SóProvas


ID
963745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da resposta do réu e da revelia.

A exceção de incompetência é a peça que deve ser apresentada, pelo réu e somente por ele, para argüição de incompetência relativa. O réu poderá opor a exceção de incompetência no juízo de seu domicílio, requerendo a remessa da peça ao juízo que determinou a citação.

Alternativas
Comentários
  • A incompetência relativa é exceção exclusiva do réu, pois compete ao autor a escolha inicial do juízo territorialmente competente.

    Art. 305. Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de quinze (15) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição.

    Parágrafo único. Na exceção de incompetência (art. 112 desta Lei), a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação.  

  • O MP, como fiscal da lei, poderia alegar exceção de incompetência?
  • O MP apenas pode alegar a incompetêcia absoluta (que não é feita por meio de exceção). Logo, como a questão fala em exceção (incompetêcnia relativa), somente o réu poderá alegar.

    O autor também não poderá opor exceção, em razão da preclusão lógica, tendo em vista que já fez opção pelo foro ao propor a ação.