SóProvas


ID
963454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito do controle de constitucionalidade das leis municipais, julgue os próximos itens.

É possível aplicar o efeito ex nunc à declaração de inconstitucionalidade de lei municipal em processo de controle difuso.

Alternativas
Comentários
  • SEGUNDO A CESPE:

    O STF tem adotado como padrão de decisão o posicionamento de que o efeito ex nunc não se aplica em caso de declaração de inconstitucionalidade de lei municipal em processo de controle difuso. No entanto, houve situação em que o STF adotou, invocando a excepcionalidade e a necessidade de conferir primazia à segurança jurídica, a postura de conferir o referido efeito ex nunc à declaração de inconstitucionalidade em processo de controle difuso. Como a assertiva se inicia com a expressão “é possível” e o STF entendeu, conforme demonstrado, que excepcionalmente é possível, o gabarito foi alterado para C.


    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2006/CEAJUR2006/arquivos/CEAJUR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF
  • GABARITO: CERTO

  • O STF já se deparou com essa situação no emblemático caso de Mira Estrela (SP). Trata-se do caso em que se questionava a constitucionalidade de lei municipal que ampliara o numero de vereadores da câmara local em desacordo com os limites impostos pela CF.

    Uma parcela da ementa do julgado expressa o seguinte entendimento (RE 197917/SP):

    "6. Fronteiras da autonomia municipal impostas pela própria Carta da República, que admite a proporcionalidade da representação política em face do número de habitantes. Orientação que se confirma e se reitera segundo o modelo de composição da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas (CF, artigos 27 e 45, § 1º).

    7. Inconstitucionalidade, incidenter tantun, da lei local que fixou em 11 (onze) o número de Vereadores, dado que sua população de pouco mais de 2600 habitantes somente comporta 09 representantes.

    8. Efeitos. Princípio da segurança jurídica. Situação excepcional em que a declaração de nulidade, com seus normais efeitos ex tunc, resultaria grave ameaça a todo o sistema legislativo vigente. Prevalência do interesse público para assegurar, em caráter de exceção, efeitos pro futuro à declaração incidental de inconstitucionalidade. Recurso extraordinário conhecido e em parte provido."