-
Robin (2002) também explica que a culturaorganizacional é um termo descritivo; trata da maneira como os funcionáriospercebem as características da empresa e não está relacionado ao fato degostarem ou não da mesma . O gostar da empresa estaria relacionado ao conceitode satisfação no trabalho. Robin (2002, p.499) descreve que as pesquisasindicam sete características básicas, as quais mostram a essência da cultura deuma organização, como sendo:
1- inovação e assunção de riscos - o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores .
2- atenção aos detalhes - o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
3- orientação para resultados - o grau em que os dirigentes focam os resultados mais que as técnicas e processos para o alcance deles.
4- orientação para as pessoas - o grau em que as decisões dos dirigentes levam o feito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
5- orientação para equipe - o grau em que as atividades de trabalhosão organizadas mais em termos de equipes do que indivíduos.
6- agressividade - o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas.
7- estabilidade - o grau em que as atividades de organizacionais enfatizama manutenção do status quo em contraste ao crescimento.
-
Gab.: E
a) a palavra-chave é estimulo à inovação;
b) foco maior nos resultados do que nas técnicas e processos;
c) enfase na manutenção do status quo em detrimento ao crescimento;
d) enfase nas equipes durante a organização do trabalho;
e) gab.
-
Para quem tem a 14ª Edição de ROBBINS, essas características estão descritas na p. 501.
gab. E
=============================================================================================
a) Inovação - é o grau em que se espera que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.
"demonstrem precisão e análise detalhada" trata-se de Atenção aos Detalhes
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Orientação para Resultados - é o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para o seu alcance.
"grau em que as pessoas são competitivas" trata-se da característica de Agressividade
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Estabilidade - é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Foco na Equipe - é o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos."grau em que os dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização" trata-se da característica Foco nas Pessoas
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) [CERTO]
-
Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.
Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.
Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
-
Atualmente, a literatura indica que sete características primárias conseguem capturar a essência da cultura organizacional:
1. Inovação e assunção de riscos: O grau até o qual os empregados são estimulados a inovar e assumir riscos.
2. Atenção aos detalhes: O grau até o qual se espera que os empregados sejam atenciosos, precisos e analíticos nos detalhes.
3. Orientação para resultados: O grau até o qual a gestão foca em resultados em vez de processos ou técnicas.
4. Orientação para pessoas: O grau até o qual as decisões da gestão levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
5. Orientação à equipe: O grau até o qual as atividades de trabalho são organizadas em equipes em vez de trabalhos individuais.
6. Agressividade: O grau até o qual as pessoas são agressivas e competitivas em vez de relaxadas e descontraídas
7. Estabilidade: O grau até o qual as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do satus quo em contraste com o crescimento.
Alternativa A. Errado. Descreve a variável “Atenção aos detalhes”.
Alternativa B. Errado. Descreve a variável “Agressividade”.
Alternativa C. Errado. Descreve a variável “Agressividade”.
Alternativa D. Errado. Descreve a variável “Orientação para pessoas”.
Alternativa E. Certo. Descreve corretamente a variável “Atenção aos detalhes”.
Gabarito: E
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),
Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:
1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.
2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.
6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas.
7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.