Comentário objetivo:
c) se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.
A conta "contas à pagar" tem natureza credora (PASSIVO). Se nessa conta estivrem inclusos saldo de contas devedoras deve-se efetuar a reclassificação dessa conta para uma conta de igual natureza (devedora), no caso, a conta "adiantamento de fornecedores" (ATIVO). Isso é feito da seguinte maneira:
D - CONTAS À PAGAR
C - ADIANTAMENTO DE FORNECEDORES
A conta "Contas a pagar" deve sempre ter saldo credor, já que as contas do passivo aumentam pelo crédito. No caso em questão, o auditor encontrou "Contas a pagar" com saldo devedor, pois houve adiantamentos de pagamentos a fornecedores que foram contabilizados de forma errada. A contabilização certa seria:
-Supondo que, por exemplo, a conta fornecedores (Passivo circulante) tivesse saldo inicial de 20 credor:
D - Adiantamentos a fornecedores (Ativo circulante) 100
C - Disponibilidades (ativo circulante) 100
Ou seja, no lançamento correto, a conta fornececores nao seria afetada, permanecendo com saldo credor de 20. MAS, a contabilização foi realizada incorretamente, assim:
D - Fornecedores (passivo circulante)(indevidamente) 100
C - Disponível(ativo circulante, corretamente) 100
Como o saldo de fornecedores era 20 credor, ficou agora com 80 devedor (o que nao poderia ocorrer).
Quando o auditor detectou o erro, o procedimento de reclassificação seria simplesmente fazer o lancamento inverso, conforme indica a proposição "c":
C - Fornecedores (para estornar o valor indevido)100
D - Adiantamento a fornecedores (ativo circulante)100
Percebam que agora a conta fornecedores volta a ter o saldo de 20 credor.
Correta a assertiva.