SóProvas


ID
960562
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É usado para licitação e consiste em um diagnóstico situacional da unidade, em relação à quantidade e às especifcidades. Facilita o levantamento dos materiais necessários, ao adequado atendimento da clientela, que serão adquiridos, dentro de um determinado período. A que função da gerência de materiais este conceito está relacionado?

Alternativas
Comentários
  • Previsão
    É usado para licitação, consiste em um diagnóstico situacional da unidade em relação a quantidade e as especificidades facilitando assim o levantamento dos materiais necessários para a adequado atendimento da clientela que será adquirido em um dentro de um determinado período. Este diagnóstico terá como base a especificidade da unidade (ex bisturi para o centro cirúrgico), as características da clientela(unidade com paciente idosos compra-se mais colchões casca-de-ovo), a frequência do uso dos materiais (faz-se uma observação de consumo em pelo menos três meses), o número de leitos da unidade; o local de guarda: o espaço físico também determina a quantidade de material a ser solicitado em determinado período; a durabilidade do material: muitas vezes compra-se um material de qualidade inferior e o estoque acaba antes do tempo; e a periodicidade da reposição do material: diária, semanal, quinzenal, mensal, pode-se fazer um mapa com a quantidade de uso em algum desses períodos, acrescentar 30% nos materiais que tenham variação de consumo e 30% no total da cota para margem de segurança.
    Provisão
    Consiste no envio do pedido de material para o almoxarifado, objetivando a reposição dos artigos a serem usados na unidade.
    Assim os sistemas de reposição podem ser realizados de quatro formas

    Organização
    Os materiais devem ser dispostos na unidade de modo centralizado, em locais de fácil acesso, para facilitar o uso e o controle. A planta física deve ser estudada de modo que não haja cruzamento entre material limpo e sujo. Deve-se atentar o local de armazenamento evitando umidade, poeira, ferrugem, corrosões, roubos, o armazenamento adequado dos produtos inflamáveis.
    Controle
    Envolve desde a quantidade, qualidade, conservação, reparos, além de roubos e extravios. Encontra-se muitas dificuldades na realização de um controle adequado devido a grande variedade de produtos e alguns são comprados em grandes quantidades.
    Manutenção dos materiais
    Pode ser feita de forma preventiva ou reparadora, a forma primeira deve merecer atenção especial, pois acaba por aumentar a vida útil dos artigos. Os reparos podem ser feitos por membros da equipe de saúde ou pelo serviço de manutenção dependendo da complexidade do reparo. É importante o conhecimento do manuseio correto para evitar problemas.
  • Item correto, letra B

    Quanto à Gerência de Recursos Materiais, deve-se aplicar os fundamentos básicos de:previsão, provisão, organização e controle:

     1. Previsão – é definida como um levantamento das necessidade da unidade de saúde, identificando a quantidade e a especificidade deles para suprir essas unidades;

     2. Provisão – consiste na reposição dos materiais necessários para a realização das atividades da unidade, mediante o encaminhamento do impresso de solicitação aos serviços que fornecem materiais;

     3. Organização – consiste na maneira como o enfermeiro irá dispor os materiais na unidade; e

     4. Controle – envolve desde a quantidade (consumo), a qualidade, a conservação e reparos, até a proteção contra roubos e extravios dentro da organização. A realização de um controle adequado fornece dados para a previsão, propicia informações sobre a qualidade do material, diminui o extravio, aumenta a eficiência dos equipamentos – e assim garante uma utilização apropriada dos recursos materiais, a continuidade da assistência ao paciente e a diminuição dos custos relacionados aos materiais.

    Um macetinho para guardar bem: 
    Precisamos fazer uma boa previsão para não faltar provisão. 

    Pre- visão : indica ver antes do acontecimento de algo. É um verbo, uma ação. 
    Calcular o quanto irá se gastar , se usar. 

    Provisão. É um substantivo. 
    Algo que se irá gastar, usar.

  • A provisão é o provimento, abastecimento.

  • Os enfermeiros ao prestar a assistência à saúde utilizam recursos materiais, cabendo historicamente a eles a responsabilidade pela previsão, provisão, organização e controle desses materiais em suas unidades de trabalho.

    Provisão - A provisão diz respeito a reposição de materiais na unidade de enfermagem.

    Previsão - Prever é conhecer com antecipação; antever. Para isso é importante definir por meio de um levantamento as necessidades de recursos materiais da unidade, identificando as quantidades e especificidades dos mesmos. Neste levantamento deve-se considerar: especificidade da unidade; características da clientela; frequência no uso dos materiais, local de guarda, durabilidade do material e periodicidade da reposição do material.

    Controle - O controle é uma função ampla, não se limitando apenas a quantidade, mas diz respeito também a qualidade dos materiais.

    Manutenção - consiste em manter os materiais e equipamentos em perfeitas condições de funcionamento nos momentos em que são necessários.

    Organização – após a compra os materiais devem ser armazenados ou estocados de forma racional e técnica, cada produto em seus depósitos.

    Logo, a previsão é usada para licitação e consiste em um diagnóstico situacional da unidade, em relação à quantidade e às especificidades.


    Resposta B


    Bibliografia


    Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.

  • - Previsão: levantamento das necessidades; - Provisão: garante a reposição/abastecimento dos materiais necessários; - Organização: Propicia à disposição dos materiais na unidade; - Controle: fornece informações sobre a qualidade e durabilidade