SóProvas


ID
957538
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com base no modelo de Tiebout, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tiebout primeiro propôs o modelo informalmente como um estudante de graduação em um seminário com Richard Musgrave , que argumentou que o problema do free rider necessariamente uma solução política. Mais tarde, depois de obter seu PhD, Tiebout descrito totalmente sua hipótese em um artigo seminal publicado em 1956 pelo Journal of Political Economy .

    Tiebout descreve municípios dentro de uma região como a oferta de diferentes cestas de bens (serviços públicos) em uma variedade de preços (taxas de impostos). Dado que os indivíduos têm diferentes avaliações pessoais sobre estes serviços e variando a capacidade de pagar os impostos de atendimento, as pessoas vão passar de uma comunidade local para outro até encontrar aquela que maximiza a sua utilidade pessoal. O modelo afirma que durante o processo de escolha dos indivíduos, jurisdições e os residentes vão determinar um equilíbrio oferta de locais de bens públicos de acordo com os gostos dos moradores, classificando, assim, a população em comunidades ideais. O modelo tem a vantagem de resolver dois grandes problemas com provisão governamental de bens públicos: preferência revelação e preferência de agregação .

    O modelo de Tiebout baseia-se num conjunto de pressupostos básicos. As hipóteses preliminares são de que os consumidores são livres para escolher suas comunidades, aproveitando a mobilidade perfeita e informação perfeita. Isto significa basicamente que eles podem mover-se de uma comunidade para outra, sem nenhum custo, e que eles sabem tudo o que precisam de saber sobre os serviços prestados pelos governos locais e as alíquotas de todos os governos locais. O modelo de Tiebout foi mostrado para ser mais preciso em áreas suburbanas com muitas comunidades independentes diferentes. [ carece de fontes? ] Movendo-se entre as comunidades nessas áreas tende a ter os menores custos, eo conjunto de escolhas possíveis é muito diversificada. Em áreas sujeitas a inundações rural, Tiebout ordenação explica porque os moradores mais ricos vivem em comunidades protegidas por diques do rio, enquanto os residentes mais pobres tendem a viver sem essas proteções caros e raramente utilizados.

    As premissas exatas Tiebout feitos em sua primeira declaração do modelo foram:

    Consumidores móveis: Os consumidores são livres para escolher onde vivem. Não existem custos associados à movimentação. Informações completas. Muitas comunidades para escolher. Pendulares não é um problema. Bens Públicos não transbordar em termos de benefícios / custos de uma comunidade para outra. Um tamanho ideal cidade existe: Economias de escala. Comunidades tentar alcançar "tamanho ideal". Comunidades são racionais e tentar manter os consumidores públicos 'ruins' de distância. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Tiebout_model


  • TEORIA DE TIEBOUT.


    Charles Tiebout constatou que o nível de gasto e a sua composição diferem entre localidades. Logo, as pessoas escolherão residir nos locais em que a oferta de bens públicos satisfaçam as suas preferências.

    O modelo presume que:

    a) as pessoas têm a liberdade de se locomover entre as municipalidades;

    b) possuem completo conhecimento da estrutura tributária dos diversos municípios.

    O equilíbrio é atingido quando as pessoas decidem residir nas comunidades que melhor satisfazem as suas preferências.

    Pressupostos do modelo de Tiebout:

    -nenhuma externalidade é produzida a partir do comportamento dos governos locais;

    -mobilidade total dos indivíduos e perfeita informação dos agentes no tocante às comunidades;

    -existência de um número considerável de localidades para que a pessoa possa encontrar alguma que satisfaça plenamente suas demandas por bens públicos;

    -se a quantidade de serviços públicos aumenta, seu custo aumenta na mesma proporção;

    -os serviços públicos são financiados mediante tributação direta.

  • Gab. D

    Segundo o Modelo de Tiebout, é possível induzir os agentes econômicos a revelarem suas preferências e disposições a pagar pela quantidade de bens públicos por meio da descentralização fiscal e livre mobilidade de pessoas entre os governos locais.

    Perceba que as principais ideias inerentes ao trabalho de Tiebout são:

    • a mobilidade das pessoas como mecanismo para revelar suas preferências por bens públicos e tributos.
    • competição “horizontal” entre os governos locais, como forma de conseguir ganhos de eficiência.

    Portanto, a partir do mecanismo de "votação com os pés", cada pessoa escolheria a comunidade que oferecesse a melhor combinação de serviço público e impostos, garantindo assim a eficiência. Dessa forma, a política adotada pelo governo se tornaria eficiente ao fazer com que a localidade que perdeu “consumidores” ajustasse suas políticas para atender eficientemente a sociedade. Isso faz com que, no longo prazo, as políticas tornem-se semelhantes.

    prof. Celso Natale