SóProvas


ID
963550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Mundo do Aço Siderurgia S.A., sociedade anônima de capital aberto, foi constituída para atuar no ramo da indústria siderúrgica, emitindo valores mobiliários no mercado nacional.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

O capital social de Mundo do Aço Siderurgia S.A. pode ser formado por bens que serão transferidos à sociedade a título de comodato.

Alternativas
Comentários
  • não entendi a questão, comodato não gera transferência de propriedade, sendo mero empréstimo de coisas fungíveis, como estabelece o art. 579 do Código Civil, de forma que não vejo como pode ocorrer a formação de capital social de uma sociedade empresária com empréstimos de bens, até porque estes não pertencerão à sociedade e sim ao comodante. OU SEJA, SE TODOS OS SÓCIOS "INTEGRALIZAREM" SUAS COTAS (NO CASO AÇÃO) ATRAVÉS DE COMODATO, ESTAREMOS DIANTE DE UMA SOCIEDADE SEM PATRIMÔNIO PRÓPRIO.
  • Em regra, a integralização do capital social em bens móveis importa a sua transferência à propriedade da companhia. Assim, a pessoa jurídica passa a deter pleno domínio sobre eles, podendo usá-los, onerá-los, aliená-los, ou praticar qualquer ato de propriedade. (L. 6.404/76, arts. 7º-9º)

    Para que a transferência seja feita a diferente título, que não a propriedade plena – por exemplo, comodato, usufruto, uso – deve o boletim de subscrição, ou o ato equivalente, mencioná-lo de modo expresso. A avaliação, nesse caso, deve restringir seu objeto ao direito especificamente transferido à sociedade. (L. 6.404/76, arts. 84 e 85) 

    Disponível em: <http://www.mcampos.br/posgraduacao/mestrado/dissertacoes/2011/franciscojoseresendedossantostransmissaodosimoveis.pdf>, p. 16.
  • Questão completamente errada, comodato é a título de empréstimo, não se transfere a propriedade, não será possível integralizar em bens que serão reversíveis.