⦁ devem incluir ferramentas de inteligência de negócios (Business Intelligence), gestão de conteúdo, data warehouse e informações estratégicas.
Errado. O problema aqui está nas informações estratégicas. Os portais até podem incluir ferramentas de business intelligence, gestão de conteúdo e Datawarehouse. Mas não convém que informações estratégicas estejam no portal devido à sua sensibilidade. É melhor que esse tipo de informação fique em um sistema mais restrito, mais protegido.
⦁ devem integrar internet, intranet, extranet e sistemas legados, permitindo assim o aumento dos níveis de eficiência e de qualidade das relações nas organizações para serem considerados colaborativos.
Errado. O erro está em sistemas legados. Não é normal o portal corporativo se integrar com sistema legado, isto é, sistemas antigos que não se encontram mais em operação.
⦁ são soluções puramente técnicas, pois dependem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para impactar os processos de negócio.
Errado. Os portais não são soluções puramente técnicas. Eles transformam o fluxo de informações e fomentam a colaboração dentro da organização.
⦁ têm, como um de seus principais apelos, a promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
Certo. Essa agilidade no fluxo das informações é um dos principais objetivos dos portais corporativos.
⦁ necessitam, fundamentalmente, de estabelecer métricas para avaliá-los e acompanhar a sua evolução, porém, as únicas métricas realmente úteis são as qualitativas, que avaliam o grau de satisfação do usuário com o portal.
Errado. Métricas quantitativas também ser úteis. Exemplo de uma métrica quantitativa útil: número de acessos ao portal. Quanto mais acessado, maior o engajamento das pessoas no Portal.
Resposta: D