Alternativas
Define-se tensão de toque como sendo a diferença de potencial que aparece entre dois pontos do chão ao serem tocados pelos pés de um indivíduo, com afastamento de 1 metro, devido à circulação de corrente ao solo em uma energização acidental desse solo.
Em um edifício construído com anéis de aterramento no contrapiso de cada andar com a finalidade de aterrar equipamentos eletrônicos, o sistema de aterramento pode compartilhar, por simplicidade no projeto, o mesmo cabo de descida de tomada de terra com o do para-raios para a proteção contra descargas atmosféricas.
O modelo que representa o solo quanto à sua resistividade elétrica é formado por camadas horizontais, cada uma com resistividades elétricas constantes, sendo que as camadas possuem espessuras variáveis.
A medição da resistência de aterramento pode ser feita sem considerar a distância e o patamar de tensão, pois não há interferência da resistência de aterramento da malha a ser medida com as dos eletrodos de corrente e potencial.
Devido à estratificação do solo em camadas com resistividades diferentes, o método de Wenner para medição de resistividade elétrica do solo não poderá ser aplicado para solos heterogêneos.