SóProvas



Questões de Portal Web


ID
5404
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual das opções abaixo apresenta uma característica INCORRETA para Portais Web?

Alternativas
Comentários
  • A definição da alternativa C está ao contrário.

    Portal horizontal: assuntos diversos. Ex: Terra e UOL
    Portal vertical: assuntos específicos. Ex: questoesdeconcursos
  • De acordo com a wikipedia (em inglês):

    Horizontal vs. vertical portal (Vortals)

    Two broad categorizations of portals are horizontal portals, which cover many areas, and vertical portals, which are focused on one functional area. Another definition for a horizontal portal is, that it is used as a platform to several companies in the same economic sector or to the same type of manufacturers or distributors. A vertical portal consequently is a specialized entry point to a specific market or industry niche, subject area, or interest, also called vortal.

  • c-

    portais podem ser horizontais ou verticais. Os portais horizontais são mais genéricos e englobam funcionalidades, como business intelligence, colaboração, gestão de conteúdo e e-learning. Já os verticais são mais específicos e mais vinculados aos processos de negócio, associados com aplicações CRM (Customer Relationship Management) ou SCM (Supply Chain Management).


ID
144628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, com relação a sistemas de gestão de
conteúdo.

Portlets são componentes de portais corporativos que oferecem conteúdo, colaboração ou informações transacionais, gerenciados por um portlet container que processa requisições (requests) e gera conteúdo dinâmico. Os portlets podem ser desenvolvidos segundo a JSR (Java specification requests) 168, que tem como objetivo buscar a interoperabilidade entre portais e portlets.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo. 
    Os Portlets são isso mesmo.
  • Para aprender mais sobre Portlets e Portais Corporativos indico o artigo a seguir da revista DevMedia.
    http://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-73-portais-corporativos/14755

ID
144631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, com relação a sistemas de gestão de
conteúdo.

O portal corporativo é considerado uma evolução do uso das intranets, pois incorpora a essa tecnologia novas ferramentas que possibilitam identificação, captura, armazenamento, recuperação e distribuição de grandes quantidades de informação de múltiplas fontes, internas e externas, por exemplo com a utilização de portlets ou por meio de RSS (really simple syndication). É possível, assim, o compartilhamento dessas informações através do portal, de modo a torná-lo uma ferramenta de categorização do conhecimento ou ainda como integração com outras aplicações.

Alternativas
Comentários
  • Para acrescentar: http://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-73-portais-corporativos/14755


ID
150922
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São feitas 4 afirmativas sobre a tecnologia de portais.

I - Um portal em geral utiliza uma instância de banco de dados para armazenar informações específicas do portal, como as personalizações dos usuários, índices para busca, regras de autorização de acesso ao conteúdo e, possivelmente, o próprio conteúdo.

II - Os portais B2B (Business-to-Business) e B2G (Business-to-Government) normalmente apresentam estrutura tecnológica similar, fazendo uso de web services em uma arquitetura A2A (Application-to- Application).

III - Um portal corporativo B2E (Business-to-Employees) pode ser utilizado para prover, além do conteúdo específico de interesse dos funcionários, recursos de integração com ferramentas de data warehouse e BI (Business Intelligence).

IV - Ferramentas mais avançadas de portal fornecem recursos para detecção de padrões de comportamento e áreas de interesse dos usuários, que serão utilizados para fornecer conteúdo personalizado ao mesmo.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Todas as afirmações estão corretas.
  • Todas as informações apresentadas são aplicadas nas tecnologias dos portais. 


ID
155728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação ao desenvolvimento de portais corporativos, julgue
os itens a seguir.

As APIs utilizadas em portlets são passíveis de interação entre um contêiner portlet e o principal objeto de um portlet denominado PLUTO.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro na questão?

  •  Penso que o erro está na afirmação "o principal objeto de um portlet denominado PLUTO". Pluto é a implementação de referência da JSR-286.

  • Pra mim, o erro está em falar que o principal objeto de um portlet é denominado PLUTO.

    O PLUTO é um Portlet Container.

    Fonte: PLUTO
  • Apache Pluto é a implementação de referência dos Portlets, que são um projeto independente para utilizar em portais.

    Para se construir um portlet deve-se implementar uma interface de portlet ou estender a classe GenericPortlet.
  • API é o contrato entre Portlet e um Portal. Plutão é a execução deste contrato. Não creio que seja o principal "objeto" de um Portlet.

  • Tradução livre:

    https://portals.apache.org/pluto/subprojects/portlet-container.html


    O Pluto Portlet recipiente não é projetado para uso por usuários finais. O recipiente é feito para ser incorporado dentro de aplicativos do portal e da Web para fornecer o cumprimento Java Portlet Specification.




ID
190690
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma empresa está analisando que software pode ser utilizado para gestão (dinâmica) de conteúdo Web, direcionado para Intranet e com foco na publicação descentralizada dos colaboradores. É viável utilizar, para esse fim, o

Alternativas
Comentários
  • Conforme as alternativas...

    Podemos ir elimando as letras

    E) Net Benas 
    Software de desenvolvimento em liguagem Java e outros, não sendo uma aplicaçao dinamica para web.

    D) Eclipse
    Softwares de desenvolvimento em linguagem C, C++ e outros, não sendo uma aplicação dinamica para web.

    C) IPTables
    Se raciocianar pelo nome seria tipo tabela de IPs... Sendo sua correta utilizaççao (iptables é o nome da ferramenta do espaço do usuário que permite a criação de regras de firewall)

    A) PostFix
    Pelo raciocinio poderiamos ter um PostFix como algo fixo ou que possa ser postado, levando a conclusao de algo não dinamico... Sendo ele um agente de transferencia de emails MTA

    Restando assim...

    B) Lumis Portal Suite
    Uma plataforma de portal de nome Lumis, ou seja uma aplicação de Web, cuja finalidade é disponibilzar um portal gerencialvel de forma dinamica.


    Portanto a resposta certa a Letra B)
  • Correção:

    a) E. É uma ferramenta de agente de transferência de e-mail, sendo substituto do SendEmail, muito usado em servidores Unix. 

    b) C.

    c) E. Ferramenta que permite criar regras de firewall e NATS.

    d) E. É uma IDE, ou seja, um ambiente integrado de desenvolvimento.

    e) E. Também é uma IDE.

     

  • Essa deu pra ir por eliminação.


ID
456235
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O portal que permite aos usuários organizarem e encontrarem informações corporativas em um conjunto de sistemas que constituem a cadeia produtiva de informações de negócios é do tipo de

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a letra C.

    Os portais corporativos podem ser classificados de acordo com sua principal utilização na empresa.

    Portais de negócios – São equivalentes aos portais comerciais. Esse tipo de portal tem como função tornar disponíveis, aos usuários da empresa, as informações necessárias  para tomada de decisões de negócio da instituição, como relatórios, pesquisas, paginas web, vídeos, etc.

    Portais de conhecimento – São pontos de convergência dos portais de informações, capaz de implementar tudo o que os outros tipos de portais implementam e de fornecer conteúdo personalizado de acordo com o tipo de atividade de cada usuário.

    Portais de suporte à decisão – Estes portais permitem que os usuários organizem e encontrem informações corporativas em um conjunto de sistemas que constituem a cadeia produtiva de informações de negócios. E para isso, o portal usa ferramentas inteligentes e aplicativos para capturar informações em data warehouses ou em sistemas externos à empresa.

    Portais de informações empresariais – Usa metadados e XML para integrar dados não estruturados, mantidos em arquivos, relatórios, e-mails e etc, aos dados estruturados das bases de data warehouses, fornecendo informações institucionais a partir de uma interface individualizada, a intranet.

    Portais de informações e conteúdo - São capazes apenas de organizar grandes acervos de conteúdo a partir de termas e assuntos neles contidos, conectando as pessoas às informações. Como exemplo tem-se os portais de busca e os portais públicos. Nesses portais não há preocupação com a interatividade e o processamento cooperativo.
  • De onde foi tirado esse comentário acima? Qual é a fonte?
  • Eu havia lido uma monografia muito parecida com esta explicação.
    Creio que foi retirada daqui:
    http://observasaude.fundap.sp.gov.br/observatorio/portalObservasaude/Acervo/Documentos%20relacionados/Portais%20Corporativos_Aline%20M%20Toledo.pdf

    pag. 16 e 17.

    Abs.
  • Aqui também tem o mesmo conceito:
    http://www.uva.br/sites/all/themes/uva/files/pdf/monografia-portal-corporativo.pdf
  • Tipos de portais 

    Quanto a abrangência (portal horizontal e vertical)Quanto ao contexto (portal público e portal corporativo)Ênfase a suporte a decisão (portal de informações ou conteúdo;  portal de negócios; portal de suporte a decisão)Ênfase em processamento cooperativo (portal de especialistas; portal de processamento cooperativo)

ID
456238
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O portal deve ser capaz de direcionar automaticamente relatórios e documentos a usuários selecionados. Trata-se da descrição de um dos requisitos principais esperada de um portal corporativo denominado

Alternativas
Comentários
  • A PERSONALIZAÇÃO é a melhor adaptação das ferramentas às necessidades dos usuários em acessar rapidamente a informação mais relevante para a execução das atividades profissionais do seu dia-a-dia.

    Ela deve acontecer de forma transparente, adaptando e adequando o conteúdo e/ou a experiência individual com base em informações implícitas e explícitas

    Os sites mais avançados combinam abordagens de personalização de dois tipos:
    1 - A abordagem “pull” é dependente de escolhas feitas pelos usuários, eles próprios comandam a personalização.

    2 - As abordagens “push”(roteamento inteligente) são mais simples e consistem em personalizar o site de acordo com os perfis dos funcionários.

    As mais sofisticadas abordagens de personalização "push" são dinâmicas, realizadas em tempo real.

  • --> 15 regras de Eckerson

    Resumem os principais requisitos esperados de um portal corporativo:

    Requisitos Descrição
    Fácil para usuários eventuais Usuários devem conseguir localizar e acessar facilmente a informação correta, com o mínimo de treinamento, não importando o local de armazenamento dessa informação. Encontrar informações de negócios no portal deve ser tão simples quanto usar um navegador web.
    Classificação e pesquisa intuitiva O portal deve ser capaz de indexar e organizar as informações da empresa. Sua máquina de busca deve refinar e filtrar as informações, suportar palavras-chave e operadores booleanos, e apresentar o resultado da pesquisa em categorias de fácil compreensão.
    Compartilhamento cooperativo O portal deve permitir ao usuário publicar, compartilhar e receber informações de outros usuários. O portal deve prover um meio de interação entre pessoas e grupos na organização. Na publicação, o usuário deve poder especificar quais usuários e grupos terão acesso a seus documentos/objetos.
    Conectividade universal aos recursos informacionais O portal deve prover amplo acesso a todo e qualquer recurso informacional, suportando conexão com sistemas heterogêneo, tais como correio eletrônico, banco de dados, sistemas de gestão de documentos, servidores web, groupwares, sistemas de áudio, vídeo, etc. Para isso, deve ser capaz de gerenciar vários formatos de dados estruturados e não estruturados.

    continua...
  • continuação...

    Acesso dinâmico aos recursos informacionais Por meio de sistemas inteligentes, o portal deve permitir o acesso dinâmico às informações nele armazenadas, fazendo com que os usuários sempre recebam informações atualizadas.
    Roteamento inteligente O portal deve ser capaz de direcionar automaticamente relatórios e documentos a usuários selecionados.
    Ferramenta de inteligência de negócios integrada Para atender às necessidades de informações dos usuários, o portal deve integrar os aspectos de pesquisa, relatório e análise dos sistemas de ente de negócios.
    Arquitetura baseada em servidor Para suportar um grande número de usuários e grandes volumes de informações, serviços e sessões concorrentes, o portal deve basear-se em uma arquitetura cliente-servidor.
    Serviços distribuídos Para um melhor balanceamento da carga de processamento, o portal deve distribuir os serviços por vários computadores ou servidores.
    Definição flexível das permissões de acesso O administrador do portal deve ser capaz de definir permissões de acesso para usuários e grupos da empresa, por meio dos perfis de usuário.
    Interfaces externas O portal deve ser capaz de se comunicar com outros aplicativos e sistemas.
    Interfaces programáveis O portal deve ser capaz de ser “chamado” por outros aplicativos, tornando pública sua interface programável (API – Aplication-Programming Interface).
    Segurança Para salvaguardar as informações corporativas e prevenir acessos não autorizados, o portal deve suportar  serviços  de  segurança,  como criptografia, autenticação, firewalls, etc. Deve também possibilitar auditoria dos acessos a informações, das alterações de configuração, etc.
    Fácil administração O portal deve prover um meio de gerenciar todas as informações corporativas e monitorar o funcionamento do portal de forma centralizada e dinâmica. Deve ser de fácil instalação, configuração e manutenção, e aproveitar, na medida do possível, a base instalada de hardware e software adquirida/contratada anteriormente pela organização.
    Customização e personalização O administrador do portal deve ser capaz de customizá-lo de acordo com as políticas e expectativas da organização, assim como os próprios usuários devem  ser capazes de personalizar sua interface para facilitar e agilizar o acesso às informações consideradas relevantes.
     
    Resposta correta: LETRA E

ID
463468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação a portlets, que
são componentes web utilizados em portais.

A funcionalidade de um portlet pode ser dividida em três partes principais: contêiner do portlet (portlet container); agregador de conteúdo (content agregator); e serviços comuns (common services).

Alternativas
Comentários
  • Achei que era funcionalidade do portal e não do portlet:

    Portal functionality can be divided into three main parts:

    1. Portlet container: A portlet container is very similar to a servlet container, in that every portlet is deployed inside a portlet container that controls the life cycle of the portlet and provides it with necessary resources and information about its environment. A portlet container is responsible for initializing and destroying portlets and also for passing user requests to it and collecting responses.
    2. Content aggregator: As defined in the Portlet Specification, one of the main jobs of a portal is to aggregate content generated by various portlet applications. We will talk more about this in the "How a Portal Page is Created" section.
    3. Common services: One of the main strengths of a portal server is the set of common services that it provides. Services are not part of the portlet specification, but commercial portal implementations provide a rich set of common services to distinguish themselves from their competitors.

    fontes :
    http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2005/09/14/what-is-a-portlet.html?page=2
    http://www.patternizando.com.br/2011/03/introducao-a-tecnologia-portlet/
  • Complementando:

    PRINCIPIO DA INDISPONIBILIDADE: O MP não poderá desistir da ação penal após oferecida a denuncia.


ID
957946
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os portais corporativos oferecem acesso on-line às informações e aplicações das empresas por meio das tecnologias de Internet, com objetivo de apoiar diretamente o negócio e ajudar essas empresas a serem mais competitivas. Esses portais

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais apelos dos portais corporativos está na promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa. A dose é uma decisão política e estratégica. Do ponto de vista técnico, o just in time se realiza pelo mapeamento das pessoas, dos conteúdos e dos processos.

    Fonte: Artigo de Gestão Estratégica

  • Porque não poderia ser a A ?

     

  • d-

    Investimento em TI não tem relação direta com desempenho empresarial sem GC estabelecido. Input de informação não traduz necessariamente em output de conhecimento; mais importante que a informação just-in-case é informação just-in-time

  • A letra B está completamente errada ? Por que ?

  • ⦁ devem incluir ferramentas de inteligência de negócios (Business Intelligence), gestão de conteúdo, data warehouse e informações estratégicas.

    Errado. O problema aqui está nas informações estratégicas. Os portais até podem incluir ferramentas de business intelligence, gestão de conteúdo e Datawarehouse. Mas não convém que informações estratégicas estejam no portal devido à sua sensibilidade. É melhor que esse tipo de informação fique em um sistema mais restrito, mais protegido.

    ⦁ devem integrar internet, intranet, extranet e sistemas legados, permitindo assim o aumento dos níveis de eficiência e de qualidade das relações nas organizações para serem considerados colaborativos.

    Errado. O erro está em sistemas legados. Não é normal o portal corporativo se integrar com sistema legado, isto é, sistemas antigos que não se encontram mais em operação.

    ⦁ são soluções puramente técnicas, pois dependem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para impactar os processos de negócio. 

    Errado. Os portais não são soluções puramente técnicas. Eles transformam o fluxo de informações e fomentam a colaboração dentro da organização.

    ⦁ têm, como um de seus principais apelos, a promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

    Certo. Essa agilidade no fluxo das informações é um dos principais objetivos dos portais corporativos.

    ⦁ necessitam, fundamentalmente, de estabelecer métricas para avaliá-los e acompanhar a sua evolução, porém, as únicas métricas realmente úteis são as qualitativas, que avaliam o grau de satisfação do usuário com o portal.

    Errado. Métricas quantitativas também ser úteis. Exemplo de uma métrica quantitativa útil: número de acessos ao portal. Quanto mais acessado, maior o engajamento das pessoas no Portal.

    Resposta: D


ID
1379584
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O docente ao ministrar suas aulas sobre portais menciona sobre componentes visuais independentes, baseados na plataforma Java, que podem ser utilizados para disponibilizar informações dentro de uma página Web e com grande popularidade junto às equipes de desenvolvimento de portais para Web. Ele está se referindo, tecnicamente, aos:

Alternativas
Comentários
  • Portlets are web components--like servlets--specifically designed to be aggregated in the context of a composite page. Usually, many portlets are invoked to in the single request of a portal page.

     

    http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2005/09/14/what-is-a-portlet.html