SóProvas


ID
964033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos ao direito administrativo.

A atividade administrativa centralizada é exercida pelo próprio Estado, que atua por meio de seus órgãos.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    A organização administrativa é pautada em três formas de atuações:
    a) Centralização: se dá quando o Estado desempenha suas tarefas diretamente por meio dos órgãos agentes. Na centralização, o Estado atua diretamente, prestando os serviços pessoalmente por meio dos seus órgãos despersonalizados. Ex.: Ministérios.
    b) Decentralização: o Estado atua indiretamente por meio de entidades. Quando o Estado decentraliza cria outras pessoas jurídicas para desempenhar funções estatais. Ex.: Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista.
    c) Desconcentração: os órgãos são desmembrados para terem melhor organização em sua estrutura. É mera técnica administrativa de distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica. Ex.: Secretatrias da Receita Federeal distribuídas por todo território nacional. 

    Fonte:Direito Administrativo Simplificado, Wilson Granjeiro, p.34
  • Gabarito:   Certo 
    Centralização: O Estado executa suas tarefas diretamente por meio dos órgãos e agentes administrativos que compõem sua estrutura funcional. (Adm. Direta)

    Bons Estudos!!
  • Na forma centralizada de atuação, a Administração não depende de outra pessoa jurídica para desempenhar a atividade administrativa. A atuação será centralizada quando as entidades da Administração Direta desempenharem suas atividades diretamente, ou por meio de seus orgãos e agentes públicos. 

    AVANTE! 
  • Centralizada = atua por meio de seu proprios orgãos
    Descentralizada = atua por meio de outras pessoas juridicas. Pode ser por delegação ou por outorga dependendo do caso.
  • Correto!

    Centralização = Entidade Política administra por meio de seus orgãos. Ocorre quando a entidade política presta os serviços por meio de seus orgãos. Equivale a administração Direta;

    Descentralização =
    Entidade política transfere para outra pessoa jurídica ou física, pública ou privada determinada atividade. Entre elas não haverá subordinação, mas apenas uma vinculação, ou seja, um controle finalístico. Equivale a administração Indireta (QUANDO DESCENTRALIZADO PARA UMA ENTIDADE ADMINISTRATIVA);

    Desconcentração = Mera técnica administrativa de distribuição interna de competências, mediante a criação de orgãos públicos;

    Concentração = Técnica administrativa que promove a extinção de orgãos públicos;

    Tanto a desconcentração quanto a concentração podem ser usadas na administração direta e indireta.
  • Centralizada no ENTE e desconcentrada por meio de órgãos.

  • A questão refere-se a uma centralização desconcentrada!

  • centralização concentrada - o estado exerce todas as funções, sem divisão interna (impossível de acontecer na prática)

    centralização desconcentrada - o estado divide suas funções em órgãos internos. (União e ministérios, estados e secretarias)

    descentralização concentrada - a entidade da adm indireta não tem divisões internas.

    descentralização desconcentrada - a entidade da adm indireta tem divisões internas.(petrobrás/transpetro)

    Gabarito Correto.

  • Estamos falando da técnica administrativa de centralização. Isso ocorre quando a Administração Pública Direta trabalha diretamente por meio de seus órgãos e agentes realizando a atividade administrativa determinada pela Constituição Federal.

    Evandro Guedes

  • CERTO

    Os órgãos públicos são centros de competência especializada,dispostos, na intimidade de uma pessoa jurídica, com a intenção de garantir especialização nas atividades prestadas e, consequentemente, maior eficiência.

    Fonte: Manual de Direito Administrativo, Matheus Carvalho, 3ª edição

  • A organização administrativa é pautada em três formas de atuações:

     


    a) Centralização: se dá quando o Estado desempenha suas tarefas diretamente por meio dos órgãos agentes. Na centralização, o Estado atua diretamente, prestando os serviços pessoalmente por meio dos seus órgãos despersonalizados. Ex.: Ministérios.

     


    b) Decentralização: o Estado atua indiretamente por meio de entidades. Quando o Estado decentraliza cria outras pessoas jurídicas para desempenhar funções estatais. Ex.: Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista.

     


    c) Desconcentração: os órgãos são desmembrados para terem melhor organização em sua estrutura. É mera técnica administrativa de distribuição de competências dentro da mesma pessoa jurídica. Ex.: Secretatrias da Receita Federeal distribuídas por todo território nacional. 

     

     

    CERTO

     


    Fonte:Direito Administrativo Simplificado, Wilson Granjeiro, p.34

     

     

    "Descanse na fidelidade de DEUS, ele nunca falha."

  • Relativos ao direito administrativo, é correto afirmar que: A atividade administrativa centralizada é exercida pelo próprio Estado, que atua por meio de seus órgãos.