCORRETA. Supondo que a aprovação em Estatística seja primordial para ter mais chance de sucesso, então os 5 bolsistas reprovados em estatística não têm mais chance de sucesso que os demais.