SóProvas


ID
961276
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No âmbito dos princípios constitucionais aplicáveis ao Estado brasileiro, atua o da federação. Nesse âmbito, a União Federal exerce, em nome do Estado, a:

Alternativas
Comentários
  • Sei que esse macete é velhinho, mas vale a pena:


    FUNDAMENTOS DA CF/88


    Este remédio é muito bom para prevenir o esquecimento. Tome SOCIDIVA-PLUS!!!
    SO = SOberania
    CI = CIdadania
    DI = DIgnidade da Pessoa Humana
    VA = VAlores Sociais do Trabalho e da Livre Iniciativa


    PLUS = PLUralismo Político


    Além do que, o enunciado pede: União Federal exerce, em nome do Estado: Será soberania (art. 1, inc. I), pois este artigo falar que:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;



  •    A União é soberana quando representa a República Federativa do Brasil nas relações internacionais, trata-se de atribuição exclusiva da União frente a outros Estados soberanos.

       A União é entidade federativa autônoma em relação ao Estados membros e Municípios, é pessoa jurídica de direito público interno com competências administrativas e legislativas de acordo com a CF.

       Questão ambígua porque fala no seu início dos princípios aplicáveis ao Estado Brasileiro, aí será autônoma. Já no final ela fala que a União exerce em nome do Estado, aí será soberania

  • Sempre soube que a União não é soberana, por se tratar de um "órgão" com representatividade interna. Já a República Federativa do Brasil possui soberania com representatividade externa.


    Mas..... Se alguém puder explicar melhor, grato.

  • A União é Soberana. As partes dessa União são Autônomas.

    Se a questão não citou RFB, não invento!


  • Na verdade as bancas são como o STF, ou seja, jurisprudência nos âmbito dos concursos.

  • "No âmbito dos princípios constitucionais aplicáveis ao Estado brasileiro, atua o da federação. Nesse âmbito, a União Federal exerce, em nome do Estado (leia-se Estado brasileiro), a:

    a) soberania

    (...)"

    Como a União é o ente responsável pela representação do Estado brasileiro, nessa condição, exerce a soberania a ele inerente.

  • Faz sentido sua análise, José Neto. Mas quando a União é autônoma, ela exerce sua autonomia em nome de quem?

  • Aff! As bancas sentem prazer ao ver vc errar! Aposto como elas, ao fazerem uma questão dessas, preparam logo os champanhes para brindarem os tantos que trocaram por autonomia! 

  • LETRA A

     

    À União cabe as prerrogativas de soberania do Estado brasileiro, quando representa a República Federativa do Brasil nas relações internacionais.  (Q90629)

  • Gabarito: A

     

    Federalismo é uma Aliança de Estados para a formação de um Estado Único, em que as unidades federadas preservam autonomia política, enquanto a soberania é transferida para o Estado Federal, no caso a União.