Constantan (do alemão Konstantan) é uma liga metálica utilizada na produção de fios para a fabricação de resistores elétricos (ou, comumente, "resistências elétricas"), bem como em termopares para instrumentação, devido à sua propriedade característica de exibir a resistividade elétrica (e, portanto, a resistência elétrica) praticamente constante em um amplo intervalo de temperatura. A composição do Constantan é variável: de 53~57 % de Cobre, 43~45 % de Níquel, 0,5~1,2 % de Manganês e menos de 0,5 % de Ferro (uma forma comercial ordinária pode apresentar 55% em Cobre, 44% em Níquel, 1% em Manganês e resíduos de Ferro). Sua principal e desejada característica é exibir uma resistividade elétrica sensivelmente constante (0,49~0,51Ω.mm2/m, média aritmética 0,50Ω.mm2/m) em um amplo intervalo de temperatura (20~600 °C). Efetivamente, Constantan apresenta curva característica resistividade elétrica versus temperatura de operação tão proximamente linear que pode ser assumida como linear. Essa propriedade, pois, justifica sua utilização com sucesso em aplicações técnicas eletrotérmicas, termoelétricas e outras até o limiar de 500 °C.
Nicromo é o nome dado a diversas ligas baseadas em Ni (Níquel) e Cr (Cromo) utilizadas na produção de fios para fabricação de resistores elétricos. São ligas de alta resistividade, próxima a 1,0Ω.mm2/m, e podem trabalhar em temperaturas elevadas, na faixa de 1000 °C-1150 °C. Têm também boa resistência mecânica e boa estabilidade com a temperatura. Podem conter 15%-25%Cr, 19-80%Ni, sendo o restante normalmente composto por Fe (Ferro). Por suas excelentes características e seu baixo custo, as ligas Nicromo são as mais usadas como resistências de aquecimento em eletrodomésticos, tais como chuveiros elétricos, torradeiras, ferros de passar, etc.
Niquelina é uma liga de 67% Cu (Cobre), 30-31% Ni (Níquel) e 25-3% Mn (Manganês), utilizada na fabricação de fios para resistências elétricas.
c) Nâo existe liga chamada isabelina.