SóProvas


ID
957508
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As propostas que tiveram impacto na estrutura da administração pública brasileira, associadas, respectivamente, aos períodos do Varguismo (a partir de 1930), do Regime Militar (a partir de 1967), do período de redemocratização (a partir de 1988) e da reforma da Gestão Pública (a partir de 1995), estão expressas em:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A CORRETA

    Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, criação do Banco Central, descentralização das políticas públicas em direção a estados e municípios, criação do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. 
  • Alternativa (a)


    Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: "Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes". Governo Vargas 1930-1945

    FONTE: http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/eventos/missao/ibge.shtm


    Criação do Banco Central: "Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 cria o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O Banco Central iniciou suas atividades em março de 1965, uma vez que o art. 65 da Lei nº 4.595 estabeleceu que a Lei entraria em vigor 90 dias após sua publicação". Regime militar (1964-1964)

    FONTE: http://www.bcb.gov.br/?HISTORIABC


    Descentralização das políticas públicas em direção a estados e municípios: Apresentação do PDRAE (Plano de Reforma do Aparelho de Estado, 1995). "Nesta nova perspectiva, busca-se o fortalecimento das funções de regulação e de coordenação do Estado, particularmente no nível federal, e a progressiva descentralização vertical, para os níveis estadual e municipal, das funções executivas no campo da prestação de serviços sociais e de infra-estrutura".

    FONTE: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf


    Criação do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado: "A Reforma Gerencial de 1995 – a reforma gerencial do Estado brasileiro – foi iniciada pelo MARE (Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado) que existiu entre 1995 e 1998. É a segunda grande reforma do Estado moderno, e está continuando em todo o Brasil".

    FONTE: http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp


  • Fui de trás para frente... A letra a) tinha o MARE e as demais letras... nada a ver.

  • A banca está cobrando fatos que ocorreram respectivamente nos seguintes períodos: Varguismo (década de 30 até 45), regime militar (período 64-85, mas a banca fala de 1967), redemocratização (1988 até 1995) e reforma de FHC (1995 até 2002).

     

    V - a) Criação do IBGE, criação do Banco Central, descentralização das políticas públicas em direção a estados e municípios, criação do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado.

    O IBGE foi mesmo criado no governo de Getúlio Vargas, em 1938. Já o Banco Central foi criado em 1964, dentro do regime militar. Como a banca citou a data de 1967, a questão poderia ter sido anulada. A descentralização política foi mesmo um efeito da nova Constituição Federal de 1988 e o MARE foi sim criado no período FHC. Esse ministério foi chefiado pelo Bresser Pereira e gerou o PDRAE.

     

     

    F - b) Criação do Regime Jurídico Único dos servidores, flexibilização da estabilidade do funcionalismo, criação do Estatuto do Funcionário Público, criação do Sistema Financeiro nacional.

    Já a letra B está equivocada. O Regime Jurídico Único foi criado somente na CF/88. Foi o primeiro estatuto do servidor é que veio no Varguismo. A flexibilização da estabilidade aconteceu na reforma de 1995, com a EC 19 de 1998 (e não no governo militar). Já o Sistema Financeiro Nacional foi criado em 1964, no regime militar.

     

     

    F - c) Forte centralização administrativa e política, proposta de extinção do Regime Jurídico Único dos servidores, proposta de universalização da saúde, decreto-lei que traz a distinção entre integrantes da Administração direta e da Administração indireta.

    A letra C está errada, pois a proposta de extinção do RJU veio no período FHC, e não no regime militar. Outra incorreção é que o Decreto-lei 200, que diferenciou a Administração Direta da Indireta é do governo militar (1967), e não do governo FHC.

     

     

    F - d) Adoção do Estágio Probatório para a efetivação de servidores, criação do Ministério da Desburocratização, forte intervenção estatal na economia, adoção do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

    A letra D está incorreta apenas pelo programa de qualidade, pois esse foi criado no Governo Collor, e não no governo FHC.

     


    F - e) Criação do Juizado de Pequenas Causas, criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, criação das Agências Reguladoras, inclusão na CF/88 do Mandado de Injunção.

    A letra E está também errada, pois o juizado de pequenas causas só foi criado nos anos 80, não no governo Vargas. O BNDE (sem o S) foi criado em 1952 (e não no governo militar). Já as agências reguladoras foram mesmo criadas no período FHC.

     

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.