SóProvas


ID
963496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os próximos itens, considerando a legislação e a doutrina acerca da improbidade administrativa.

A notificação do agente público que responde ação de improbidade administrativa compete ao autor da ação e não, ao magistrado responsável pelo trâmite do processo

Alternativas
Comentários
  •  Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

            § 7o  Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 2001)


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8429.htm

     Gab: Errado

  • Na própria Lei de improbidade diz que qualquer do povo pode representar ação. 

    Obs.: Para prositura de ação que e diferente da representação, só 02 (duas) pessoas podem propor essa ação. São elas:

    - MP;
    - Pessoa Jurídica intereçada.


    Essa ação tem natureza Administrativa e Cívil. 


    Vamos lá meu povo...
  •  Questão ERRADA.
    “A notificação do agente público que responde ação de improbidade administrativa compete ao autor da ação e não, ao magistrado responsável pelo trâmite do processo” FALSO
     
    OBS: O examinador inverteu as coisas!! De acordo com o art. 17, § 7ª da Lei 8429/92
    => CABE AO JUIZ:
     *mandar autuá-la (petição)
     *ordenar a notificação do requerido
     
    Verbis:
    "Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.
    § 7o  Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias."


    BONS ESTUDOS!!!
  • Sangue nos olhos:
    Pessoa Jurídica intereSSada.
  • Interessada com Ç. Tá sabendo legal hein.
  • negação na cespe. ERRADO


  • A notificação do agente público que responde ação de improbidade administrativa compete ao magistrado responsável pelo trâmite do processo e não,  ao autor da ação. (CORRETO)

    Art.17, §7º - Estando a inicial em devida forma, o juiz (MAGISTRADO RESPONSÁVEL PELO TRÂMITE DO PROCESSO) mandará autuá-la (A AÇÃO QUE FOI PROPOSTA PELO MP OU PELA PJ INTERESSADA) E ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.Recebida a manifestação, o juiz , no prazo de trinta dias, em decisão fundamentada, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita. 


    Obs.: negação na cespe "nem sempre" é errado!



    GABARITO ERRADO
  • cespe e seus erros de português. será que na UNB não tem nenhum revisor precisando de estágio?

  • Gab Errada

     

    Art 17°- §7°- Estando a incial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestações por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de 15 dias. 

  • § 7  Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

     

    § 7º Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.