SóProvas


ID
960454
Banca
CONSULPLAN
Órgão
PM-TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Alternativas
Comentários
  • Artigo XIV. 1 - Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2 - Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Nenhum Estado civilizado pode negar asilo quando requerido com base em razões fundadas.  E a própria fundamentaçao é relativa.  Num Estado, que caia num regime ditatorial, é fundado que peça asilo todo aquele que, em princípio, possa ser vítima de perseguição. 

    Se o Estado, que se vê diante de um pedido de asilo, quiser prova da perseguição, em muitos casos exigir essa prova seria o mesmo que pedir o cadáver do perseguido.

    O artigo refere-se a dois casos que excluem o direito de asilo:

    1) perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum;

    2) atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Fonte: http://www.amb.com.br/?secao=artigo_detalhe&art_id=1635

     

  • o Direito ao Asilo político


     " Não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crime comum ou por atos contrários aos objetivos da ONU"

  • Resposta: letra D.

    Artigo 14

    §1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    §2.Este direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.


  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos contém um rol de direitos de primeira e segunda dimensão e que são reconhecidos a todos os seres humanos, devendo ser protegidos e respeitados pelos Estados. 
    Considerando as alternativas, temos que as alternativas A, B e C reproduzem, respectivamente, o disposto nos arts. 24, 15 e 1º da Declaração e, portanto, estão corretas.
    A única alternativa que está em desacordo com o disposto na DUDH é a letra D, pois, nos termos do art. 14, "toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e gozar asilo em outros países. Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas" - observe que a alternativa D afirma que o direito de asilo poderia ser invocado mesmo nestas situações, o que é incorreto.

    Resposta da questão: letra D. 

  • Gab: D

     

    Da mesma forma a CF/88 afirma que:

    Art. 5º LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

     

    SEJA FORTE !!!

  • Lógicamente GABARITO B

    Para acertar questões de Humanas, basta ser humano e lóigicokkkkkkk

  • Iago, então está lhe faltando umas das opções rs. Gabarito D

  • Sendo perseguição legitimamente motivada Não há o que se falar em de gozar asilo .

    Sucesso!

  • NÂO PODERÀ ser invocado # PMTO2021

  • letra D

  • DUDH

    Artigo 1

    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

    Artigo 14

    I) Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    II) Este direito não pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Artigo 15

    I) Todo ser humano tem direito a uma nacionalidade.

    II) Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

    Artigo 24

    Todo o homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.