SóProvas


ID
958828
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere o texto a seguir. 


Em 1928, Alexander Fleming desenvolvia pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta deu-se em condições peculiares, graças a uma sequência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. No mês de agosto daquele ano, Fleming tirou férias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, em lugar de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria natural.
Quando retornou ao trabalho, em setembro, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo. Colocou-as então, em uma bandeja para limpeza e esterilização com lisol. Neste exato momento, entrou no laboratório um colega, que lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes sobre as culturas que estava realizando, quando notou que havia, em uma das placas, um halo transparente em torno do mofo contaminante. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior.
O fungo foi identificado como pertencente ao gênero Penicilium, de onde deriva o nome de penicilina dado à substância por ele produzida. Fleming passou a empregá-la em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação. 

 (REZENDE, J. M. À sombra do plátano. Ed. Unifesp, 2009)

De acordo com o texto, a evidência que levou Fleming a descobrir a penicilina foi o fato de:

Alternativas
Comentários
  • Esta mais para questão de Língua Portuguesa do que Raciocínio Lógico.

  • Também achei estranho essa questão ser classificado como Raciocínio Lógico. Está mais para interpretação de texto.

  • Letra C. Interpretação de texto tb precisa de raciocínio lógico. 

    Bons estudos a todos!!!

  • essa parte da lógica se assemelha bastante com compreensão textual - e, principalmente, com interpretação textual - pq esses dois são baseados em premissas e conclusão, geralmente.

    Para quem marcou a alternativa A, perceba q ela não é a correta pq a reação de Fleming ao ver q algumas placas estavam com morfo foi limpá-las. Logo, pode-se concluir q até então ele não tinha visto nada fora do comum, pois a reação q ele teve foi natural, digamos assim. Se as placas estavam sujas, ele simplesmente tratou de limpá-las.

    No entanto, o q fez ele ter uma reação diferente, o q fez com q ele percebesse q algo estava fora do normal, foi halo transparente em torno do mofo , é tanto q o texto nos dá até uma pista de q isso não era algo q se esperava q acontecesse - tanto q esse assunto foi discutido entre ele e seu colega, certamente, para tentar entender o pq desse halo ter aparecido ali

    Essa "inferência", esse salto de informação entre a premissa e a conclusão - já q não se sabe com certeza o q foi discutido, mas q podemos supor q foi algo relacionado ao mistério do halo q apareceu. Isso tem uma nomenclatura: hipóteses subjacentes.

    Nas palavras do professor Arthur lima, as hipóteses subjacentes ocorrem quando há um “salto” entre premissas e conclusão. Para a obtenção daquela conclusão faz-se necessário considerar verdadeiras outras premissas que não foram ditas

    Gabarito: C

    Espero ter ajudado