SóProvas


ID
959236
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na cromatografia quiral, o modelo de “interação de três pontos" entre enantiômeros e o seletor quiral parte do princípio que são necessárias três interações simultâneas entre um dos enantiômeros e o seletor quiral, sendo que pelo menos uma delas deve ser dependente da estereoquímica do analito. Os principais tipos de interações, responsáveis pela discriminação entre os enantiômeros de um analito e o seletor quiral, podem exibir diferentes intensidades.
Fonte: Lourenço et al. “Fases estacionárias quirais para cromatografia líquida de alta eficiência",
Quím. Nova, Vol. 33. Adaptado

Dessa forma, é correto afirmar que são consideradas interações muito fortes a interação:

Alternativas
Comentários
  • https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0ahUKEwiV89L07rHKAhXFFZAKHay0AXUQFgg4MAI&url=http%3A%2F%2Fwww.ebah.com.br%2Fcontent%2FABAAAeiu4AE%2Fcromatografia-quiral-revisao&usg=AFQjCNFxyifPXvmhKWEoP5BkecX2vuynGQ&sig2=8_Tw6IFsXp2Ld-bSepeDjg&bvm=bv.112064104,d.Y2I

  • Os principais tipos de interações, responsáveis pela discriminação entre os enantiômeros de um analito e o seletor quiral, no sentido decrescente de intensidade, são:2 interação coulômbica, ligação de hidrogênio e interação estérica (muito fortes), interação p-p e íondipolo (fortes), interação dipolo-dipolo (intermediária), interação dipolo-dipolo induzido (fraca) e dispersão de London (muito fraca). As interações coulômbicas e do tipo p-p podem ser atrativas ou repulsivas, a estérica é repulsiva e as demais são todas atrativas.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeiu4AE/cromatografia-quiral-revisao

     

  • Se você soubesse que as ligações de hidrogênio são extremamentes fortes e as forças de lodon são ligações muito fracas você matava a questão

    Eliminamos todas as alternativas que não tem ligação de hidrogênio B, C e D

    Ficamos entre A e E, porém elimino letra E pq as forças de lodon ela é muito fraco logo no serve

  • As forças coulômbica (ocorrida na presença de espécies iônicas) e a ligação de hidrogênio estão entre as mais fortes. Além disso, podemos classificar a interação estérica (tipo de interação espacial muito específico entre o analito e o sítio ativo) como ligação forte. Os demais tipos de força apresentados são de força intermediária ou fraca.

    Diego Souza

    Estratégia Concursos