-
A
.
Nós temos efeito crowding-out total ou completo quando uma expansão fiscal não aumenta o nível de renda (ou seja, quando há ineficácia da política fiscal).
Se pensarmos bem quanto isto acontece, veremos que a política fiscal será ineficaz na situação abaixo, sendo, portanto, uma situação onde o efeito crowding-out é completo:
- Curva LM vertical (caso clássico), onde a demanda é perfeitamente inelástica aos juros.
Fonte: Prof. Heber Carvalho
-
Letra A, galera!
O efeito expulsão (crowding-out) ou efeito deslocamento é máximo quando temos o chamado Caso Clássico.
É aquela situação em que a LM é vertical porque a demanda por moeda se dá exclusivamente em virtude da renda.Neste caso, a expansão fiscal vai elevar tanto a taxa de juros, que o aumento na renda que haveria pelo maior gasto público (ou menor tributação) é inteiramente compensando pela redução do investimento. Ou seja, de um lado, o maior gasto público eleva a renda. Do outro, com maior taxa de juros, o investimento cai. No caso do Caso Clássico, a renda gerada pelo maior gasto público é totalmente perdida pela queda no investimento. Note, portanto, que a renda nada se altera.
Resposta: A
-
Esse cenário é aderente ao caso do "Modelo Clássico"", quando o Crownding-out é máximo. Isso acontece porque, no modelo clássico, a curva LM é vertical, consequentemente, a política fiscal é inócua (não afeta a renda). O motiovo de tal política ser inócua é porque toda a renda ganha via multiplicador Keynisiano é perdida via crowding-out.
Fonte: Macroeconomia - Geraldo Góes e Sérgio Gadelha